domingo, 13 de maio de 2012

Top 10 Especial - Mamães Marvel

Mães Marvel

Hoje, segundo domingo do mês de Maio, é um dia especial para as Mães de todo o mundo. Aproveitando a data comemorativa, o Universo Marvel 616 resolveu listar aqui as 10 mais representativas genitoras da Casa das Idéias. Confira:

10-Rahne Sinclair
Então, vamos começar nossa lista aqui com uma futura mamãe, Rahne Sinclair. Sua gravidez não é nada comum, já que o papai é ninguem menos que o Deus Príncipe Lobo Asgardiano, Hrimhari. Após um breve romance, Hrimhari foi levado deste mundo por Hela, mas deixou uma cria sua no ventre de Rahne. O bebê cresce rápido no ventre de Rahne e não haveria outra desculpa melhor para se dar aos colegas do que dizer que ele seria filho de Rictor, outrora seu amante. Assim, Rahne acabou voltando para o X-Factor, onde é bajulada pelos velhos amigos e se protege do seu segredo. Contudo, os olhos de Hela ainda repousam sobre a criança da moça e a consequências disso em breve veremos no Brasil.

Mães Marvel

9-Greer Grant
Aqui vai mais outra mamãe mais recente, a Tigresa, Greer Grant Nelson teve uma grávidez não desejada. Foi pega de surpresa por um embuste dos Skrulls um pouco antes da invasão secreta e dormindo com um falso Hank Pym. O resultado disso depois de alguns meses é que ela engravidou de um Skrull e isso a abalou profundamente. Contudo, após algumas terapias, Greer foi aceitando o fato de ser mãe e o pequeno William é o maior amor de sua vida nos dias de hoje. Tempos depois, o verdadeiro Pym revelou que devido as profundas transformações genéticas feitas pelos Aliens Verdes em sua invasão a Terra, o bebê é genuinamente filho dele e da Greer, sem nenhum DNA skrull. Tigresa, no entanto, prefere não mais considerar Pym como pai, criando seu filho sozinha e com a ajuda do povo gato.

Mães Marvel

8-Caiera
No mundo de Sakaar, o Hulk já foi rei e Caiera, detentora do poder antigo, tornou-se sua rainha e engravidou do Hulk. Contudo, devido a instabilidade do planeta após a explosão de uma bomba manhosamente articulada por Miek, Caiera não sobreviveu... ou assim pensávamos. Graças ao poder antigo, a alien conseguiu se vincular ao planeta Sakaar e assim ter poder suficiente para salvar seus dois filhos da morte certa - Skaar e Hiro-Kala, que recentemente vocês viram na revista 'Incríveis Hulks'. E mesmo morta, a "Fortaleza" continua aparecendo como papel chave no desenvolvimento das histórias de seus filhos.

Mães Marvel

7-Raven Darkholme
Será que podemos considerar uma vilã para entrar na lista de 10 melhores mães? Bem, Mística é a mãe de Noturno, como todos já devem saber e a moça abandonou o filho momentos depois do nascimento, o que o levou ao pequeno 'demônio' ser criado por ciganos. Contudo, descobrimos na minissérie 'Draco' as verdadeiras motivações de Mística para isso. Certamente, foi um ato que ela deve se arrepender até hoje. Lamenta nunca ter conseguido se aproximar do seu filho, que acabou morrendo recentemente. Um caso um pouco diferente aconteceu com Graydon Creed, filho que teve com Dentes de Sabre e que nasceu humano. Ela e Graydon nunca realmente se deram bem e não há o mínimo de relação afetiva (tanto que ela foi a responsável por sua morte anos atrás). Talvez, pra compensar isso tudo, Mística tenha amado com todas as suas forças sua filha adotiva, Vampira. Apesar de tê-la treinado como vilã, havia um forte sentimento de maternidade e real cuidado da parte da Raven para com a moça e, mesmo que hoje elas mal se falem, a relação de mãe e filha entre as duas é bem lembrada pelos fãs.

Mães Marvel

6-Jean Grey
Se contarmos fatos apenas de uma forma literal, Jean estaria fora desta lista. Contudo, temos que lembrar que em todos os casos, geneticamente ela era equivalente a uma mãe e criou seus "filhos" com igual carinho. Comecemos por Nathan Summers, filho de Ciclope com a clone Madalyne Prior, que foi criado e amado como um filho por ela quando ressuscitou. E mesmo quando foi levado pro futuro, Nate foi "criado" por Jean e Ciclope nas Aventuras de Ciclope e Fênix, minissérie publicada aqui nos anos 90. Por outro lado, surge sua filha legitima, mas da realidade alternativa Dias de um Futuro Esquecido (The Uncanny X-Men #141, 1981)

Mães Marvel

5-Cristalys
A inumana Cristalys tem uma única filha, fruto de seu breve casamento com Pietro Maximoff, mas que acabou gerando uma polêmica história já que ao nascer, Luna, veio inicialmente ao mundo como uma humana normal. Isso levou a garota a ser considerada uma abominação por seguidores de Magneto, que nunca admitiriam que a neta do grande mutante era uma "gene inferior". Mais tarde, no entanto, Luna mostrou ter seus próprios poderes, um retcon recente que acabou tirando o valor das histórias antigas.

Mães Marvel

4-Wanda Maximoff
A história da Maternidade de Wanda certamente é uma das mais complicadas já vista no universo Marvel, já que colocando de uma forma simplista, ela nunca foi de fato. Casada com o sintozóide Visão, a Feiticeira Escarlate acabou engravidando e dando a luz a gêmeos. E mesmo sendo improvável que uma humana engravidasse de uma máquina, não houve questionamentos na época. Tempos depois, descobriu-se que os meninos nada mais eram que construtos dos poderes subconscientes de Wanda e tinham "almas" que foram manipuladas por Mephisto. Isso foi o suficiente para Wanda enlouquecer mais de uma vez, já que seu amor por aquelas crianças, mesmo que não existissem de fato era intenso. Muito mais tarde, apareceram dois "Jovens Vingadores" com os mesmo nomes dos filhos de Wanda, William e Thomas.

Mães Marvel

3-May Parker
Acho que aqui vale a premissa de que "Mãe é quem cria", correto? E mesmo que May Parker esteja fugindo um pouco da lista que até então incluia superheróinas (ou supervilãs), não podemos deixar ela de fora. Se não fosse o bastante a morte dos cunhados, May perdeu seu esposo quando Peter mal descobriu seus poderes de Homem-Aranha e teve que sustentar sozinho o sobrinho adolescente. Críticas a parte sobre a atual situação da boa velhinha que ainda persiste nas histórias de um já trintão Homem-Aranha, há de se convir que ela foi peça fundamental nos primeiros 30 anos do herói, estando não só no papel de pessoa mais amada por Peter Parker, mas como sua maior fonte de inspiração.

Mães Marvel

2-Jessica Jones
Quando Jessica ficou grávida, havia um burburinho com dúvidas sobre quem a Marvel colocaria como pai já que um pouco antes de ela namorar Luke Cage, saía com Scott Lang, o Homem-Formiga. A prévia de uma capa com mudança de cor da pequena bebê assim que nasceu deixou tudo ainda mais confuso. Mas no fim, a Marvel firmou o pé de que Cage seria o pai e assim a pequena Daniele veio ao mundo. Desde então, Jessica tem sido mãe integral e mesmo sendo uma super-heróina, exceto quando a pobre bebê corre risco. Jessica se aposentou desta vida, nunca mais vestiu o uniforme dedicando-se inteiramente a pequena Daniele e acompanhando seu marido para onde ele for.

Mães Marvel

1-Sue Richards
Apesar das outras colocações serem grandes exemplos de Mãe, não há exemplo maior pra categoria do que a Mulher Invisível. Susan é a primeira e grande mãe do universo Marvel e todo o contexto referente a uma família de super-heróis se reflete no Quarteto. Franklin nasceu numa anual, Fantastic Four Annual #6, de November 1968 e tornou-se assim personagem marcante em todo o universo marvel dada a preocupação que se tinha diante da magnitude de seus poderes. A história da segunda filha, Valéria, é mais complicada. já que envolve uma polêmica história de aborto retconizada e versões futuras paralelas. Sua versão adulta apareceu em Fantastic Four 15 (1999), para mais tarde aparecer regredindo para forma de feto e nascendo da Sue na edição 50 americana em 2002. E ao longo de todos esses anos, Susan vem ocupando um papel de destaque nesta posição não só como Mãe, mas como exemplo de esposa, mulher e líder.

Mães Marvel

Outras mamães obviamente ficaram de fora como Medusa e Thundra, mas a lista total não é lá muito grande. Até acho que algumas heróinas, como Tempestade, já poderiam dar continuidade a nova "geração" de futuros heróis, concordam?

E quem quiser conferir nossa lista de Pais e Filhos publicada ano passado, vai aqui o link!

Coveiro

comments powered by Disqus