segunda-feira, 11 de outubro de 2010

De frente com Quesada!

* Atenção! Artigo com informações inéditas no Brasil

O casamento de Peter Parker e Mary Jane nunca aconteceu. Chegou a hora de Joe Quesada nos explicar como tudo ocorreu, desde o surgimento da ideia de anular o casamento, até a hora de colocar a história em prática.


Joe Quesada deu uma série de cinco entrevistas para o site norte-americano "Comic Book Resources", e nelas ele explica o motivo que o levou a escrever "One More Day", falando sobre como o arco foi planejado e até comenta o incômodo que essa história lhe causou.

Sob a alegação de que Peter Parker casado com Mary Jane era prejudicial as vendas, segundo o Omelete, Quesada então decidiu anular de alguma forma o casamento de ambos, mas para isso ele precisava de um bom argumento que não envolvesse o divórcio, pois isso seria pior do que deixar o casal junto.

Decidido a anular o casamento, foi feita então uma reunião com os principais escritores da Marvel, todos juntos tinham a missão de bolar alguma idéia que fosse capaz de anular o casamento sem alterar muito a vida do personagem. Então, J. Michael Straczynski, que na época escrevia a revista "Amazing Spider-Man", principal revista do próprio Aranha, teve a seguinte ideia: "alguma coisinha acontecia nos dias que precediam ou no própria dia do casamento de Peter e Mary Jane, o que criava uma realidade paralela onde eles não se casavam". A ideia foi baseada no filme "De Caso com o Acaso (1998)".




Todos os roteiristas entraram em um acordo de que essa seria a melhor saída para anular o casamento. Então, com essa decisão já tomada, os roteiristas e desenhistas começaram a trabalhar para agilizar as histórias da fase "One More Day". Como a revista "Amazing Spider-Man" após "One More Day" teria 3 edições mensais, foi preciso escrever e desenhar essa fase antes mesmo do arco que colocava um ponto final no casamento de Peter e Mary Jane estar pronto.

Até ai tudo ocorreu como sabíamos ou pelo menos imaginávamos, porém nem tudo saiu como o esperado. Quesada se surpreendeu quando recebeu o último roteiro de Straczynski: nada do que havia sido combinado na reunião dos escritores estava na revista. O roteirista da revista do Aranha havia voltado demais no passado, até a revista "Amazing Spider-Man 98" de 1971. A famosa edição 98 mostrava Harry Osborn viciado em drogas, e ali que aconteceria a pequena mudança causada por Mefisto: Peter ajudaria o amigo a sair das drogas, por ventura Harry e MJ não terminariam o namoro, e Peter e MJ nunca teriam namorado. Só que com essa mudança, Norman Osborn não acabaria voltando a usar a identidade de Duende Verde e consequentemente não mataria Gwen Stacy.



Essa mudança de Straczynski acabaria comprometendo 37 anos de história do Homem-Aranha, enquanto a decisão que havia sido tomada na reunião comprometeria "apenas" 21 anos, sem contar que isso traria Gwen Stacy de volta a vida. E como sabemos a morte da jovem Stacy é um marco na história do herói aracnídeo, um ponto que não pode ser alterado em sua história. Então, Straczynski propôs uma nova ideia, mas ela foi recusada pelos demais roteiristas da Marvel pois comprometia demais a cronologia do restante da Marvel.

Quesada explicou então que foi por esse motivo que ele teve que escrever os dois últimos capítulos de "One More Day". Na época em que a revista saiu nas bancas norte-americanas foi muito comentado uma briga entre Quesada e Straczynski,e ele explica então que foi este o motivo que resultou no desacordo de ambos.

Quesada e Straczynski

Quanto ao fato do próprio Quesada ter alterado a história escrita pelo Straczynski para que muito do passado do personagem não seja comprometido, ele disse o seguinte: “Fiquei feliz de termos que refazer aquelas edições para que a história funcionasse? Não, nem um pouco. Conseguimos criar uma leitura satisfatória? Claro que não, como é que conseguiríamos? Ficaram muitas perguntas sem respostas para o leitor. Mas, como editor-chefe tenho que tomar essas decisões a todo momento, algumas maiores do que outras, mas quando estou entre apagar 37 anos de continuidade ou deixar uma história aberta para voltar a ela outro dia, acredito que tomei a decisão certa.”

O Editor-Chefe da Marvel também disse que todas as perguntas, dúvidas e tudo o mais seriam explicadas durante o próprio arco de "One More Day", mas devido a turbulência que ocorreu no meio do arco, ele teve que tomar outra decisão, adiar a explicação, explicação essa que foi dada apenas 2 anos e meio depois no arco "One Moment in Time".

Quanto a misteriosa frase cochichada por Mary Jane para Mefisto no final de "One More Day", Quesada disse que era um mistério para ele também na época em que ele escreveu a história, o famoso editor disse ainda que só decidiu o que a personagem havia falado para Mefisto enquanto escrevia o arco "One Moment in Time".




Também segundo o Omelete, Quesada explicou o motivo de não gostar do casamento de Peter e MJ. Disse que acha que o casamento foi algo muito apressado. Parker e MJ nem estavam namorando quando se casaram, ele ainda disse que a Marvel apenas casou o personagem porque acreditava que isso renderia alguma polêmica que faria a revista vender mais, ele lembrou também que essa decisão da Marvel veio do fato de Stan Lee ter casado Peter e MJ na tirinha de jornal do personagem, que segue uma cronologia totalmente diferente das histórias em quadrinhos, mas o casamento nas tirinhas tinha acontecido pouco antes do casamento nas histórias em quadrinhos e rendeu muito falatório. O Editor-Chefe da Marvel ainda disse: "Ao reler aquelas histórias, fica evidente que são duas pessoas em momentos bem distintos que foram forçadas a ficar juntas só para vender um monte de gibi”.


Para finalizar, Quesada conta que a experiência que viveu em "One More Day" foi a pior vivida por ele desde que assumiu o posto de Editor-Chefe da Marvel. Ele ainda diz que passou por momentos tensos: "Perdi o sono, semanas da minha vida e um bom amigo. Eu podia ficar aqui culpando tal e tal pessoa? Sem dúvida, mas no final das contas o culpado sou eu mesmo. Enfim, mesmo que a história tenha cumprido seu papel, a experiência como um todo foi horrível”.

Com todas essas explicações dadas pelo Poderoso Quesada, podemos entender como foi trabalhoso anular o casamento de Peter, podemos entender inclusive o porquê de algumas respostas terem demorado para chegar ao público, mas principalmente é explicado um dos motivos do resultado ter sido tão negativo. Para nós leitores, basta torcer para que nada semelhante volte a acontecer com o Aranha, e agradecer, por esse momento negro ter ido embora da revista.

Kinhu Heck

Fonte: Omelete e Comic Book Resources

Nota Especial do Editor: Este artigo marca a estréia do nosso ex-colaborador Marcos "Kinhu" Heck como novo redator 616, juntando-se assim a uma equipe que consta hoje de 10 membros. Então, aproveitando para parabenizar aqui ao garoto por conquistar seu espaço entre nós.

comments powered by Disqus