quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Arte no 616 #004

Hoje é dia de mais um artista convidado estrear como colaborador no espaço “Arte no 616": Andrei Bressan. Ele é membro da comunidade Marvel 616 do Orkut desde seu início e já apareceu aqui no site em uma entrevista e uma matéria sobre os cards que desenvolveu sobre os personagens do filme “Wolverine”. Mais que um desenhista, Andrei fez cursos como Pintura Clássica na Unicamp e outros mais trazendo arte às HQs, como dito em sua entrevista: “Algumas HQs são trabalhos tão perfeitos e minuciosos de seus roteiristas e artistas que só podem ser chamadas de ‘obras’.” Sem mais blábláblá, vamos ao felizardo que terá a o desenho exposto aqui e será avaliado e receberá dicas deste artista:

Photobucket


Gabriel Jardim Ferraz da Silva! Parabéns! Eis aqui a mensagem do gabriel:

“Opa, pessoal do Marvel 616,

confesso que não acompanho há muito tempo o site, apenas desde o início desse ano, mas desde então sempre dou uma passada nele. Achei-o justamente pela matéria feita com o Studio Made in PB, onde eu acabei o curso agora em março. Fiquei feliz de ver que eu acabei aparecendo mesmo "sem querer" no site na matéria sobre o Fenart, sou eu que estou recebendo o desenho do Capitão de Jackson Herbert xD. É isso aí, vocês estão fazendo um grande trabalho com o site, continuem assim.

Abraço, Gabriel”


E sua arte:

Photobucket

Agora, vamos a análise e dicas de Andrei Bressan:

“Boa, Gabriel, tranquilo? Recebi seu trabalho e tenho algumas coisas pra ajudá-lo.
Vou dividir em 3 partes pra ficar mais fácil a análise, mas no geral, tudo esta relacionado.

Figura: O Wolverine que fez está legal e bem caracterizado. O rosto e as mãos estão bem expressivos, mas, quando se trata de desenho, detalhes e acabamento são a ultima etapa. Pense na figura como uma silhueta. Procure formas antes de qualquer coisa. Pegue uma forma e faça o desenho "caber" dentro dela. Ou como dizemos, faça a forma coincidir com o conteúdo. Isso vai dar dinâmica ao desenho além de favorecer a compreensão. Percebemos as formas pelos limites, logo, uma boa silhueta, deixa o desenho mais fácil de entender. Também daria uma atenção especial aos músculos das costas. Ha uma estilização um pouco forçada ali. Conheça seu tema e depois brinque com ele. Estude anatomia e depois deforme.

Composição: Aqui, vou falar um pouco de algumas escolhas que fez de forma geral. Observe como marcou os pingos da chuva. O ponto mais intenso esta na parte superior o que emula o inverso do pingo. O contraste na figura foi uma boa escolha e da dramaticidade a cena. Procure estudar mais os efeitos de luz e como reagem ao meio. A vegetação, assim como os pingos parecem feitos as pressas e com menos cuidado que o personagem. Entendo que às vezes é bacana deixar um desenho meio inacabado, mas tome cuidado ao repetir um padrão como fez. Isso causa cansaço visual e desenhistas devem procurar por diversidade, assim os olhos caminham pela imagem por mais tempo.

Cenário: A figura interage bem pouco com o cenário. Você teve o cuidado de deixar partes do corpo aparecendo pelo recorte do gramado. Isso é bacana, mas procure ir além. Veja como um homem fica em pé no meio da mata. Veja a variedade de vida que tem e como a massa corporal interfere do meio. Isso evita que a figura pareça encaixada no cenário. Você dá mais peso e naturalidade com isso.

Minha dica final é: Desenho de observação. Cara, mete bronca! Estude o mundo ao seu redor. Veja reações de luz, atmosfera e tudo que puder aprender observando. Compre um caderno de esboço e desenho tudo que puder. Faça desenho cronometrado também! Às vezes vão te achar doido, mas dane-se! O compromisso com o trabalho é maior que o resto. Respira fundo e vai pra rua!

Alguma Bibliografia:

Apostilas do Andrew Loomes - Voce acha na net
Universos da Arte da Fayga Ostrower - Um livro que fala sobre percepção visual e sensibilidade do olhar
Desenhando com o lado direito do cerebro - Um estudo sério e longo a respeito de como desenhar melhor usando o lado direito. Tem varios exercicios
Desenhando Quadrinhos - Scott Mc Cloud
Quadrinhos e Arte Sequencial - Will Eisner

Boa Sorte! ;)

Andrei”


Super dicas essas do Andrei! Boa sorte, Gabriel! E obrigada dos elogios ao site. Gostaram? Querem ter sua arte divulgada e receber dicas de Adriana Melo e convidados?? Veja como aqui.

Cammy

comments powered by Disqus