segunda-feira, 27 de julho de 2015

Demolidor: "If you're going to San Francisco/Be sure to wear some flowers in your hair"



Após os eventos ocorridos no volume anterior, Matt Murdock não tem mais licença para advogar no Estado de Nova York. Mas, graças a uma manobra jurídica (os bons advogados sempre acham uma saída para um problema!), o Atrevido descobre um jeito de continuar exercendo sua principal profissão: Ir para o Estado da Califórnia, mais precisamente a cidade de São Francisco.

Obviamente, a ida de Matt para seu novo lar não foi das mais calmas. Após uma rápida luta contra o Homem-Touro, Matt embarca em um desconfortável voo, ao lado agora da sua nova sócia, Kristen McDuffie. Mas, em razão de uma forte turbulência, o avião é obrigado a aterrissar em Milwaukee. E começam os problemas para nosso herói.

Durante a turbulência, as pulsações dos passageiros dispararam a um grau ensurdecedor para Murdock. Acostumado a esse tipo de situação, Matt recorre a um exercício mental para não enlouquecer. Mas, no meio daquelas pulsações frenéticas, o Demolidor percebe algo de errado. Ao desembarcar, mata a charada: Um dos passageiros não tem pulsação! Matt resolve abordar a pessoa, que passa a fugir freneticamente dele. A ida calma para São Francisco foi para o espaço.



Ao alcançar a pessoa, Murdock descobre que o seu nome é Frank. Ele afirma que acordou em Nova Iorque sem saber a razão e que está completamente paranoico e que sua respectiva família estava louca de preocupação. Matt entra em contato com a esposa de Frank, quando quem atende à ligação é o próprio Frank. E, na sequência, Frank passa por uma transformação e se torna o Demolidor!

Após a breve briga, Matt descobre que está diante de um dos adaptóides do Pensador Louco, criado, originalmente, para substituir um importante burocrata. Terminada a missão, no lugar de cumprir sua programação, a máquina transforma adotou outra identidade, emulando completamente a pessoa adotada. Descoberta a razão das transformações, Demolidor e "Frank" vão até o esconderijo do vilão, para que ele seja confrontado e levado à justiça.

Mais uma vez, o Atrevido se mete em uma enrascada. O Pensador Louco, apesar da surpresa, não está despreparado. Sob seu comando, começam a brotar diversos adaptóides de todos os cantos da sala. E o Frank não consegue se escapar de sua programação de não atacar o Pensador Louco. Mas todo advogado tem um truque na manga. Tapeando o Pensador Louco com uma sacada bem interessante, Matt consegue fazer Frank romper sua programação, que passa a espancar o Pensador Louco. Murdock, sem opção, recorre a mais um jogo mental, o que acaba por fritar os circuitos de Frank. O Pensador Louco, apesar de gravemente ferido, consegue sobreviver.


Resolvido problema, Matt entrega o Pensador Louco para as autoridades. Resta, ainda, seguir viagem até São Francisco. Mas o trecho de Milwaukee até São Francisco será bem mais confortável, a bordo de um carro de luxo. Cortesia, é claro, de sua sócia, Kristen McDuffie.

Mas a chegada à cidade de São Francisco não permite ao Demolidor uma merecida adaptação. Ao chegar na cidade, Matt é convocado pela vice-prefeita Charlotte Hastert para salvar sua filha, Chelsea. O Atrevido, além de localizar a garota, consegue resgatá-la de seu sequestradores, o que dá início a uma intensa perseguição pelas ruas de São Francisco.  Mas, no primeiro momento que ambos tem para descansar, Murdock percebe que a menina carrega uma bomba dentro do seu corpo. Matt então corre para um hospital, que é um lugar que tem elevadores, capazes de bloquear o sinal para ativação do celular. Mais uma vez, o Demolidor salva o dia, mas não consegue obter maiores detalhes sobre os captores da filha da segunda em comando na cidade. E até aqui, uma pergunta fica no ar: O que aconteceu com Foggy Nelson?

Após o resgate da menina, Charlotte passa a conviver mais com Matt e Kristen, de modo que a vice-prefeita da cidade recorre ao Demolidor quando as autoridades locais não conseguem conter as ameaças. E Charlotte, em um jantar na casa de Matt, relata dois problemas: Coruja e Mortalha. Um é o conhecido adversário do Demolidor desde os primórdios do personagem. Mortalha, cujo nome verdadeiro é Max Coleridge, um herói que tem adotado métodos muito controversos de combate ao  crime. Entre esses métodos, invadir a a casa do Demolidor durante um jantar com a vice-prefeita da cidade!


Apesar do intenso treinamento que passou, Mortalha é facilmente contido pelo Demolidor. Coleridge, então, propõe uma aliança com o Demolidor. E como prova, fala que o levará até o chefão do crime de São Francisco. O Demolidor embarca na história e segue o vigilante. Max leva Murdock para seu apartamento. E mais uma vez, o Demolidor cai em uma armadilha barata. E, como de costume, o Mortalha é facilmente derrotado pelo Demolidor. Depois da nova surra, Coleridge explica que, se tivesse conseguido derrotá-lo, poderia usar isso como um cartão de visitas para o Coruja, o rei do crime de São Francisco. Explicados os motivos, Matt cria um plano para invadir o covil de seu arqui-inimigo.

Nesse meio tempo, Charlotte visita o escritório de Kristen para obter alguma informação sobre o paradeiro do Demolidor. Enquanto conversam, um cadeirante, com um "forte" sotaque, adentra o escritório, querendo discutir um caso. Kristen faz questão de encaminhá-lo para uma sala ao lado, enquanto dispensa Charlotte. Assim que a vice-prefeita sai, Kristen começa esbravejar com o aparente veterano de guerra, que, na verdade, é Foggy Nelson, que por sinal, está vivo, mas está sendo mantido escondido. Enquanto os dois brigam, Matt liga para falar do seu novo plano.

O plano de Matt para entrar na caso do Coruja é simples. Matt chega à porta do cidadão com uma intimação. Com isso, franqueia acesso à fortaleza do vilão. No entanto, a intimação é falsa, mas permite que Matt e Max entrem na fortaleza. Parece que, dessa vez, Matt acertou. No entanto, a vantagem dura pouco. Leland, usando a paixão do Mortalha por Julia Carpenter (ex-Mulher Aranha e atual Madame Teia) consegue uma vantagem, ao prometer quer irá levar Mortalha até a sua amada. Com isso, Matt perde a vantagem e é jogado em um poço incandescente. Mas Mortalha o ajuda, ao lhe jogar seu bastão e escurecer a sala. Matt liquida os capangas do Coruja e sai da Fortaleza, ao encontro de Kristen.


Além de ser um encontro para jantar, Kristen e Matt trocam ideias sobre o possível paradeiro de Mortalha e Coruja. Após uma breve pesquisa, ficou constatado o interesse do Coruja por novas tecnologias. Matt, assim, deduz que o próxima ataque do Coruja será à uma empresa de tecnologia, usando os moderes do Mortalha. E estará lá para aguardar a dupla. Dito e feito, Matt acerta o alvo, ao perceber a invasão nada sutil de Max e Leland.

Leland explica que está atrás de uma tecnologia que irá revolucionar as comunicações. Trata-se de um projeto que permite o acesso e transferência de dados diretamente ao cérebro. Mas o planos do Coruja são interrompidos pela chega do Demolidor. Começa uma grande bagunça envolvendo Matt, Max e Leland. No meio da confusão, o Coruja consegue se afastar da briga entre os dois vigilantes e tenta pegar a tecnologia da qual veio roubar. Uma grande corrente elétrica passa por seu corpo, fazendo todo o local explodir. Leland sobrevive e é capturado pela polícia.  Mas há algo de novo em seus olhos.  Já Murdock e Coleridge escaparam da explosão. Murdock promete ajudar o vigilante com tudo que lhe estiver a disposição. Assim que Matt termina de falar, Mortalha desaparece no ar, deixando Murdock sozinho.

E mais uma vez, Mark Waid acerta. O presente encadernado ( que abrage as edições 0.1 a 4 da revista americana do herói, lançada como All New Marvel Now Daredevil) é excelente sob todos os aspectos. Mesmo depois de colocar o herói numa enrascada ao ter que escancarar sua identidade secreta, Waid usa isso ao favor do personagem. Ou seja, nada daquele clima da era Bendis. Em São Francisco (uma cidade bem menos carrancuda que Nova York), Matt se torna uma celebridade. Pessoas tiram foto, fazem selfie com guardião da Cozinha do Inferno, dentre outras situações. Tudo isso naquele clima que só Mark Waid sabe tratar o Atrevido. Além de Waid, também não é demais elogiar o trabalho de Chris Samnee e Peter Krause pelos excelentes desenhos. E também merece elogios o editorial da Panini, por publicar esse excelente arco nesse formato.


O que aconteceu com Foggy Nelson? Matt conseguirá ajudar o Mortalha a localizar sua amada? Quais os planos do Coruja? Perguntas que veremos ser respondidas nos próximos números da revista do Diabo da Guarda.

Rafael Felga

comments powered by Disqus