sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Homem-Aranha: O Retorno

Amazing Spider-Man #600

Otto Octavius, o Doutor Octopus, vilão mais do que clássico do Homem-Aranha e do Universo Marvel, está de volta. Porém, por um motivo terrível e derradeiro. Consultando-se com uma médica, e relembrando todas as vezes que seu corpo (normal como o de qualquer pessoa, com exceção dos braços mecânicos anexados a seu tronco) sofreu traumas severos, ele recebe uma péssima notícia. A radiação à qual é ininterruptamente exposto o está matando. Octavius só tem um ano e meio de vida no máximo. Mas o orgulhoso cientista não definhará, e em Homem-Aranha 105, que traz a história da edição 600 de Amazing Spider-Man, promete ter um fim antológico pelas mãos de Dan Slott e John Romita Jr.

Quatro meses depois, muito próximo do casamento de tia May com JJ Jameson Senior, o Homem-Aranha espanca alguns bandidos de quinta com o Demolidor no famoso Bar Sem Nome. Logo a polícia chega, e diferente do que se poderia imaginar, a Capitã Watanabe, líder da operação, aceita a ajuda dos dois vigilantes, que agora observam tudo de longe. O aracnídeo fica surpreso, enquanto o bar é fechado definitivamente graças à perspicácia legal de Matt Murdock.

Enquanto conversam, Peter se sente estranho por saber a identidade do colega, e tenta se apresentar também. Mas o Demolidor sente algo estranho nele, e prefere não saber, lembrando o quanto perdeu por sua identidade ser de conhecimento público. Particularmente, achei uma passagem forçada e desnecessária, quase usada para justificar uma das mudanças com o Aranha desde Um dia a Mais. Aliás, Slott quase sempre força um pouco para lembrar de várias “mudanças” do Aranha em toda santa história, como a identidade secreta ou o fluído de teia.

Homem-Aranha vs Octopus

Passando rapidamente no Linha de Frente para deixar as fotos tiradas na ação, Peter vai para o ensaio da cerimônia de casamento de May e Jameson Senior. Chegando atrasadíssimo, só há tempo de ver os Reilly (da família de May) e se desculpar, mas os noivos entendem e não se irritam. Mesmo assim, ele faz questão de garantir que no dia do casamento nada o afastaria de perto de May.

Enquanto isso (como já vimos em outras histórias, é só pegar as revistas anteriores e prestar atenção), pequenos autômatos controlados pelo Dr. Octopus se espalham pela cidade tomando controle de vários equipamentos eletrônicos, enquanto o agora sombrio e deteriorado cientista (com mais tentáculos que os quatro tradicionais, pela sua silhueta) vai reunindo cada vez mais informações, concentrando-se cada vez mais em seus planos. Até a descoberta do casamento de May (quase seu affair no passado) é deixada de lado.

Homem-Aranha vs Octopus

Na casa de May no Queens, estranhamente, todos os preparativos para o casamento dão problema, e o noivo sabe muito bem quem culpar: seu filho, um dos prefeitos mais canastrões e gastadores que Nova York já teve, expondo tudo para a imprensa que cobria um de seus toscos comícios.

De volta ao seu apartamento no centro de Manhattan, JJJ Senior é atacado pelos autômatos de Octopus, enquanto, longe dali, May pede por um sinal do falecido marido, Ben, que abençoe seu casamento.

Homem-Aranha vs Octopus

E enquanto Peter tenta convidar Carlie para o casamento, May telefona dizendo não conseguir falar com o noivo. Assim, ele marca com Carlie de conferir o apartamento de Jameson juntos.

Peter vai como Homem-Aranha e acaba sendo atacado no caminho, e a sensação que tem é que toda a cidade o ataca. Obra de Octopus, com certeza, mas ele ainda não sabe disso. Então, é claro, Carlie chega lá antes. E vê Norah Winters, do Linha de Frente, forçando a porta. Ela foi atrás de Jameson Senior, e ao não ouvir resposta ficou também desconfiada. Com o apartamento destruído e vazio, um dos robôs arrebentado pode ser a única pista.

Homem-Aranha vs Octopus

É nesse momento que Octopus inicia seu plano mestre. Comunicando-se com toda a cidade pelos aparelhos eletrônicos dos quais tomou controle, ele diz que vai se redimir de tudo que fez. Sua proposta é controlar todos os mecanismos eletrônicos da cidade, o que faria com que funcionar melhor, pois seu intelecto é superior.

Mas logo o Aranha percebe que há algo de errado por detrás das boas intenções, já que Otto está cada vez mais insano. A cidade parece estar, diferente do que falou, saindo do controle.

Mesmo salvando um operário da morte certa, o Aranha é visto como o motivo da cidade estar enlouquecendo, pois tudo ao seu redor parece explodir ou sair do controle. Enquanto os Novos Vingadores (excessivamente agressivos com Peter, hein, Slott?) cuidam do caos, ele vai atrás da raiz do problema. De Octopus.

Enquanto sai em sua busca, Carlie entra em contato, e uma desculpa esfarrapada depois, ele fica sabendo do que ela e Norah encontraram no apartamento do noivo de sua tia. Contudo, antes de conseguir dar mais detalhes, ambas são atacadas pelos mecanismos de Otto.

O Aranha pede ajuda ao Quarteto Fantástico para resgatar Norah e Carlie. As duas, já presas por Octopus, ouvem do moribundo cientista que ele transcendeu aquela condição orgânica quase putrefata, e com mais quatro braços mecânicos, além de uma aparência bizarra, controlará todo o mundo.

Homem-Aranha vs Octopus

Chegando à primeira e atual base de Octopus, o Aranha e o Tocha Humana encontram Norah, Carlie e Jameson Senior presos em corpos metálicos com tentáculos, e, sem controle, atacam os dois. Mas não demora muito para que sejam libertados.

O Aranha, então, pede que o Tocha leve os reféns dali para cuidar sozinho de Octopus, crendo que com mais uma das velhas pancadas na cabeça o assunto se resolverá. Ao longe, Otto monitora os adversários, e considera que aquela luta é digna do fim de sua vida. Não demora muito para que o Aranha encontre Octavius, mas se surpreende com o que encontra.

Atacado pelos pequenos robôs ele logo vê a atual forma de Octopus, e não consegue muito espaço para fazer suas piadas de sempre.

Homem-Aranha vs Octopus

Enquanto tenta nocautear o vilão, o Aranha percebe o quanto ele enlouqueceu, realmente crendo estar fazendo um bem à cidade de Nova York e ao mundo. Mas dessa vez Peter percebe que precisará da inteligência para derrotar o Dr. Octopus, e toma controle de seu dispositivo neural, neutralizando-o com seus próprios tentáculos e desligando a interface neural com a cidade.

Em uma cena triste e patética o cientista cai no chão lamentando que seu plano brilhante mais uma vez não deu certo. Sua vida está fadada a definhar sem uma realização à altura de seu intelecto. E Peter faz questão de avisar à cidade inteira que foi o Homem-Aranha que a salvou.

Homem-Aranha vs Octopus

No Queens, May recebe a ligação de seu noivo, e considera aquilo o sinal que esperava para acabarem suas dúvidas quanto ao casamento. Mas a luta com Octopus não terminou!

Em um ato desesperado, Otto joga todos os seus autômatos para cima do Aranha e foge. O Tocha volta e salva o aracnídeo, mas não a tempo de capturar o Dr. Octopus, que escapa percebendo que mesmo querendo fazer o bem, seus planos são frustrados pelo Homem-Aranha. É ele que precisa ser destruído.

Mas agora o que Peter tem que fazer é ir ao casamento de sua tia. E surpreendentemente acaba convidando Michele, sua companheira de quarto, para acompanhá-lo, já que não conseguiu falar direito com Carlie.

No casamento de Jota e May, todos que esperamos estar lá se fazem presentes (menos Harry Osborn), e depois de uma conversa ao pé do ouvido de Peter com a noiva, Jameson Filho se esforça para ser simpático, mas só consegue ser bizarro. A cerimônia se encerra com Peter sacaneando o ex-patrão, e tudo corre na sua normalidade, até a festa.

Isso porque uma misteriosa candidata dá às caras exatamente quando a noiva joga o buquê. Ninguém menos que MARY JANE WATSON!

Homem-Aranha vs Octopus

E essa história ainda não acabou.


João

comments powered by Disqus