terça-feira, 28 de julho de 2015

Guardiões da Galáxia: Separados e Reunidos outra vez



Como era de se esperar, a Panini resolveu investir numa revista mensal dos Guardiões da Galáxia no Brasil e parece que acertou de cara nessa aposta. Até onde eu descobri, o título vem dado muito certo e se tornou tão bem vendido quanto qualquer medalhão da editora por aqui. E não é a toa. Ao pegar o começo da nova fase do título que saiu por lá seguindo o All New Marvel Now, temos uma ótimo ponto de partida para os novos leitores acompanharem o grupo.

Na primeira edição, vimos não só a entrada do Flash Thompson na equipe como também os Guardiões sendo caçados e capturados a mando de J'son, pai do Senhor das Estrelas e Imperador de Spartax. Era o fim do grupo e das travessuras adolescentes de seu filho pelo espaço. Nas edições que seguem, temos conhecimento do que aconteceu com os demais membros. Rocket Racum foi entregue aos Krees e virou cobaia de estudos dos cientistas pessoais da Inteligencia Suprema. Gamora agora está nas mãos da Irmandade do Badoons, está sendo humilhada ao vivo numa arena repleta de monstros controlados pelos lagartões (sim, aqueles mesmo das histórias clássicas). Drax acabou nas mãos dos Shiars e está sendo julgado por interferir nos planos do Majestor com a Fênix nas últimas histórias publicadas em X-Men. Por fim, Groot que estava de posse na Ninhada foi descartado de um jeito qualquer no planeta Rigel-8.

O único dos Guardiões que não estava numa encrenca até agora era Flash Thompson. Todavia, sozinho e sem experiencia, acabou sendo raptado por um grupo de Skrulls que estava ali no mesmo planeta que ele. Interessados em ter posse daquele item raro, o Simbionte, eles separaram o hospedeiro da criatura e estavam prestes a testar uma união entre um deles e o Venom. E isso foi algo que acabou não dando muito certo.

Preso e sem aceitar as condições de seu pai, o Senhor das Estrelas estava prestes a considerar mudar de ideia desde que seus amigos Guardiões fossem liberados de qualquer castigo pelo Império Spartax. Foi aí que ele descobriu que era tarde demais pra ajudar os companheiros e se rebelou. Como estava sendo televisionado ao vivo para toda Spartax, foi algo surpreendente até mesmo para o Imperador saltar para morte da janela do palácio imperial. No último instante, ele foi salvo pela Capitã Marvel, que estava alerta e se aproximando graças ao mecanismo de ajuda que Stark entregou a Quill na primeira história deste arco.

Uma vez a salvo e com reforço, Peter Quill voltou ao palácio real para recuperar suas coisas e ter uma palavrinha com seu pai. O debate entre J'son e Quill foi tenso e acabou com o Imperador confessando que deixou a mãe de Peter simplesmente morrer nas mãos dos Badoons afim de proteger seu império. Foi algo que saiu de supetão e que o Imperador esqueceu que estava ali sendo televisionado. Em contrapartida, Quill defendeu a existência dos Guardiões da Galáxia e os colocou como mocinhos. Foi o suficiente para a opinião local mudar de lado nesta questão.


O Senhor das Estrelas e a Capitã Marvel conseguiram recuperar a nave dos Guardiões. Gamora foi salva por Angela e deu uma bela lição nos Badoons. As duas até estavam entediadas de lutar e só esperavam ser resgatadas por Quill. Drax foi considerado culpado e sua sentença terminou num combate mortal com o Gladiador, atual Majestor de Shiar. Por sorte, os Guardiões o salvaram a tempo.  Rocket foi devolvido para os Guardiões sem nenhuma resistência. Na verdade, a Inteligencia Suprema disse que esperava que aquele ato fosse visto como um sinal de boa fé e que fosse lembrado no futuro caso eles precisassem da equipe de Quill. Por fim, Groot foi recuperado - em pedaços - de Rigel 8.

Todavia, as principais mudanças aqui aconteceram em Spartax. Com o começo de uma revolta popular, o Imperador J'Son teve que abandonar seu cargo e se esconder longe da Capital. O destino de Spartax estava portanto incerto. Já o novo Guardião da Galáxia, o Venom, estava livre em Luganenhum, mas por algum motivo ainda incógnito não decidiu se unir a equipe.


Como já havia comentado anteriormente, os Guardiões de Bendis são algo bem diferente para o leitor acostumado com a trama intricada dos ingleses Abnett e Lanning. Mas é algo que serve bem ao novo leitor que acabou de chegar aos quadrinhos. Esse arco, repleto de informações interessantes sobre os demais impérios do nosso universo também ajudou a rechear o cenário pros novatos. Aos poucos,  o roteirista parece pegar o jeito com a história e esperamos que evolua pra roteiros melhores. Os desenhos são um primor a parte, capitaneados por Nick Bradshaw e contando também com David Marquez e Michael Oeming, e esse arco pode ser visto aqui no Brasil nas edições 2 a 4 de Guardiões da Galáxia.

Nas próximas edições, vamos dar uma pausa de leve na equipe do presente e conhecer as primeiras histórias da nova mensaldos Guardiões da Galáxia do Futuro, os Guardiões 3000. Eu realmente não vejo a hora de ter isso em mãos.

Coveiro.

comments powered by Disqus