O presidente Donald Trump anunciou planos para impor tarifas massivas à indústria cinematográfica no final de semana, o que pode ser uma má notícia, especialmente para as adaptações de histórias em quadrinhos que viajam pelo mundo para suas gravações externas ou usar descontos de outros países que local seus estúdios.
Trump compartilhou a nova ideia em sua plataforma de mídia social paga, Truth Social, afirmando que seu governo está começando a trabalhar em uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos fora dos EUA, a fim de incentivar os estúdios a produzirem mais em casa. Hoje em dia, muitos filmes são gravados em todo o mundo e, embora as filmagens domésticas tenham caído, a queda mais recente se deve principalmente aos incêndios florestais que devastaram Los Angeles em janeiro deste ano. Se essas tarifas forem aprovadas, poderão causar grandes problemas para o Universo Cinematográfico Marvel e o Universo DC em momentos críticos para ambas as franquias.
Trump alega que outros países estão intencionalmente retirando produções cinematográficas dos EUA para prejudicar nossa economia e inserir "propaganda" nos próprios filmes. Não há evidências de que isso seja verdade. Na verdade, os estúdios estão simplesmente buscando os melhores preços possíveis, enquanto os cineastas buscam locações específicas que correspondam às histórias que estão tentando retratar. Além disso, essas produções normalmente trazem trabalhadores americanos para locações no exterior, o que significa que não estão perdendo empregos americanos no processo.
Independentemente disso, essas tarifas propostas por Trump seriam devastadoras para os estúdios de cinema dos EUA, já que todos eles filmam ao redor do mundo, em certa medida. Os investidores perceberam o perigo imediatamente, já que as ações de grandes empresas de entretenimento americanas despencaram na manhã de segunda-feira, incluindo Netflix, Warner Bros. Discovery, Paramount e Disney. Para os fãs de super-heróis, os impactos na WBD e na Disney são os mais preocupantes. Este ano, a Marvel está filmando Vingadores: Doomsday e Homem-Aranha: Um Novo Dia no Reino Unido, enquanto a DC planeja filmar Supergirl: Mulher do Amanhã lá também.
Assim como acontece com muitas das outras tarifas propostas por Trump, o processo exato aqui não está claro, então só podemos especular sobre o que isso realmente significaria para a indústria cinematográfica. No entanto, muitos que trabalham em Hollywood presumem que os distribuidores seriam responsáveis pelo pagamento dessas tarifas, o que os levaria à falência e/ou os forçaria a repassar preços mais altos aos estúdios. Os estúdios, então, não teriam condições de produzir tantos filmes, o que reduziria o número de empregos americanos disponíveis nos sets de filmagem.
Existem alguns processos judiciais tentando conter as tarifas de Trump em vários níveis, então não está claro se ou quando esses aumentos nas taxas entrarão em vigor. Considerando a atual pausa de 90 dias nas tarifas de importação de Trump, muitos fãs de cinema não esperam que isso entre em vigor. Por enquanto, a programação permanece inalterada para as atuais produções do UCM e o DCU.
Coveiro