sábado, 4 de dezembro de 2010

X-Factor: Uma trava temporal

Nas últimas edições descobrimos a identidade de Córtex e acompanhamos o retorno de um vilão, mas essa curiosa viagem temporal do X-Factor ainda não terminou. Em X-Men Extra nº107 teremos mais revelações e um reencontro um tanto estranho.

X-Factor

Antes de qualquer coisa, acompanhamos como Guido, Rictor e Shatterstar foram parar em Detroit. O trio estava na estrada e enquanto o espadachim dormia, os outros dois trocavam farpas. Ao que parece, o beijo de Star e Ric incomodou muito o Fortão.

Inicialmente ele chega a achar que o amigo "mudou de time" apenas após a partida de Rahne, mas Rictor garante que já tinha ficado com Shatterstar bem antes, algo que, como já citei, tinha sido sugerido nas histórias da antiga X-Force.

Depois de salvarem um suicida nos papéis de "Anjo da Guarda e Fada Madrinha", Guido encerra a conversa e Shatterstar desperta. Ele diz que tinha voltado ao seu mundo e tempo, mas tudo tinha mudado e incidentes ocorreram (que Guido sugere deixar para a minissérie, em uma metalinguagem divertida), então ele decidiu retornar para Rictor e, enquanto se deslocava, ouviu a palavra "Córtex" e só despertou após a luta na igreja.

Em seguida, Shatterstar pede para Rictor pensar em seu lar, abre um teto solar e gera um portal que os leva direto para Detroit. Muitas referências para o Mágico de Oz são feitas por Guido, que fica muito feliz pela economia de gasolina. Quanto ao poder de teleporte, eu não me lembro do personagem usando-o anteriormente, alguém já viu isso antes?

X-Factor

Ao chegar, eles encontram Valerie Cooper, que os alerta sobre a situação de perigo que os demais membros da equipe enfrentam. Ela não reconhece Shatterstar, que faz questão de se apresentar e cumprimentá-la adequadamente.

X-Factor

Sério, já pensou se isso fosse costume em nosso planeta?

Bem, saltamos 80 anos no futuro, onde os mutantes acabaram de derrotar um grupo de Sentinelas que atacaram a Filadélfia. Como eles souberam do ataque? Graças à uma dica sutil de Layla Miller, que também confirma para Jamie Madrox que ele é uma das causas de toda aquela situação e que o trouxe porque ela é a outra causa, por isso optou por sofrer acompanhada.

Ciclope encontra-se com Victor Von Doom, que está trabalhando em localizar sua "trava destino", algo que irá resolver esse problema temporal que está ocorrendo com eles. É preciso localizar Córtex logo, antes que Lenore seja morta e isso faça Hecate desaparecer.

X-Factor

Opa, em qual momento foi revelado que Córtex é a tal trava destino? E onde mostrou que a eliminação de Lenore tinha como objetivo apagar Hecate da existência? Em nenhum momento da história, meus caros, isso tudo está na página de recapitulação, o que me leva a fazer uma pequena crítica ao Peter David.

Se você precisa utilizar de outros meios para explicar sua história que não seja ela mesma, há um problema. Ok, até dava para deduzir que a tal trava era Córtex, mas em nenhum momento dá a entender que o assassinato de Lenore era para eliminar Hecate. Eu pelo menos não entendi isso em nenhum momento, e olhando em retrospecto, ainda não está muito claro para mim.

Páginas de recapitulação são para lembrar da história anterior, até mesmo para brincar ou criar expectativa, agora ter que lê-la para entender a história já é demais, não?!

X-Factor

Bem, retomando a história, temos um diálogo muito bom entre Doom e Scott Summers. Ele começa engraçado, com o vilão chamando-o de "Sr.Clope", mas ele logo tem um raro momento de lucidez e conversa sobre o fato de ambos serem odiados pelas pessoas, com o herói sendo ainda mais desprezado justamente por enfrentar desconfiança com altruísmo. Realmente, um ótimo diálogo.

A luta prossegue no passado, com Córtex regenerando o braço perdido e ganhando vantagem sobre a equipe. Quando está prestes a vencer, cumprindo sua missão de eliminar Lenore, ele é capturado pela máquina do Dr.Destino, aparecendo diante de todos, no futuro. Jamie se surpreende diante da revelação que sua réplica está com o aparelho, mas antes que qualquer palavra seja dita, Von Doom revela que assumiu controle sobre os aparelhos de Córtex, ordenando para ele que todos os mutantes sejam eliminados.

X-Factor

Apesar da minha crítica acima, continuo achando um bom título e espero ver algumas explicações, principalmente o que aconteceu com a réplica perdida do Homem-Mútiplo.

Outra coisa curiosa foi o sumiço de Ciclope. Tenho certeza que Ruby Summers perguntando sobre ele não foi colocado na história por nada.


Eddie

comments powered by Disqus