sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Jovens Vingadores: O mistério do Patriota

E houve um dia em que seis improváveis jovens heróis precisaram se unir para enfrentar um grande mal que seriam incapazes de vencer sozinhos. Naquele dia, Loki, Wiccano, Hulkling, Gaviã Arqueira, Marvel Boy e Miss América deram início à nova formação dos Jovens Vingadores. O que eles fizeram desde então? Descubra a seguir, na aventura em que o grupo ganha um novo amigo... e talvez perca um velho amigo ou dois...



O arco aqui resenhado foi publicado nas edições 008, 009, 010 e 011 de Homem de Ferro & Thor, com roteiro de Kieron Gillen e arte de Jamie McKelvie... exceto em sua primeira parte, ilustrada por Kate Brown. Nessa parte, vemos por onde andava Thomas “Tommy” Shepherd, o Célere, parte da formação anterior dos Jovens Vingadores: quando a equipe se separou, Tommy foi trabalhar como montador em uma empresa que parece priorizar jovens excepcionais em suas contratações (faz sentido; num mundo cheio de super-pessoas como a Terra-616, por que uma empresa não contrataria algumas delas pra aumentar sua produtividade?). Lá, conheceu David Alleyne, o outrora Novo X-Man Prodígio, que trabalhava lá como atendente para questões de super-pessoas. Apesar de bem diferentes (mas nem tanto, já que ambos odeiam seus trabalhos atuais), os dois rapazes acabaram se tornando amigos, a ponto de Tommy convencer David a ajudá-lo em uma investigação.

Ocorre que, certa noite, as câmeras de segurança do local flagram alguém vestido como o Patriota – outro membro da formação antiga dos Jovens Vingadores – roubando componentes. Sabendo que seu amigo Elijah Bradley estava doente, Célere percebeu que se tratava de um impostor e armou um cerco para capturá-lo. Porém, quem – ou o que – quer que esteja por trás da máscara de Patriota agora facilmente rendeu Célere com um misterioso poder e, em seguida, fez o rapaz desaparecer – e ele mesmo desapareceu também, deixando para trás Prodígio após este recusar sua luva.



Perplexo, mas ainda bastante racional, David decidiu procurar a turma de Tommy (a partir daqui, McKelvie reassume a arte). O problema é que, devido às maquinações de Mãe, os Jovens Vingadores passaram as últimas semanas fora da Terra, vivendo aventura atrás de aventura (e, claro, registrando tudo no Instagram, são super-heróis jovens em tempos atuais). Nesse meio-tempo, Hulkling desabafou com Noh-Varr sobre seu medo de que sua paixão por Wiccano seja criação dos poderes de Billy, mesmo que o jovem mago não tenha consciência disso. O jovem metade kree, metade skrull vinha até se consultando com uma terapeuta sobre suas dúvidas (algo, aliás, que os super-heróis deveriam fazer com mais frequência).



Numa das visitas rápidas do grupo à Terra (afinal, café da manhã reforçado é fundamental depois de baladas e aventuras espaciais), eles foram enfim encontrados por Prodígio, que explicou como os localizou, disse ter visto Mãe manipulando os pais de Billy em outra ocasião em que eles voltaram ao planeta, e avisou sobre o desaparecimento de Tommy. Quando o grupo foi para a cena do crime, Loki conseguiu localizar o rastro do sequestrador, e Miss América surpreendeu a seus colegas ao revelar que tem outro poder, o de abrir passagens para outras realidades no Multiverso.

Ao atravessar a barreira, os jovens mal puderam ver o Patriota, que os provocou pouco antes de fugir para outra realidade. Seguindo seu rastro, eles passaram por uma série de realidades alternativas, uma mais insana e assustadora que a outra. Em uma das poucas pacíficas, criaturas pequenas e adoráveis chamavam Billy de “Demiurgo”, enquanto estrelas no céu formavam seu rosto. Curiosamente, Loki parecia não querer que o rapaz visse isso e convenceu Miss América a abrir outra passagem atrás do Patriota... mas descobriram que a figura misteriosa acabou levando-os para a dimensão nativa de Mãe, que já os esperava. Fugindo às pressas, os Jovens Vingadores não conseguiram levar Hulkling e Prodígio com eles, e enquanto os dois tentavam sobreviver na dimensão de Mãe (retratada de forma brilhantemente metalinguística), David acabou beijando Teddy.



“Mas peraí, ele não namorava a Faísca quando estava nos Novos X-Men?” Sim. Como David explicou, ele é bissexual, mas nunca tinha parado pra pensar nisso, sempre ocupado com as questões mutantes. Mas ali, à beira da morte ao lado do rapaz que sempre é gentil e carinhoso com o namorado, ele resolveu finalmente vivenciar a experiência.

Enquanto isso, os demais Jovens Vingadores foram parar em uma dimensão com uma única habitante: Leah, “velha amiga” de Loki, abandonada por ele no passado. Antes do grupo partir, ela calmamente afirmou que “será vingada”. Deixando-a para trás, o grupo voltou à dimensão de Mãe bem a tempo de salvar seus amigos – não sem antes passar por outras dimensões e recrutar um exército de suas versões alternativas (tentem pegar todas as referências se puderem!). Enquanto ela lidava com o exército, eles conseguiram fugir – mas, antes, Mãe lembrou Kate Bishop que ela está prestes a completar dezoito anos; quando isso acontecer, ela também poderá ser manipulada como os pais de Billy.

Ao final do dia, os sete jovens puderam refletir e constatar que, apesar de ter ajudado Mãe, o misterioso Patriota não está trabalhando para ela. Loki também confessou para Wiccano que ele pode se tornar um messias multidimensional, redefinindo as leis da magia – fato já conhecido por Miss América, que se recusa a dizer por que se interessa no jovem mago. Mas nem tudo acabou bem: ao final do dia, Teddy avisou que precisa se afastar por um tempo de seu namorado, e Billy não precisou de explicações para saber o porquê. Assim, sem namorado e amigos por perto, sobrou a Hulkling sua terapeuta. E, se ele tivesse escapado com os demais Jovens Vingadores da dimensão de Mãe para o mundo deserto na primeira vez, provavelmente teria ficado surpreso em ver sua terapeuta por lá...



O segundo arco de Jovens Vingadores traz poucas respostas e lança muitas novas perguntas no ar. Quem é o novo Patriota e o que ele quer? Quais são os planos que Leah tem envolvendo Hulkling? Qual a ligação entre Wiccano e Miss América? Kate vai ser dominada por Mãe quando fizer dezoito anos? Qual a próxima hashtag que o grupo vai lançar? Não sei quanto a vocês, mas já estou na expectativa pelas próximas edições! #mistériosnoar #Lokiéocara #ressuscitaGertYorkes

comments powered by Disqus