quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

E o ano 70 da Marvel se foi...

Marvel70Anos
Assim como foi em 2007, este ano que passou foi desde o começo profetizado para ser algo diferente para a Casa das Idéias. E de fato, assim foi. Ele celebra um marco do passado, em que comemoramos os 70 anos desde que os primeiros personagens Marvel, ainda na fase Timely Comics, nasceram. Ao mesmo tempo que será lembrado no futuro como o ano de grandes mudanças para a Marvel, agora fazendo parte da gigantesca Disney. E particularmente para nós, Editores do site Universo Marvel 616, marcará como um ano de mais grandiosas conquistas, desenvolvendo novas, criativas e divertidas maneiras de levar até vocês, leitores, mais desse fabuloso mundo onde Soldados, Deuses, Alienigenas ou mesmo simples civis convivem e dividem as mesmas aventuras.

Marvel70AnosMarvel70Anos
Tocha Humana Original e Namor foram criados no início da Timely, em 1939. São de fato os aniversariantes do ano.

De cara, no começo de 2009, anunciamos aqui algumas mudanças. Primeiro, uma nada agradável, nos preços. A segunda é que aproveitando as festividades do septagésimo aniversário do que hoje é a Marvel, a Panini colocaria em todas as suas revistas um selinho comemorativo. E isso seria só o começo das surpresas. Teríamos muito mais nos meses vindouros.
Marvel70Anos
Capitão América, criado em 1941, um herói da Segunda Grande Guerra

Então, veio o Complexo de Messias e finalmente as coisas seriam bem chacoalhadas no universo dos mutantes - Novas revistas e times, mudanças de atitudes e alterações nas equipes criativas. Um novo Capitão América estava nascendo e o mais fabuloso é que ninguém que fosse fã do velho Steve Rogers estaria disposto a reclamar da substituição. O passado também estava para vir e assombrar a todos, com a minissérie Vingadores vs Invasores trazendo para o presente personagens da Era de Ouro. O espaço deixou de ser o limite, com o final da Aniquilação deixando para trás dois surpreendentes títulos cósmicos - Nova e Guardiões da Galáxia. Um novo Hulk também surgiu, e esse era Vermelho e totalmente vil. Por fim, a Invasão Secreta, que se infiltrou por mais de oito meses nas nossas revistas mensais juntamente com uma leva de especiais.
Marvel70Anos
Coisa e o Quarteto Fantástico são os heróis estreantes da nova fase da editora, já com o nome Marvel.

Tudo isso, é claro, vocês poderão conferir com mais detalhes e de uma maneira bem divertida em nosso Inominata 616 de Retrospectiva 2009, que por sinal vocês já podem aguardar ansiosamente nas próximas horas, pois será o nosso primeiro artigo de 2010.

E já que falamos de Inominata, passemos agora para o outro lado da história. Ou seja, a nossa história. Entrando em nosso terceiro ano como comunidade e segundo com o site, não só eu, mas todos os editores se perguntavam até onde mais poderíamos ir. Já tínhamos conquistado uma boa base de leitores diários. Conseguimos coom o tempo bons e amistosos contatos com pessoas da área que gentilmente nos deram entrevistas para levar-mos até vocês. Mas, o que nós restava, então?
Marvel70AnosMarvel70Anos
Homem-Aranha e Hulk, criados em 1962, são os primeiros a se popularizar mundialmente

Certamente, a primeira novidade foi o acesso a coletiva de impressa de Hugh Jackman, do filme X-men origins: Wolverine. A película certamente dividiu opiniões, sejam leitores de quadrinhos ou não, mas certamente não podemos negar que deixou o mutante ainda melhor naquilo que faz - Marketing. E nós, no final, acabamos ganhando algo com isso também. Graças a nosso colaborador, Fabrício Mesquita, tivemos a oportunidade de levar até o ator que faz o baixinho canadense as nossas impressões sobre seu trabalho, as impressões de um site de quadrinhos feito apenas por leitores de quadrinhos.
Marvel70AnosMarvel70Anos
Thor e Homem de Ferro, respectivamente criados em 1962 e 1963, são ícones da Marvel, mas só agora terão o devido espaço em outras mídias.

Tal reconhecimento em meio a tantas outras mídias lá presentes, deixou a todos do nosso site, nos mais diferentes níveis, com um gosto de que certamente poderíamos ir mais além. Então, começamos a refletir e pôr mais idéias na mesa de como levar a 616 adiante. Duas delas, vingaram.

O Inominata 616 veio de um sonho do Eddie, que eu poderia parodiar que era tão persistente quanto a luta de Martin Luther King. Várias vezes, nosso querido e heróico editor veio vender a todos seu projeto de nós termos nosso próprio Podcast. Até que um dia, os demais editores juntamente com os nossos fiéis redatores, resolvemos apoiar seus planos. O resultado não foi menos que um sucesso imediato, chegando ao seu quarto capítulo dessa história que certamente você já deve ter escutado por aí.
Marvel70Anos
Jean Grey, uma das X-men originais, criada em 1963. Ela e todos os mutantes foram responsáveis por sustentar a Casa das Idéias por muitos anos.

Com o podcast já posto em prática, meus dedos coçaram para tirar do baú um outro plano. Assim, o Canal 616 surgiu. Com incentivo total da Cammy, Eddie e João, me empenhei no esforço para dar um ar bem profissional e informativo, mas sem tirar nada do costumeiro humor, aos vídeos que vez ou outra eu já brincava em fazer com a equipe 616. Neste Natal, tivemos nosso terceiro programa e, apesar do trabalho, se os próximos forem tão prazeirosos de fazer como estes, esperem por muito mais em 2010.
Marvel70Anos
Wolverine, criado em 1974, é certament o personagem mais popular da Marvel hoje, e ganhou seu próprio filme em 2009.

Com isso tudo, acabamos fechando esses 12 meses comemorativos da Marvel com uma sensação não só de dever cumprido, mas com mais orgulho ainda de nossa "pequena brincadeira que dá o maior trabalho", como costumeiramente a chamo. Mas a idéia é que não paremos por aí. Nosso plano sempre foi seguir em frente, criar mais, ousar mais e, com isso, não duvidem de mais surpresas surgindo por aí.
Marvel70AnosMarvel70Anos
Miss Marvel, criada em 1967, e o Punho de Ferro, criado em 1974, retornaram recentemente com revistas próprias e voltaram a brilhar aos olhos dos fãs.

E agora, mesmo que seja muito cedo prever isso, já imagino a cena de todos da nossa equipe no final de 2010, exaustos e apoiados um sobre os ombros dos outros, mas sorridentes porque ao olhar para trás em um único dia de retrospectiva são capazes de visualizar o quanto realizaram.

Um Feliz Ano Novo a Todos!

Coveiro

* Todas as imagens presentes nesse artigo são parte de uma coletâneas de capas variantes para a comemoração dos 70 anos da Marvel lançadas este ano de 2009 nos EUA. A arte é do estupendo Marko Djurdjevic.

comments powered by Disqus