Dominique Thorne deu vida à personagem pela primeira vez em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, de 2022, e agora, Riri está voltando aos holofotes, vestindo o traje para sua própria série de seis episódios no Disney+ que estreia em 24 de junho. Em conversa recente com a Marvel.com, o produtor executivo Ryan Coogler falou sobre como vê a série da qual foi produtor executivo e ajudou a criar:
"Esta série tem energia" antecipa Coogler. "Acho que as pessoas vão aderir a esse otimismo e a esse desejo de perseverar."
Ambientado após os eventos de Wakanda Para Sempre, Coração de Ferro acompanha Riri em seu retorno à sua cidade natal, Chicago, determinada a construir um traje de ferro de última geração e deixar sua marca no mundo. Seu tempo em Wakanda a deixou mais ansiosa do que nunca para perseguir seus sonhos, e sua busca a envolve em um mundo perigoso de ciência e magia.
Criada por Brian Michael Bendis e Mike Deodato, Riri Williams estreou na Marvel Comics em 2016, apresentada como uma jovem e brilhante estudante do MIT que construiu sozinha um traje inspirado no Homem de Ferro em seu dormitório. Coogler, fã de quadrinhos de longa data, lembra-se da agitação em torno de sua introdução e diz que se apaixonou imediatamente pela garra e ambição da personagem.
"Eu me identifiquei pessoalmente com isso", explica o cineasta indicado ao Oscar. "Eu já fui aquela criança em um dormitório de faculdade em uma cidade diferente daquela em que cresci, tentando fazer meu nome."
Ao retornar a Chicago, Riri logo se vê cercada por um grupo diversificado de personagens, e o elenco conta com Lyric Ross, Alden Ehrenreich, Regan Aliyah, Manny Montana, Matthew Elam e Anji White. Talvez o novo rosto mais intrigante seja Parker Robbins, também conhecido como Hood, um estranho misterioso interpretado por Anthony Ramos. Coogler descreve Riri e Parker como dois lados da mesma moeda, e os dois personagens se unem em sua busca compartilhada pela grandeza. Mas, com o tempo, Riri descobre que seu novo aliado pode estar escondendo segredos obscuros.
"Isso realmente destaca o que acontece quando essa ambição não é controlada", brinca Coogler. "Que tipo de preço você paga?"
A roteirista principal de Coração de Ferro, Chinaka Hodge, e a produtora executiva Zoie Nagelhout estavam particularmente interessadas no choque entre ciência e magia, e, à medida que a série se desenrola, Riri, com uma mentalidade tecnológica, se vê enfrentando inimigos sobrenaturais. Grande parte da série se concentra nessa tensão entre o lógico e o fantástico, algo que os cineastas estavam ansiosos para explorar.
“Riri definitivamente dialoga com uma série de rua como Demolidor”, diz Coogler. “Você tem personagens tentando — tanto heróis quanto vilões — se virar com o que têm. Então você combina isso com a Marvel cósmica, personagens que se sentiriam em casa em Doutor Estranho ou WandaVision. Essa [mistura] de Marvel de rua e Marvel mágica é uma combinação bem maluca.”
Nas telas, Riri tem muito em comum com outro inventor icônico da Marvel: o falecido e grandioso Tony Stark. Tanto Riri quanto Tony são engenheiros brilhantes, é claro, e ambos sonham em usar a tecnologia para melhorar o mundo ao seu redor. Mas os dois super-heróis vêm de origens completamente diferentes, e enquanto Stark construiu seu nome como um gênio filantropo playboy bilionário, Riri é muito mais batalhadora, o tipo de inventora que vasculha o lixo em busca de peças de reposição.
Coogler também observa que Riri não está substituindo Tony nem seguindo seus passos como Homem de Ferro. Em vez disso, ela está ansiosa para construir seu próprio legado.
"Isso vem dos quadrinhos", explica Coogler. "Rapidamente percebemos que ela era sua própria personagem em seu próprio caminho. Há uma diferença entre [Riri] e talvez um Capitão América ou um Pantera Negra, onde um manto está sendo passado. Esta é uma personagem que foi obviamente influenciada por Tony Stark e inspirada por ele, mas ela também é muito diferente e está fazendo suas próprias coisas."
Coração de Ferro conta com um elenco impressionante, incluindo Dominique Thorne e Anthony Ramos respectivamente como Riri Williams/Coração de Ferro e O Capuz/Parker Robbins. Lyric Ross (This Is Us) interpreta Natalie Washington, a melhor amiga de Riri. Alden Ehrenreich (Han Solo: Uma História Star Wars) interpreta Joe McGillicuddy, com Manny Montana (Good Girls) como o primo John, e Anji White como a mãe de Riri, Ronnie Williams. Outros membros do elenco incluem Matthew Elam como Xavier Washington, Shea Couleé, Zoe Terakes, Regan Aliyah, Shakira Barrera, Rashida "Sheedz" Olayiwola, Sonia Denis, Paul Calderón e Cree Summer. Em uma divertida referência à continuidade do UCM, Jim Rash reprisará seu papel como o reitor do MIT que interpretou pela primeira vez em Capitão América: Guerra Civil. A série deve explorar temas como legado, genialidade e a responsabilidade que acompanha o poder, enquanto Riri forja sua própria identidade como Coração de Ferro.
Coração de Ferro chega ao Disney+ em 24 de junho.
Coveiro