sábado, 11 de setembro de 2010

X-Factor: Três graus de separação

O X-Factor está dividido em três lugares diferentes. Alguns investigam o paradeiro de seu líder, outros protegem uma ex-mutante e há aqueles envolvidos em uma rebelião. Aparentemente, uma história não tem nada a ver com a outra, mas em X-Men Extra 103 e 104 podemos descobrir que existe sim uma sombria ligação entre essas tramas.

X-Factor

Darwin chega no prédio onde mora Lenore, a ex-mutante que a equipe está protegendo, e é recepcionado pela mãe dela, que o transforma em refém. Longshot os alcança e deixa sua sorte agir, o que resulta na explosão da arma e uma mão a menos para a senhora. No entanto, segundo Darwin, o sortudo a salvou, já que ela tentou atirar contra a própria cabeça no último segundo. Detalhe para o estranho brilho no olhar dela.

X-Factor

Agora um detalhe, a Lenore não levou um tiro na edição anterior? Bem, no "anteriormente" Peter David diz que Longshot frustrou um atentado ao mesmo tempo que não conseguiu impedi-lo, afirmou que isso confundiu muita gente, mas a intenção era essa mesma. Bem, sendo assim, vamos aguardar e esperar a explicação disso.

No futuro, Jamie Madrox abraça Ciclope com grande alegria, gerando um momento até meio constrangedor. O detetive vai se inteirando da Rebelião Summers contra o domínio dos Sentinelas e conhece o curandeiro do grupo (que dá um jeito em seu dedo quebrado). E ocorre o primeiro beijo entre Layla Miller e Jamie, utilizando-se um dos recursos mais clichês que existem, uma briga, seguida dos dois falando as mesmas palavras ao mesmo tempo e culminando no supra-citado beijo. Ele acha errado, pois ainda a vê como uma garotinha, mas como diria Mussum, ele acha errado, mas se aguenta, já que não para de beijar.

X-Factor

O beijo é interrompido pela chega de Ciclope, que confessa que seu estado meio-máquina foi causado por Jamie, mas o Homem-Múltiplo iria compensá-lo usando suas habilidades de detetive para descobrir porque sua aliada Hecate deixou de existir por dois segundos.

No tempo presente, dois eventos conectados ocorrem. Monet e Syrin chegam no hospital e a primeira lê a mente da mãe de Lenore, visando descobrir se algo tinha dominado a mulher. A mutante sofre um ataque, desmaia por uns segundos e, assim que desperta, agarra o pescoço de Longshot. Enquanto isso, Guido e Rictor conversam com o Rev.John Maddox a respeito do sumiço de Madrox, mas são interrompidos pela entrada brusca do homem mascarado que os observava de longe, que revela-se como o sumido Shatterstar. O que os dois eventos tem em comum? Shatterstar e Monet tem o mesmo brilho no olhar que a mãe de Lenore e ambos murmuram uma palavra: Córtex.

X-Factor

Voltamos então para Jamie e Layla que, como diria o Coveiro, estão em um momento "pós-coito". Ao lembrar do nascimento do filho, Madrox não consegue se conter e vai às lágrimas, algo que ele comemora não ter sido presenciado por Scott Summers e Ruby Summers, mas a comemoração foi um tanto prematura, já que os dois viram e o ex-líder dos X-Men ainda deu aquela zombadinha, imediatamente respondida por Jamie.

Enquanto Layla se esquiva das perguntas de Ruby sobre a noite com Jamie, este diz para Scott que precisam procurar alguém como Reed Richards para questionar sobre a possibilidade do tempo ter sofrido manipulações no passado. Claro que Reed está morto, mas fica bem óbvio quem seria procurado.

No hospital, Monet se recupera sozinha do estranho ataque que sofreu, tornando-se extremamente agradável para com o antes desprezado Darwin. Os dois assumem a proteção de Lenore, o que a moça prefere, já que teme a imprevisibilidade dos poderes de Longshot. No hotel que Monet arrumou, os três se acomodam e bebem bastante, o que acaba derrubando Lenore, deixa que a mutante aristocrata estava esperando para partir para cima de Darwin. O mutante a rechaça, dizendo que esse é seu sonho, mas Monet nunca seria assim tão fácil, o que se comprova como verdade, já que ela não era a mesma de sempre, como fica evidente na transformação que sofre.

X-Factor

De volta para o futuro, Madrox, Layla e Ruby visitam Victor von Doom, algo que todo leitor provavelmente tinha percebido, mas não um Dr.Destino como aquele que conhecemos. Embora o ex-ditador da Latvéria se veja poderoso e repleto de glória, seu estado atual é lastimável, fisicamente e mentalmente. Ele nem mesmo percebeu o tanto que perdeu na vida.

X-Factor

Porém, mesmo o cérebro de Destino em estado deplorável ainda é mais do que o de muita gente, tanto que ele começa a falar da manipulação do tempo com os mutantes. No entanto, o ex-ditador é observado por dois homens chamados Falcone e Shaw e o primeiro faz uma ligação para Córtex.

Eis a conexão entre as tramas, um homem chamado Córtex, que no exato momento monitora a luta de Shatterstar contra Guido, Rictor e Maddox. Ele descobre, inclusive, que a habilidade de duplicar-se do reverendo está atrofiada e está prestes a vencer, usando o espadachim como marionete, mas a ligação de Falcone ameaça esta vitória. Para não distrair-se, Córtex ignora a ligação do misterioso homem, mas recebe um forte pulso que corta seu domínio sobre Shatterstar.

X-Factor

Com a consciência recuperada, Shatterstar reconhece Rictor, que o recepciona de uma forma que surpreende Guido, mas não muito os leitores.

X-Factor

Pois é, quem é leitor há alguns anos e tem boa memória vai lembrar que essa relação entre os dois mutantes já foi sugerida nos tempos da X-Force, agora Peter David está apenas oficializando a coisa toda.

Esse arco continua bem interessante, eu realmente esperava mais da trama envolvendo Lenore, mas fiquei surpreso com o fato dela se conectar até mesmo com o futuro onde Madrox e Layla estão. A cada edição Peter David me surpreende com novas revelações e, quando digo isso, é literalmente. Mesmo o "anteriormente" que continua spoilers reais foi surpreendente.

Vida longa para Peter David.


Eddie

comments powered by Disqus