domingo, 24 de outubro de 2010

X-Factor: Call Me Fitz *

Depois de mostrar que as tramas atuais envolvendo os membros do X-Factor estão interligadas, independente de onde ou quando ocorrem, chegou o momento de aprofundar-se mais nelas, ter algumas revelações e ficar com ainda mais dúvidas. O último caso ocorre principalmente quando, em X-Men Extra nº105, o rosto do vilão nos é revelado.

X-Factor

Como vimos na edição anterior a ligação do Dr.Falcone acabou rompendo o controle de Córtex sobre Shatterstar, ficando muito mais difícil usá-lo para eliminar Rictor, primeiro que o controle já era complicado por causa de sua natureza extradimensional, depois porque o espadachim e o mexicano ficaram muito, digamos, próximos.

Falcone questiona porque Jamie Madrox ainda está vivo e no futuro, mas Córtex responde que se ele agora está em outra época, é problema de Falcone. Falando em futuro, o homem chamado Shaw desaparece, deixando Falcone nas mãos do governo, nada satisfeito com a Rebelião Summers. No entanto, tudo indica que essa rebelião servia aos interesses de Shaw e de um misterioso homem, que parece ter utilizado seus contatos para favorecer os rebeldes.

Voltando para o presente, a dominada Monet trava uma luta feroz com Darwin, mas este acaba levando a pior e tudo indica que Lenore será mesmo assassinada. No entanto, Syrin deduziu que Monet não estava normal e chegou a tempo de salvar sua cliente, mas a luta entre as duas heroínas é interrompida pela chegada de Sentinelas.

X-Factor

Mas de onde os robôs vieram? A resposta está novamente no futuro, mais precisamente na residência de um decrépito Victor von Doom. Mesmo doente e senil, o vilão explica que voltar no tempo e alterar algo apenas cria uma linha temporal nova, deixando o presente do viajante intacto. Essa situação só poderia ser diferente se o viajante estivesse utilizando "travas destino", um inibidor de variância cronal, que o faria afetar com êxito a própria linha temporal.

O problema é que esse dispositivo só poderia ser utilizado por uma pessoa mais máquina do que homem, mas antes que consiga explicar o motivo disso ele se recorda de um recado, dado pela própria Layla Miller anos antes: corram.

X-Factor

Só que a ameaça em página inteira não dura nada, pois os robôs desaparecem. Embora o Dr.Destino afirme ser o autor do feito, isso ocorreu pela chegada de Fitz, que abriu um portal e enviou todos os monstros metálicos direto para Syrin e Monet. E quem é Fitz? Ele é o namorado de Ruby Summers e também o antigo vilão (ou seria futuro vilão?) Trevor Fitzroy.

X-Factor

Essa informação deixa Madrox perturbado, fazendo-o comentar com Layla e Ruby sobre a futura natureza maligna de Fitz e da necessidade de detê-lo agora, mas as duas mostram que o Homem-Múltiplo não conseguiria matá-lo, mandando-o então parar de remoer o assunto. Infelizmente, Jamie não sabe o que é remoer, mas sua sorte é ter o Dr.Destino ao lado para lhe explicar. Aliás, parabéns pela inclusão desse decrépito Doom na história, pois suas cenas são sempre engraçadas, já que imagina sua situação de forma totalmente diferente do real.

X-Factor

Ainda no futuro, o Dr.Falcone escapa da chefe de Estado utilizando-se de seus Sentinelas, que no passado enfrentam as mutantes Syrin e Monet. Claro que a segunda resolve deixar a primeira sozinha na luta, mas os robôs não a deixam ir, ignorando os argumentos de Córtex de que estão do mesmo lado.

O vilão também tem seus problemas, já que foi encontrado por Longshot. No entanto, o vilão não perde tempo e começa a tentar controlar o herói, o que mostra-se bem difícil, já que a natureza dele é muito semelhante a de Shatterstar. Tão semelhante que Córtex descobre uma ligação entre eles, mas não completa o pensamento, pois é atingido por uma das lâminas arremessadas pelo herói.

X-Factor

Falando no espadachim, ele, Rictor e Guido estão de partida para casa, já que o Rev.John Maddox dispensou a proteção deles, uma vez que foi justamente a presença do X-Factor que atraiu o perigo.

Bem, isso não é importante no momento, já que o ferimento de Córtex era o que precisava para Monet se libertar de vez. Ela destrói o último Sentinela e, enfurecida, parte para eliminar o homem que a controlava, não pensando em mais nada. Tanto que é Syrin que lembra do fato de Monet ainda estar nua, mas Córtex diz que ali não tem nada que ele não viu antes, e o motivo disso se comprova com a revelação de sua identidade.

X-Factor

E agora? Um dos vilões da história é o próprio Madrox, mas quem é ele? Uma das cópias desgarradas que já apareceram? Ou Córtex é outra pessoa e apenas se apoderou de uma cópia? E, lembrando que Córtex é do futuro, poderia ele ser um "invariante" em posse de uma trava-destino?

Não sei de nenhuma resposta, a única coisa que sei é que essa história fica cada vez melhor.


Eddie

* título do artigo ("me chame de Fitz") é o nome de uma nova série, estrelada por Jason Priestley, que utilizei graças a aparição de Trevor Fitzroy.

comments powered by Disqus