sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Wolverine Sombrio: O plano

Dark Wolverine #75

Ao recriar os Vingadores à imagem de seu Reinado Sombrio, Norman Osborn escolheu vilões e psicopatas para preencher o papel de protagonistas tradicionais (e outros nem tanto) nos filões dos maiores heróis da Terra. Um desses foi criar seu próprio Wolverine, ninguém menos que Daken, o filho do Wolverine verdadeiro, há pouco tempo revelado. Porém, inocente foi quem pensou que ele obedeceria fielmente a todos os desígnios de Osborn. O ambíguo assassino, como fica claro na conversa com Norman que inicia o arco O Príncipe em Wolverine 69, tem sua própria agenda. Diferente do que seu empregador deseja, o mutante nem sempre vai agir como esperado, mas de acordo com seus próprios objetivos, ocultados da maioria das pessoas ao seu redor. Com roteiros de Daniel Way e Marjorie Liu, e arte de Giuseppe Camuncoli, começam as histórias do Wolverine Sombrio.

Depois de ouvir uma resposta atravessada sobre o Homem-Aranha, Osborn reclama com seu Wolverine de suas ações excessivamente violentas quando em ação com os Vingadores aos olhos do público, mas logo ficamos sabendo que aquela conversa não surtirá muito efeito. Pensando no seu atual momento, Daken percebe que sua chance de ascender, depois de anos na clandestinidade, agindo nas sombras, finalmente chegou. Apesar de se esconder por detrás da máscara de seu pai.

Rapidamente sabemos que ele vem acessando informações confidenciais do MARTELO, fazendo com que outros levem a culpa, graças a seu poder de “persuasão”, um poder que ele deixa oculto e que nem mesmo Osborn conhece. Daken pode afetar as emoções das pessoas à sua volta, e usa isso para manipulá-las, com consequências que visam apenas seu benefício.

Em meio aos outros Vingadores Sombrios, ele deduz que apenas o Sentinela é uma ameaça verdadeira aos seus planos, estudando um a um e como usá-los para seus propósitos. É nisso que pensa durante a reunião que prepara tudo para uma festa na qual Norman pretende fechar acordos ilegais, usando seus poderes públicos recém adquiridos, expondo seus Vingadores em todas as suas cores, para tal. A corrupção de seus atos é mais do que perceptível.

Provocado por dois dos mais desequilibrados da sala (Venom e Mercenário), ele responde à altura, provoca o monstro simbiótico, e tudo não chega às vias de fato graças à comedida intervenção do Sentinela.

Wolverine Sombrio

Mas, desfeita a reunião, com Osborn, Sentinela e Capitão Marvel ausentes, Daken insiste, insinuando que o comportamento de Lester, o Mercenário, tendeu à psicopatia em razão de abusos sexuais de seu pai, o qual ele matou. Isso rende uma flecha certeira no tórax do mutante, que, sagrando, é deixado por todos na sala, com o Mercenário dizendo que sabe muito bem com quem está lidando.

Ajudado por uma agente do MARTELO, é levado para o seu quarto. Mais tarde, com a jovem nua ao seu lado na cama, já curado graças ao fator de cura, ele continua furioso, principalmente depois de fitar o uniforme que lhe obrigam usar. O uniforme de seu pai.

Wolverine Sombrio

Já na festa, vestido de acordo com a designação de Osborn, fala a Karla Sofen, a Ms. Marvel sombria, que todos ali usam máscaras, fingindo ser algo que não são, escondendo suas naturezas por detrás de fachadas inventadas.

Quando o Mercenário chega acompanhado de duas mulheres, Daken faz questão de provocá-lo mais uma vez, pois considera algo fácil de fazer por ele ser tão transparente. Assim ficamos sabendo que já dura semanas a lenta manipulação das emoções de Lester por Daken, causando inclusive seu ódio pelo mutante.

Abordado por uma das mulheres que acompanhava o Mercenário, Daken a dispensa de forma pavorosa, ameaçando assassiná-la. Isso não escapa ao Venom, que não entende porque dispensar a mulher. A resposta é mais surpreendente, quando Daken insinua que se Mac Gargan fizesse a mesma proposta que a moça, talvez ele aceitasse.

Wolverine Sombrio

Porém, de repente todas as atenções da festa se voltam para algo inesperado. Em um rompante, o Quarteto Fantástico adentra a festa a procura de Norman! Eles querem saber quem atirou uma flecha-arpão na perna do Tocha Humana, com a desconfiança obviamente recaindo sobre o Mercenário. A cena coloca um sorriso diabólico no rosto de Daken.

Wolverine Sombrio

Mais tarde vemos uma reunião pós-festa, na qual Ares, furioso, acha que deveriam ter enfrentado o Quarteto até a morte, apesar de Osborn preferir o que fez, “vencendo” a disputa diplomaticamente. O confronto físico acontecerá, mas da forma como ele planejar, reforçando a autoridade que tem sobre todos naquela sala.

Ao sair dali, Daken trata de manipular Karla e seus sentimentos contra Norman, massageando-lhe o inflado ego. Mas não demora para que Osborn aborde o mutante, demonstrando que sabem muito bem que foi ele o autor do disparo, pois a flecha que acertou o Tocha Humana era idêntica a que o tinha atingido horas antes.

Ele tenta sair por cima, insinuando que foi tudo armado para Osborn pensar assim, pois estariam agindo sobre ele. Os jogos mentais de Daken continuam.

Wolverine Sombrio

No Edifício Baxter, os membros do Quarteto discutem sobre o ocorrido, entendendo, sob a análise de Susan e Reed, que precisam agir cuidadosamente quando se trata de Norman.

De repente, surpreendentemente, Daken surge na sala. Após reação violenta do Coisa, ele acaba agarrado pelo gigante de pedra, insinuando uma reação homossexual entre Ben e Johnny, rendendo-lhe um rosto esmagado no chão. Mais uma reação extrema quando Daken está envolvido. Coincidência?

Wolverine Sombrio

Logo eles param tudo para conversar e saber o que o mutante faz ali, pois sabem quem ele é. Seu pai avisou para que não confiassem nele.

Curiosos, querem saber como Daken entrou ali, e o que o fez se prestar a tamanho esforço.

Do lado de fora, Lester acompanha tudo com um binóculo, mas logo é abordado por Osborn, com sua armadura de Patriota de Ferro, querendo saber o que faz ali. Ele diz que está espionando Daken, mas a desconfiança sobre suas ações permanece, enfurecendo-º o Mercenário diz que o mutante faz tudo isso não para atingi-lo diretamente, mas para atingir Osborn. Exatamente a mesma coisa que Daken disse. Mas agora o Mercenário diz ter provas.

Wolverine Sombrio

Fazendo um belo de um teatro, Daken fala com o Quarteto que quer ficar de fora dos objetivos sinistros de Norman. Usando sua criação traumática e a relação ambígua com o pai, acaba tentando convencer os quatro heróis de o tomarem como aliado. E consegue o benefício da dúvida, apesar dos protestos do Coisa.

Logo Daken recebe uma mensagem de Osborn, deixando claro que sabe onde ele está. Por isso, precisa sair do Edifício Baxter como se tivesse ido lá brigar. Assim, depois de responder dizendo para que liguem a câmera, do alto do prédio do outro lado da rua, Norman e Lester veem Daken ser arremessado pela vidraça.

Wolverine Sombrio

Ensanguentado, é ameaçado pelo Coisa. “Perfeito”, sussurra Osborn. Agora ele tem o que é preciso contra o Quarteto Fantástico. E o plano de Daken parece seguir de acordo com sua vontade.


João

comments powered by Disqus