domingo, 21 de agosto de 2016

Demolidor: Sentença Transitada em Julgado



Desesperado. Essa é a palavra que resume a atual situação de Matt Murdock após ter sido completamente exposto pelo Mortalha, por meio do Coruja, que está ligado a um maquinário que consegue invadir todos os sistemas eletrônicos do planeta. E a última cartada de Matt Murdock é seu maior inimigo: Wilson Fisk, o Rei do Crime. Prepara-se: É o último volume da fase Waid! O tempo de Matt está se esgotando.

Após um início de conversa marcado por várias farpas, começa a negociação entre Matt e Fisk. Matt sabe que Fisk tem poder suficiente para toda aquela pressão que está em cima dele desaparecer. Sabe que, se aquilo continuar, as vidas de Foggy e Kristen estão acabadas. Fisk, então, faz a pergunta: O vai ser ofericido? Simples, a morte de Matt Murdock. 

Mas não estamos falando de uma morte literal. Matt oferece a Wilson a possibilidade de controlar todos os passos de sua vida. Enquanto para o mundo ele estaria morto, Matt ganharia uma nova identidade, que somente Fisk a conheceria. Ele continuaria a atuar como Demolidor. A conversa é interrompida por um capanga de Fisk, que lhe mostra um informação fresquinha: Localizaram Julia Carpenter. E Matt vai direto para o aeroporto. Mas Matt não está sozinho. Jubula e Mortalha estão lá também, E a confusão se instaura no saguão do aeroporto.E no final, Julia desaparece. Murdock segue diretamente para descobrir que seu plano, para variar, não é dos melhores.



Fisk, como sempre, tem uma carta na manga. E ela se chama Ikari. Sim, aquele que apareceu nos primeiros volumes. Fisk o contratou para raptar Foggy e Kristen (que estavam escondidos), acompanhados de Julia. Todos jantando. Fisk não quer saber de humilhar Matt. Só quer sua morte. E solta Ikari em cima dele. E se Ikari perder, Foggy ou Kristen morrem. E começa a explosiva luta entre os dois. Mas a selvagem batalha é interrompida pelo Mortalha, que agora está atrás de Fisk por causa de Julia. No meio da confusão, mas vislumbra uma saída para aquela situação, mas a morte de Ikari pelo Mortalha acaba com qualquer esperança. Mas eis que o nobre advogado descobre uma saída.

Matt se veste de Ikari e entrega a ensaguentada máscara de Demolidor para Fisk, que não fica nem um pouco satisfeito. Matt começa a criar uma distração. Em pouco tempo, a farsa é descoberta. Mas Fisk tem outros problemas. Fisk foi completamente exposto. Mortalha, usando o Coruja, expõe cada pedaço de Wilson Fisk, inclusive sua atual localização. Em pouco tempo, o esconderijo de Fisk está abarrotado de policiais. Matt e seus amigos conseguem sair. Fisk, mais uma vez, é preso.

É hora de amarrar as pontas soltas. Julia concorda em se encontrar com o Mortalha, mas tudo não passou de um plano para capturá-lo. Seria acusado pela morte de Ikari, mas o corpo não foi localizado (ainda veremos o vilão por aí?). Matt consegue acertar as contas com a vice-prefeita, mas, em razão da exposição dos segredos dos clientes, a carreira de advogados estava encerrada. O câncer de Foggy está em remissão completa. Ao que parece, está tudo se encaixando. Só falta a coletiva com a imprensa. E nesse momento, o Destemido Homem Sem Medo, não tem coragem de avançar.  



Mas Foggy o convence a avançar. Estamos no século 21. A era onde a privacidade e os segredos estão cada vez mais difíceis de guardar, o que dirá de identidade secretas. E com isso, é hora de viver na luz e não nas sombras.

O encadernado ainda tem mais alguns bônus: Além da história principal (publicada em Daredevil 16 até 18), temos uma pequeno história publicada em Daredevil 15.1, rememorando alguns momentos do passado do Demolidor. Há também a conclusão da história com Misty Knight (publicada em Daredevil - Dark Knights 7 e 8),  com aquele clima de Bad Boys. Por fim, a volta do Mercenário, publicada em Breaking Into Comics The Marvel Way 1.

Foram 11 volumes. Onze volumes que marcaram uma das melhores fases do personagem. A fase Waid foi uma bela mudança no estilo das histórias do personagem. Saindo do clima soturno que sempre acompanhou o personagem, Waid conseguiu fazer belas histórias, casando humor, drama e ação com qualidade ímpar.

E também devemos parabenizar a Panini, que apostou nesse formato, não só para o Demolidor, mas também para outros personagens, como Justiceiro, Viúva Negra, Deadpool, dentre outros, cujas histórias acabariam ficando perdidas se fossem lançadas em alguns dos mixes. O formato, no final das contas, acaba influenciando na qualidade das histórias. Ponto para a Panini   



Acabou! Quais serão as aventuras que o Demolidor viverá? Bom, ele  terá que sobreviver às Guerras Secretas primeiro. 

Rafael Felga

comments powered by Disqus