segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Guerras Secretas: Programa de Extermínio


Com o fim do Universo Marvel como nós o conhecíamos, diferentes histórias estão sendo recriadas como parte do Mundo Bélico, que aglutina vestígios de diferentes realidades que já se foram e é governado com "mão de ferro" pelo Dr. Destino. Uma dessas histórias é Programa de Extermínio, uma das favoritas dos fãs dos X-Men e uma das melhores da equipe mutante dos anos 1990. Agora ela retorna pelas mãos do escritor Marc Guggenheim e do desenhista Carmine Di Giandomenico em Secret Wars: X-Tinction Agenda, uma minissérie em quatro capítulos que foram reunidos aqui pela Panini no encadernado Guerras Secretas: X- Men - Programa de Extermínio

A história começa exatamente como termina a saga original, com o confronto final entre os irmãos Alex e Scott Summers contra o insano Cameron Hodge em Genosha, que fingia ser um aliado da equipe mutante conhecida como X-Factor, que reunia os X-Men originais, mas secretamente liderava a organização anti-mutante conhecida como A Direita. Quando Hodge foi desmascarado, ele foi decepado pelo Arcanjo, mas não antes de firmar um pacto de imortalidade com o demônio chamado N'astihr. Desse modo, Hodge pode traçar um arrojado estratagema para trazer as principais equipes mutantes: X-Men, Novos Mutantes e X-Factor para Genosha para se vingar e depois exterminar todos os mutantes da Terra.

Hodge teve seu corpo metálico despedaçado pelos irmãos Summers e Rictor, mutante de poderes sísmicos, derrubou o covil do vilão em cima dele, enterrando-o vivo. Alex e Rahne Sinclair, que mais tarde iniciariam um relacionamento nesta nova história, decidiram ficar em Genosha para reconstruir o país, que agora está em quarentena por causa de uma doença mortal a todos os mutantes. Ambos pedem auxílio constante à Baronesa Rachel Grey, a Fênix, que o nega todas as vezes para não correr o risco de contaminar os moradores da Cidade-X. Além dela, Victor Von Doom também se nega a ajudá-los por considerar todos os mutantes "um cancro na face do planeta". 


Por causa disso, Alex e Rahne recorrem a um plano desesperado: invadir a província de X-Topia e sequestrar o mutante conhecido como Triagem, que tem poderes de cura e Vampira, que copiaria os dele para agilizar o processo. Um esquadrão formado pelo casal, além de Mística, Karma, Rictor, Simon Locke (um mutante super-forte à prova de balas) e outros aliados parte para lá enquanto o Genengenheiro de Genosha, o Dr. Alous Kluge, tem os seus próprios planos com o que sobrou do cadáver de Cameron Hodge e os vestígios do vírus transmodal do alienígena Warlock, que fazia parte dos Novos Mutantes e foi outra vítima de Hodge. O Genengenheiro tem sucesso em seu intento e enxerta o vilão em um corpo de adamantium

Na Cidade-X, Rachel e Fera conversam sobre o experimento dele com mutantes que foram trazidos do passado antes de morrerem como Wolverine, Pássaro Trovejante e Banshee. Os mutantes de Genosha iniciam seu ataque e os X-Men reagem à altura. Durante a confusão, Mística entra no laboratório da médica Cecilia Reyes e toma sua forma. Deste modo, ela captura Triagem. Lá fora, Karma possui Vampira e a mutante chamada Tempus, capaz de se teleportar, já que o jato que os trouxe foi derrubado. Dessa forma, o esquadrão cumpre seu objetivo e retorna para Genosha com Wolverine e Fusão (ex-Dinamite) como "abduzidos colaterais", entre outros prisioneiros. Agora, a Baronesa Grey precisa organizar uma equipe de voluntários dispostos a correr o risco de se contaminarem em Genosha para trazer os prisioneiros de volta. Essa equipe foi constituída por Pedreira, Tempestade, Longshot, Pássaro Trovejante, Tatuado e a própria Baronesa Grey. 


Em Genosha, Rictor pede desculpas a Fusão pelos últimos acontecimentos. Tabby, ressentida com o ex-namorado, acusa-o de agir como aqueles que os aprisionaram no mesmo local anos atrás. Enquanto isso, Triagem e Vampira disseminam a cura para a praga que aflige os mutantes da ilha, mas são interrompidos pelo ataque dos X-Men. Triagem tenta pedir a Rachel que interrompa as ações da equipe porque a situação dos doentes é muito grave, mas ela não lhe dá ouvidos. 

O combate se intensifica. Simon é obrigado a interromper sua luta contra o Pássaro Trovejante para resgatar Rahne, que estava em queda livre e ambos irrompem pelo teto do laboratório do Genengenheiro. Assim, eles descobrem uma terrível verdade: o cientista é o criador da praga que atinge os mutantes da ilha e agora quer terminar o que começou, trazendo Hodge de volta à vida para levar os "homo superior" ao fim. Tatuado entra no laboratório e se atraca com Simon. Na briga, este é atirado em direção ao vírus transmodal, que o envolve totalmente e lhe confere um exo-esqueleto. Furioso por causa disso, ele atira o Genengenheiro de encontro a uma parede e o mata. Com a confusão, os mutantes aprisionados se libertam, mas agora todos são obrigados a se unirem contra um inimigo comum: o redivivo Cameron Hodge.



Isso faz também com que a briga lá fora seja interrompida. O combate de Hodge contra os mutantes é brutal e vários deles tombam, como Rictor. Alex e Rahne pensam numa solução que certamente os matará, mas antes eles precisam distrair Hodge. Isso é providenciado por Mística, que emula a forma do Arcanjo, antigo algoz de Hodge, algo que o faz hesitar por um momento. Assim, Vampira conduz Alex, Rahne e Fusão para o interior do Pássaro Negro. Em seguida, ela se despede dos três e lhes deseja boa sorte. O casal se sente muito culpado por tudo que aconteceu e Tabby quer se vingar da morte de Rictor. Em seguida, Rahne conduz a aeronave em direção a Hodge, energizada pelos poderes de Alex e Tabby e a atira em seu inimigo em uma manobra kamikaze. 



Genosha se encontra em ruínas novamente e não há nenhum vestígio psíquico do vilão na ilha. A Baronesa Grey decide permanecer mais um pouco com seu esquadrão para ajudar a reconstruir o lugar como "forma de penitência" e de "um novo começo" para a relação entre todos os mutantes: "essa tragédia serve pra nos lembrar de que não somos genoshanos ou cidadãos da Cidade-X, mas sim X-Men."

Enquanto isso, nos destroços do laboratório do Genengenheiro, o vírus transmodal se une a um outro exo-esqueleto e Warlock volta à vida outra vez.


Pode se reclamar de muita coisa, e com razão, do Marc Guggenheim, mas ele fez uma releitura bem honesta e competente de Programa de Extermínio. Nem a utilização de um dos personagens mais "esquecíveis" da franquia mutante, como Tatuado, que ele criou para o sofrível título Young X-Men, atrapalhou a história. Alex e Rahne não exatamente me convenceram como casal, mas a despedida final deles foi muito emocionante. Uma grata surpresa foi o novo personagem Simon Locke, carismático e de muito potencial. Pena que ele foi "transmodalizado" e se tornou meio redundante com o retorno de Warlock no fim da história. Uma surpresa ruim foi o Dr. Alous Kluge, também um novo personagem, mas não soubemos nada sobre seus motivos de odiar tanto os mutantes..

O traço de Carmine Di Giandomenico não foi exatamente um primor, mas sua narrativa ágil e o grande dinamismo de suas cenas de ação combinaram muito bem com a história. 


Fechando a edição, a Panini colocou uma história curta, porém interessante, que se passa na realidade de "Dias de Um Futuro Esquecido" chamada A Última Cartada. Ela foi escrita por Sina Grace  e bem desenhada por Ken Lashley e originalmente publicada em Secret Wars Journal #4. O enredo conta a missão de Psylocke e Kyle Jinadu para resgatar seu namorado, Estrela Polar, de um campo de concentração mutante guardado por Sentinelas. O resgate é concluído graças ao sacrifício de Betsy, que assim se redime de uma vida medíocre que havia criado para si mesma anteriormente. 

Como capa deste encadernado, a Panini utilizou uma feita por David Nakayama para X-Tinction Agenda #1, que presta homenagem àquela feita por Jim Lee em Uncanny X-Men #270 para a saga original. É a mesma que se encontra no inicio desta resenha. Pra quem não soube, a Panini lançou um encadernado de Programa de Exterminio em 2014, que continua sendo melhor do que muita coisa inédita que tem saído por aqui. 

C@rlos

comments powered by Disqus