domingo, 1 de abril de 2007

616 entrevista ANDREI BRESSAN

Já foi-se o tempo em que as histórias em quadrinhos se resumiam aos gibis de papel de jornal e má colorização que o pai jogava pra o filho parar de pentelhar. Quadrinhos ascenderam à esfera das artes. Algumas HQs são trabalhos tão perfeitos e minuciosos de seus roteiristas e artistas que só podem ser chamadas de “obras”. Casos assim são que vocês podem ver nas fotos da página pessoal do nosso membro 616 Andrei Bressan, o entrevistado da vez.

Andrei Bressan

CX ¤ diz:
Hoje teremos como convidado especial mais um dos talentosos desenhistas que englobam a nossa comunidade Universo Marvel 616. Seu nome é Andrei Bressan e ele é indescutívelmente uma daquelas peças raras de se encontrar. Mas não estou falando pela incontestável qualidade de sua arte. Falo é de sua estranha paixão por um personagem que no mínimo poderia dizer que é indigesto à grande parte dos leitores da Marvel. E, justamente por isso, Eu, João e J.R. estaremos castigando... digo, entrevistando-o hoje!

E vamos começar logo com isso:

Andrei, tendo já acompanhado e de fato ter ficado deslumbrado com a qualidade de seus quadros, você não acha que usar esse tipo de arte para quadrinhos... ainda mais tão comerciais como os da Marvel... e pior ainda , com o Gambit, não te desmerece um pouco?

andrei diz:
Nossa....PERAE!

¤ CX ¤ diz:
Eu não pego leve... tem tempo para tomar água...

andrei diz:
Bom...vamos lá! Inicialmente a idéia era usar esses personagens comerciais numa abordagem que fosse um pouco mais profunda, procurando às vezes um sentido diferente dos quadrinhos. Agora, o fato de usar o Gambit expressou a idéia de trabalhar facetas do personagem que podem ser ricas e dar um sentido pra isso. Eu buscava algo mais poético. Não levem esse "poético" como algo superficial. Eu quero algo que seja mais envolvente, algo lírico sem parecer piegas. É difícil e às vezes o fato de serem personagens tão populares nubla algumas coisas...

Acho que se conseguir aquilo quw procuro, o fato do Gambit estar numa fase ruim não afetará em nada a apreciação do trabalho.

Arte conceitual do Curupira por Bressan

« Jøåø » diz:
Com o que mais você vem trabalhando? Você tem algum projeto (ou projetos)? Se sim, quais?

andrei diz:
Bom, eu tenho algumas temáticas nórdicas para aprofundar e, paralelo a isso, estou desenvolvendo essa poética para o Gambit e também tenho meu projeto para relaxar os nervos. Esse último conta com três Lobisomens que passam os dias bebendo num boteco escroto na periferia de São Paulo.

« Jøåø » diz:
hahaha Que legal essa dos Lobisomens.

American Werewolf

Caracu com ovo

andrei diz:
As coisas começam e terminam no bar. Chama-se "Caracu com Ovo".

¤ CX ¤ diz:
Cacaru com ovo? Por que esse nome?

andrei diz:
Porque é truculento!

J.R. Dib diz:
Caracu é cerveja preta. Caracu com Bolovo seria mais foda ainda!

Bem, eu queria que o Andrei desse uma pincelada (no bom sentido) rápida sobre o que ele tem achado do mercado atual de quadrinhos e sobre como eles têm tratado o Gambit.?

andrei diz:
O Gambit está um lixo. Isso eu reconheço facilmente. Gosto do Gambit quando ele é ardil, sedutor, egoísta, arrogante e imprevisível. Ele tem o privilégio de manter relações de semelhança com Loki, Dionísio, Casanova, Narciso e Lúcifer. Isso é apenas negligenciado pelo fato de ele ter aparecido na década de 90. Pra mim, a mediocridade não habita os personagens e sim os autores. Acho covarde depreciar um personagem sendo que ele é apenas um arquétipo, uma caixa vazia, que é completada pelo sentido que o autor deseja. Acho que ele foi infeliz e não teve boas oportunidades.

¤ CX ¤ diz:
Então, Andrei, quando é que o Gambit esteve numa boa época pra você?

J.R. Dib diz:
Boooooooaaa

¤ CX ¤ diz:
Sim, porque na prática eu nunca o vi ocupando de fato isso nos quadrinhos. Só em teoria. (Foi mal... rs)

andrei diz:
Logo no início, quando ele surgiu e teve alguns sopros de graça na mão do Claremont. Ele mantinha essas características. E nós sabemos que Claremont na época trabalhava as coisas com mais calma e os planos dele envolviam desenvolver o Gambit.

Gambit, um bom personagem?

J.R. Dib diz:
Gambit teve seu momento áureo com o Claremont, e simplesmente os autores que vieram posteriormente acharam que já havia uma base firme o bastante para negligenciá-lo. Tanto que quando começou o relacionamento com a Vampira ninguém imaginava que, fazendo isso, eles tirariam dele todo aquele apelo que tinha com os leitores. O sacana que sempre se safou agora estava apaixonado.

andrei diz:
E isso destruiu ambos.

J.R. Dib diz:
Onde você acha que o Gambit começou a perder seu prestígio na Marvel?

andrei diz:
A superexposição e a necessidade imediata de consumo acabaram com o tempo que ele precisaria para se estabelecer como algo denso e digno. O que temos hoje é um sopro inexpressivo de uma sobra.


Gambit – o Superexposto


¤ CX ¤ diz:
Particularmente, apesar de simpatizar com ele no começo, acho que ele se desgastou porque o romance com a Vampira se desgastou. Assim, essa minha afirmativa foi comprovada muito recentemente nos EUA, mas não vou dizer porquê.

Então, se o romance entre os dois não rende mais... quem serviria melhor para o Gambit em sua vida amorosa?

andrei diz:
Ninguém! Acho que ele é um ladrão em essência. Ele toma o que deseja e acho que um romance eliminaria essa instabilidade, essa impulsividade. Ele lida com energia e acho pouco provável que um homem assim conseguisse se conter ou se envolver profundamente. Se fosse para trabalhar o Romance da Vampira com o Gambit na equipe, eu acabaria com o romance dentro da história, como parte da cronologia.

¤ CX ¤ diz:
Então, se os dois não servem juntos, você acha que não é risco demais para os personagens se livrar do estigma de casal de "amor impossivel" que extrapolou os quadrinhos e foi aos desenhos? Para salvá-los o melhor seria afastar aquilo que os tornou mais conhecidos?

andrei diz:
Eu colocaria essa paixão como algo momentâneo e irresponsável, na qual ambos se anulariam em função do que sentiam e começariam a pôr em risco membros da equipe. Acho que essa história nao se sustenta...

Gambit, The Lover


J.R. Dib diz:
Caraca!!

A verdade é que o último autor a ferrá-lo de vez (o Milligan) tornou ele um coitado sem personalidade. Que você acha do Milligan como autor?

andrei diz:
Gosto do Milligan. Ele é acido e muito inteligente, mas alguns autores não se dão bem com coisas que não criaram. Ele deu o golpe de misericórdia no Gambit. Ele anulou o personagem e o descaracterizou.

« Jøåø » diz:
Bom, o que penso sobre isso e que tenho como dúvida já foi falado. O romance dele com a Vampira simplesmente não colou, mas insistiram com isso até se tornar insuportável e piegas independente de quem pegasse os roteiros.

Gambit by Bressan

Gambit by Bressan

¤ CX ¤ diz:
Queria mudar um pouco e me afastar do Gambit porque dá azar, vamos voltar a falar do artista. Sabemos que tem influência forte tanto na pintura como nos quadrinhos.

O que vem primeiro pra você? No começo, quem te conquistou primeiro... e hoje, quem tem mais importância?

andrei diz:
Eu comecei por causa dos quadrinhos. Eu ganhava uma HQ toda vez que me comportava e ia na Igreja. Essa era a condição que meu Pai dava. Fiquei muito tempo com os personagens... o primeiro foi o Aranha. Dele, ninguém escapa! Nunca encontrei uma boa escola de desenho na cidade e eu desejava muito trabalhar com Hqs...mas o sonho deu uma decaída quando me pareceu distante demais. Eu tinha 15 anos e foi bem amargo.

« Jøåø » diz:
Só para esclarecer, de que cidade falamos?

andrei diz:
Sou de Piracicaba. E depois desse episódio parei com quadrinhos. Eu lia, mas os odiava. Nessa época comecei a estudar história da arte e inicialmente isso falou mais alto que tudo e achei q os quadrinhos estavam empobrecendo

Aranha by Bressan

« Jøåø » diz:
Mas estudou por iniciativa própria ou fez cursos?

andrei diz:
Fiz e faço cursos. Estudo atualmente na Quanta e na Unicamp, faço Pintura Clássica. Eu odeio o termo autodidata. Acho que o aprendizado é uma escada no ombro de cada um

J.R. Dib diz:
Boa frase. Qual o segredo de ser um bom artista?

andrei diz:
Dedicação. Muita dedicação, dedicação intensa e muita sinceridade. Acho que isso não deveria nem ser considerado um "segredo" visto que isso funciona para todos. Dentro do que estudo, o essencial é desenvolver as virtudes técnicas e poéticas mantendo sempre um dialogo respeitável com o que foi feito.

¤ CX ¤ diz:
De onde surgiu o interesse pela influência nórdica nos quadros?

andrei diz:
Me deixa pensar...

O passado às vezes funciona como um lugar "ideal". Um lugar distante e "perfeito". Gosto do tema, pois é rico, perturbador, heróico, bravo e violento. Sei que parece romântico demais esse pensamento, mas acredito que eles mantinham uma relação forte e simbólica com sua cultura. Isso me atrai...a articulação de conteúdos culturais, cotidianos e religiosos no que faziam.

Um dos quadros de Bressan

« Jøåø » diz:
Você não pensa em desenhar temas mais ligados ao cotidiano ou até mesmo à cultura brasileira (não é uma reclamação, mas uma curiosidade)?

andrei diz:
João, já me perguntaram isso...e eu ainda não me envolvi com isso. Pode parecer triste, mas acho que não conseguiria isso hoje...eu sempre fico confuso com nossa herança cultural e isso só demonstra minha falta de leitura sobre o tema. Talvez um dia...

J.R. Dib diz:
Legal... Acabou a parte séria?

andrei diz:
ahhahahahahahahh...putz...

¤ CX ¤ diz:
Pode pegar pesado, JR

J.R. Dib diz:
Andrei, eu vi vários desenhos seus, e percebi uma certa sexualidade implícita neles. Algo que estava querendo sair. Você pensa em desenhar algum tipo de quadrinho adulto ou já desenha esse tipo de quadrinhos? Acha que é um nicho mal aproveitado e mal visto pela sociedade?

¤ CX ¤ diz:
Só um adendo... não sei porque chamar de quadrinho adulto. É pornografia, quadrinho adulto é pra ser algo mais abrangente

J.R. Dib diz:
A idéia é essa... abrangente

Art by Bressan

andrei diz:
Eu estou desenvolvendo uma linha que seja mais sensual. Pornografia é muito direta e o apelo se dissolve depois de 5 minutos de empolgação, mas a sensualidade ocupa o clima, ocupa situações que nem sempre são explicitas. Acho que o termo erótico talvez funcione melhor.

hahahahhahahahahahahaha O banheiro masculino falou alto agora! hahhahahaah

Posso soltar mais uma?? Mas tem haver com o Gambit?

¤ CX ¤ diz:
Ai, mamãe! Manda!!

andrei diz:
Eu peguei o personagem para desenvolver essa sensualidade. Achei que era possível e pelo jogo da sedução, o clima fica envolvente. Nele quero colocar o erótico/profano, pois ele tem um sorriso angelical e os olhos nefastos de um sedutor. Ele me parece um eterno pecador. Essa ambigüidade me atrai para trabalhar e desenvolver o tema. Eu procuro ler muito, sobre o tema para deixá-lo mais profundo e pretendo ate colocar uma pitada de Blues. Depois que vi BB King, eu entendi um pouco da sensualidade Cajun e achei muito bonita. Vocês viram a tela do Diabo branco?

J.R. Dib diz:
Não (estava ouvindo BB King até agora)!!

¤ CX ¤ diz:
Nops!! Bom, eu não tenho mais perguntas além das dos leitores... se o JR e o Jão quiserem castigar mais... eu espero e guardo elas pro final.

andrei diz:
Coveiro, estou te mandando uma imagem! É uma imagem onde o Gambit é a figura central e tem três mulheres que o envolvem e o desnudam... e um crucifixo em cima do genital, insinuando a cruz como objeto fálico

¤ CX ¤ diz:
Tu mandou o Gambit nu pra mim?

J.R. Dib diz:
uahuahuauhauhauha

« Jøåø » diz:
hahahaha

Andrei

¤ CX ¤ diz:
PQP!!! Mas né, foda!

andrei diz:
hahahahhahahaha

J.R. Dib diz:
o Andrei é o capeta!!!

¤ CX ¤ diz:
Bom, sem mais comentários... João, JR... mais alguma?

« Jøåø » diz:
Queria saber o que você acha de três artistas em específico que tenho certeza que conhece: Rob Liefeld (esse não é "artista", mas, enfim), Jim Lee e John Romita Jr.

Além dos três, gostaria mesmo que você pudesse falar de dois que não sei se conhece: Steve McNiven e Daniel Acuña.

andrei diz:
Liefield é uma falha na Matrix, um dado não processado. Uma gafe de mal gosto.

Jim Lee é sempre dificil. Vou por partes... Ele tem um bom desenho se você prima pela estética e pela popularidade. Isso é fato, porém existe um padrão que se repete a exaustão. Não vejo crescimento, apenas cristalização de algo que é dado como bom. Veja bem, ele tem unidade, mas a variedade é pouca e isso cria monotomia. Porém, existe domínio. As opções que ele faz como, por exemplo, os colantes, acho algo pessoal, pois ele saberia fazer de outra maneira

Romita é competente. Ele incomoda alguns porque ele assumiu um estilo que o tira do buraco dos prazos. Ele é muito bom. Ele sabe que pra compor uma cena não precisa descrever tudo. Ele é objetivo e isso é essencial pros prazos e pra Narrativa Visual.

McNiven vem desenvolvendo uma linha diferente. Linha no sentido de traço, contorno. Existe uma preocupação mais orgânica em seus desenhos, ele sai fora do convencional. Eu gosto do trabalho dele. É uma linha delicada, sutil e eficaz, é necessário muito domínio e controle pra isso. Embora alguns ângulos o prejudiquem um pouco.

Daniel Acuña, esse eu não conheço...pode citar algo??? Talvez minha opinião seja superficial demais se eu não conhecer nada...

¤ CX ¤ diz:
É da DC... você provavelmente nunca viu.

andrei diz:
hummm....

« Jøåø » diz:
Sugiro que dê uma olhada, Andrei. Recentemente ele desenhou uma série chamada Uncle Sam and The Freedom Fighters muito boa.

J.R. Dib diz:
Já ouvi falar dele!!

andrei diz:
eu nao tenho nada contra a DC, viu?! hahahhahahaha

¤ CX ¤ diz:
Nem eu... até comprei um pacote de revistas velhas essa semana pra pegar uma antiga vingadores e veio uma da mini do Lanterna verde. Só não sei pra quem presenteio a revista...

andrei diz:
hahahahhahahahah Mande pra mim, que te envio um Gambit...

¤ CX ¤ diz:
Eca.

« Jøåø » diz:
Putz, esqueci de perguntar sobre o Maleev.

andrei diz:
Maleev é MUITO bom. Dos que você citou, esse, pra mim, é o melhor! Você sabia que ele não "desenha" mais?? É tudo 100% digital. Adoro o trabalho dele. Têm muita personalidade e é muito autêntico

J.R. Dib diz:
Ahh!! Aproveita e fala do Miller como desenhista.

andrei diz:
Miller...eu gosto muito do Miller. Ele é um artista ímpar. Por vezes mal compreendido e repelido por causa da estilização, mas o cara é Pai. Isso não se nega. 300 de Esparta é uma obra de Arte, uma aula de composição, ritmo e conteúdo. Ele é caridoso o suficiente pra nos mostrar que existe um sentido na representação simétrica dos Espartanos. Ele impõem um ritmo, uma marcha, uma disciplina, um rigor que nas mãos de qualquer outro menos habilidoso deixaria isso de lado para enaltecer o combate. Ele nos presenteia com o ritmo simétrico e disciplinado dos Espartanos. Tem horas que eu os ouço marchar...isso só aconteceu com o Miller. O cara é bom e faz as coisas com inteligência.

J.R. Dib diz:
Você tem algum prazer em deixar a mulherada encabulada?

andrei diz:
São mulheres mais velhas e religiosas que pintam comigo...

Bressan

J.R. Dib diz:
E a coitada da sua irmã?

andrei diz:
O que tem ela?

¤ CX ¤ diz:
Sabia que ia rolar sobre a irmã...

J.R. Dib diz:
Uai, fica passando fotos dela pra todo mundo!! Você gosta de encabular ela também!?

andrei diz:
Sempre que possivel hahahhahahahahahaahhahahahaahhaaah

Quer saber se pintei minha irmã??? Não! Hahahahaha... Pintei no bom sentido!!

J.R. Dib diz:
E no mal?

andrei diz:
No mal, nao! hahahhahahahahahahahah

¤ CX ¤ diz:
Eu teria que usar tarja preta dependendo da resposta .

J.R. Dib diz:
Sua irmã vai ler essa entrevista?

andrei diz:
Possivelmente.

J.R. Dib diz:
Como ela se chama?

andrei diz:
Vou mostrar para ela! Chama-se Renee.

J.R. Dib diz:
Renee, seu irmão é um canalha que fica espalhando suas fotos seminua pra meio mundo e perguntando se a gente quer ligar pra você!

« Jøåø » diz:
aahahahahahaah

andrei diz:
hahahahahahah Não, isso eu não fiz!!! hahhahahahahaha Eu só divulgo o material, pois ela é um ser público das Artes cênicas.

¤ CX ¤ diz:
aUahuaHUhauhAUhuaHUA... Vai precisar de mais uma minissérie completa se quiser que eu edite isso fora!!! rs

andrei diz:
hahahhahahahahahhahahahahahahaha Olha esse coveiro hahahaha

¤ CX ¤ diz:
Brincadeira... mas podemos passar pra perguntas dos leitores?

J.R. Dib diz:
Vamo lá!

DNV-X pergunta: "Quem é Andrei?"


¤ CX ¤ diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Livre arbítrio na resposta, Andrei.

andrei diz:
hahahahahahahhahahahahhahahahaha

« Jøåø » diz:
Que sacanagem.

andrei diz:
quem é DNV-x??

¤ CX ¤ diz:
Tô chorando de rir... Ele é um leitor da 616.

andrei diz:
ah...deve ser muito simpático...apesar nao saber que é... DNV-X é um novo modelo de dvd?

J.R. Dib diz:
Uhauhauhauha!!!

Helder pergunta: "Você já bateu em uma criança e subornou uma pessoa por causa do Gambit. O que mais você faria por este personagem?"

« Jøåø » diz:
hahahaah Boa!

andrei diz:
Venderia minha alma pra Loki ou Odin pra trabalhar pra Marvel e fazer o Gambit um cara realmente bacana.

Eu mandaria minha irmã vestida de Miss Marvel no escritório do Quesada, pedindo que me deixasse desenhar o Gambit!

Aranha by Bressan

J.R. Dib diz:
Helder pergunta de novo: "Nesse mês a Editora Online lançou duas revistas nacionais, Angus e Bad Boys com uma linha chamada Brazilian Comics. Esses lançamentos mostram que o mercado brasileiro possui espaço para artistas brasileiros ou você acha uma aposta arriscada desta Editora?"

andrei diz:
Difícil dizer...mercado tem, mas preço e qualidade estão sempre batendo. O que me deixa preocupado é que a maioria dos artistas são desleixados com prazos. Precisamos de boa oferta e seriedade. Mas quadrinhos são um produto como qualquer outro e se não vender, não funciona.

J.R. Dib diz:
Por fim, Cammy pergunta: "Agora que o Coveiro tem acesso às revistas (aparentemente, desde que a distribuição não surte), como você pretende suborná-lo agora??"

¤ CX ¤ diz:
Porra!

J.R. Dib diz:
auhuhauhauhauha

andrei diz:
hummm... Com a minha irmã!

J.R. Dib diz:
UHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUH

andrei diz:
Óbvio!! Eu passaria minha irmã pro Quesada se ele me deixasse desenhar o Gambit.

¤ CX ¤ diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Entendo porque ele gosta tanto do estilo medieval nas pinturas...

J.R. Dib diz:
É praticamente um déspota.

andrei diz:
hahahahahahhahahahahaha

Spidey by Bressan

« Jøåø » diz:
Caceta! Virou moeda.

¤ CX ¤ diz:
Adam pergunta: "Qual seria a nomenclatura mais aproximada para o tipo de trabalho que você faz?? NEO-RENASCIMENTO? Quais são os artistas que mais te inspiram?"

andrei diz:
Meu estilo é o SI FUDISMO! Hahahhaahhaah... Meu artistas são: Rubens, Michelangelo, Delacroix, Turner, Glen Fabry, Norm Breyfogle, Frazetta... mas eu tambem nao sei definir muito bem o que faço.

J.R. Dib diz:
Michael Turner?

andrei diz:
Não!!! William Turner, pintor Romântico.

J.R. Dib diz:
Uhauhauhauhahua... ahh, sorry, pensei que você ia começar a desenhar Witchblade e Phatom!!

andrei diz:
Nem a pau!! Mas o Quitely tambem é muito bom... Adam Kubert.

Bressan


¤ CX ¤ diz:
Caliban pergunta: "Bressan, já que todo mundo deve estar fazendo perguntas sobre o Gambit, vou variar: como você é adorador da arte mais tradicional, a partir de quando você acha que a arte passou a degringolar? Na criação da fotografia, no expressionismo ou na pop art?"

andrei diz:
O que é degringolar?

¤ CX ¤ diz:
Parece que é "desenvolver”... avançar"... “alavancar”...

andrei diz:
Eu não entendi muito bem isso.

J.R. Dib diz:
É que nem rebinboca da parafuseta, não existe, mas tem gente que usa...

« Jøåø » diz:
Acho que ele quer dizer que a arte passa por algum tipo de crise.

andrei diz:
Acho que o Duchamp botou a Arte em cheque. Ele fez uma piada, jogou o urinol na cara de todos e agora ele é adorado. Ele fez a pergunta que ninguém aparentemente respondeu... "o que é Arte"? Duchamp pertenceu ao Dadaísmo... e acho que a crise vem até hoje.

Porém, acho que vale lembrar que o Dadaísmo é uma vanguarda destrutiva, um movimento de Anti Arte que hoje, se tornou ARTE!

J.R. Dib diz:
Ele era adorador de Dadá Maravilha?

andrei diz:
Não, não era!! Dadaísmo é a falta de sentido, o non sense. Eles pegaram o termo Dada e o resignificaram para o que queriam...

J.R. Dib diz:
Dadá também falava coisas sem noção, uma vez ele disse que as três únicas coisas que paravam no ar eram Helicóptero, Beija Flor e Dadá!

andrei diz:
hahahahahah

Bressan

¤ CX ¤ diz:
JR tem o dom pra roubar a piada!!

Enfim, Caliban tem mais perguntas: "O que você acha dos ilustradores de quadrinho que valorizam muito mais uma estilização e "personalidade" do que o respeito da anatomia nos personagens?"


andrei diz:
Excelente ponto.

¤ CX ¤ diz:
Ele me disse que era um "cutucão".

andrei diz:
Acho que a estilização só pode ser rica se desenvolvida a partir de algo que se conhece. Imagino que o sentido de estilização e personalidade acontecem com freqüência, mas acredito que o conhecimento e leitura de regras básicas proporcionam mais desenvolvimento. Temos sempre um desenho mais rico se sabemos como desconstruí-lo, se conhecemos o que fazemos. Do contrário, me parece chutar uma escada que nem se subiu...

¤ CX ¤ diz:
Bom, antes de finalizar, deixe-me concluir as perguntas do Caliban: “ Já aprendeu a usar o Deviantart??”

andrei diz:
hahahhahahahahahhahahaha Viado!!! Ainda não!

J.R. Dib diz:
Boa resposta.

¤ CX ¤ diz:
Espero que tenha sido para o Caliban... rs

Logan fury by Bressan

andrei diz:
hhahahahaaha E foi! Mas foi na boa...ele sempre foi muito prestativo. Gosto muito do trabalho dele...

¤ CX ¤ diz:
Bom, vamos concluir essa longa entrevista porque vai precisar de muita edição final. Andrei, suas últimas palavras...

andrei diz:
Gambit LIVES MOTHER FUCKER hahahhahahahaha

¤ CX ¤ diz:
Bom, NUFF SAID!

andrei diz:
hahahahah

« Jøåø » diz:
hahahahah

J.R. Dib diz:
ahuuhauhahuauha



Editores 616

comments powered by Disqus