quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Surpreendentes X-Men: Verdades e mentiras

Em House, o sarcástico médico teve que encarar uma grande investigação policial. Outro médico, Jack Shephard, realizou uma emocionante cirurgia em um de seus maiores inimigos de Lost. Já na série Heroes, o vilão Sylar atacou a líder de torcida na escola, enfrentando Peter Petrelli pela 1ª vez. O que tudo isso tem em comum? Todas essas situações são conclusões de arcos no meio da temporada, quase tão emocionantes quanto uma season finale. Por que falar disso em um site sobre Marvel? Porque a 2ª temporada de Surpreendentes X-Men chegou em sua metade, concluindo um arco emocionante, mas ainda longe de terminar.


Rainhas Brancas

A história começa com uma cena que rendeu uma certa polêmica. Linhas de energia cortando o ar, mas quando a cena se abre, podemos ver que elas conectam dois cérebros. E qual foi a polêmica dessa cena? Irei reproduzir o diálogo que ocorre paralelamente a ela, para que fique claro outra bola-fora da Panini. O diálogo é:

-O que você fez...

-...o reduz ao status de máquina de calcular, querido...

-Não acabooouu...ainda não. Vou compartilhar um pensameeento...com você...

O diálogo reproduz o momento em que Cassandra Nova é derrotada por Emma Frost, ainda na fase Morrison. O que ocorre aqui é vital para entendermos o que vem pela frente na história, mas o entendimento da cena foi prejudicado, uma vez que na 2ª frase, as palavras corretas seriam "a reduzi" e "querida". Da forma como ficou, muitos pensaram que se tratava de Scott Summers, arruinando uma cena perfeita. Parabéns, Panini!

Cena perfeita. Adaptação não muito.

De volta aos X-Men, vemos Scott agachado ao lado de Perfeição, logo após atirar nela. Cassandra Nova tenta surpreendê-lo, mas também é baleada. Scott diz que ela não pode manipular sua mente, pois ele a perdeu. Só que a verdade é que sua mente está protegida por Olhos Vendados. A menina promete tentar continuar mantendo os escudos erguidos, mas avisa que o medo pode distraí-la. Medo de quem? De Hank McCoy, é claro.

McCoy e Olhos Vendados

Summers manda a menina para ajudar o doutor e, embora ela não consiga com suas habilidades, entrega um objeto que poderia ajudá-lo. Um simples e inofensivo...novelo de lã.

No Instituto, Ord e Perigo invadem ruidosamente. Enquanto o alvo do alienígena, Colossus, desperta a tempo de ver Scott balear Sebastian Shaw e a Míssil Adolescente.

Scott armado e perigoso

Segundo o mutante, ele não atira em ninguém, só prova seus pontos de vista. Ord e Perigo ouvem os disparos, mas antes que possam fazer alguma coisa, são atacados por Hisako. A jovem luta com bravura e é ajudada pela chegada de Wolverine, agora plenamente recuperado.

Wolverine e Hisako

Kitty também desperta, e quando vê a bolha verde que seria seu filho, começa a cair em si. Antes mesmo que possa se recuperar plenamente, Scott ordena que ela salve Emma Frost. De volta à luta de Wolverine e Hisako, a vilã Perigo arremessa a jovem contra o baixinho. Suas garras acabam atravessando a armadura, ferindo-a. Apesar do contratempo, os invasores são derrotados pela excelente chegada de Hank McCoy, plenamente restabelecido e mais cientista que nunca. Ele utiliza-se de um aparelho criado para futuras investidas de Magneto, prendendo os dois vilões no teto.

Dr.McCoy

Hank explica que o novelo de lã foi uma criação dele e de Charles Xavier. O objeto foi criado após o 1º ataque de Cassandra e, com uma série de odores e seqüências de feromônios, despertaria suas mais complexas funções cerebrais. Esse momento rende duas falas hilárias, quando Logan diz que se recuperou tomando uma cerva e quando McCoy tenta pedir desculpas por ter devorado o amigo. Fantástico.

A hora das revelações se aproxima. Kitty retira Emma do subsolo onde a deixou e de Scott vem a revelação: não existe Clube do Inferno. Nenhum dos membros desse novo Clube foi visto junto por nenhum dos X-Men. Ciclope também revela que quando Colossus lutou com Shaw, não havia ninguém. Os tiros de Scott nas manifestações as fizeram sumir.

Aparentemente, quando Emma prendeu Cassandra no casulo, esta projetou um pequeno estímulo no cérebro da Srta. Frost. Uma sugestão, quase indetectável, mas que cresceu aproveitando-se da maior fraqueza da telepata: a culpa. A culpa de sobrevivente de Emma Frost a tornou uma vítima de Cassandra Nova, que criou toda uma realidade na mente da mutante (viram como é essencial a cena dos cérebros?).

Ao mesmo tempo em que as explicações são dadas, Cassandra conversa com Emma. A irmã de Xavier diz para esquecer Kitty Pryde, resistente demais, e que precisa sair imediatamente de seu casulo. E tudo mostra que a nova hospedeira de Cassandra será a jovem Hisako, inclusive com as mesmas linhas de energia da cena inicial conectando o casulo e a jovem mutante.

Nova hospedeira?

Kitty se revolta e não pretende deixar que Emma "alegue insanidade". Afinal, todos foram obrigados a enfrentar e superar seus medos, mas Kitty teve o coração estraçalhado. Ela toma a arma de Scott e aponta para Emma. Ciclope diz que Cassandra trouxe Kitty para a libertar, mas Frost fez isso para que esta pudesse detê-la.

No final, tudo ocorre rapidamente. Cassandra, aparentemente, conseguiu seu novo corpo. Emma escolheu um lado, só não sabemos se Cassandra ou Scott, mas ela mandou um dos dois para o inferno. Ord e Perigo se soltam e atacam. E um facho de luz de uma aeronave termina com tudo. A agente Brand captura todos e a próxima parada é...o Grimamundo.

O final?

Assim termina o primeira metade dessa temporada, com tempo ainda para uma frase de impacto. Quando um dos alunos diz que os X-Men voltam, Olhos Vendados responde: "Nem todos."

O que Whedon e Cassaday prepararam para nós, só começaremos a saber em Abril. Surpreendentes X-Men prova mais uma vez que tem muito a ver com séries de Tv e dá uma pausa, dando lugar a Canção de Guerra da Fênix.

Eddie

comments powered by Disqus