sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O espetacular Homem-Aranha: Ataque da concorrência


Depois das altas confusões da saga Aranhaverso, já estavamais que na hora do Homem-Aranha colocar sua vida pessoal no lugar, principalmente porque suas responsabilidades como Dono das Indústrias Parker só aumentaram. E já nas duas últimas edições da revista mensal do teioso antes das Guerras Secretas, vemos as principais consequências dessa nova etapa da vida do nosso herói.

Seria apenas mais um dia normal da vida do Homem-Aranha combatendo uma série de monstregos dos esgotos comandado pelo Iguana se não tivesse uma reunião importante naquele dia. E enquanto batia nos bichos, Parker tinha que também atender uma ligação de uma preocupada Anna Maria e uma irritada Sajani (que desrespeitoso pro vilão!). Mas o mais importante é que ele chegou na hora pra reunião com o novo prefeito. Bem, em cima da hora.

O detalhe é que seu principal concorrente era a Alchemax, nova empresa de Liz Allen, que era aconselhada imediatamente por duas figuras pra lá de questionáveis - seu líder de projeto Tiberius Stone e o novo chefe de segurança (e seu irmão adotivo),  Mark Raxton, outrora ex-vilão Magma. Raxton, por sinal, seria o exemplo que Liz teria de regeneração de um vilão na proposta de sua nova prisão para super-humanos. E o que Peter teria pra oferecer?

Bom, Liz sabia que tinha que se preocupar já que por mais que fosse o rapaz atrapalhado que sempre faltava aula, Peter foi o melhor aluno da classe. Então, mais tarde naquele mesmo dia, num bar-casino repleto de super-vilões comandado pela Gata Negra, Tiberius e Raxton foram encontrar o bandido certo para seus planos. Tinham na mão um pagamento justo para o Fantasma, que historicamente todos já sabem que odeiam grandes empresas (ou potenciais grandes empresas no caso).

Voltando para a vida do nosso Sr. Parker, vemos um jantar de família bem complicado quando Anna Maria toma a dianteira para dizer a Tia May e seu marido Jota que ela e Peter não são mais namorados. Apesar do desentendimento inicial que teve com a moça, May lamenta muito pelo sobrinho e se questiona se um dia ele vai se endireitar na vida. Já no laboratório das Industrias Parker,  Sajani se questiona porque está assumindo esse projeto das prisões de Peter. É quando leva uma cutucada de um dos seus empregados, Clayton Cole, ex-vilão Clash, que diz que tudo o que esperava na vida era uma oportunidade pra mudar.

Peter chega em cima da hora pro teste e mais uma vez Anna Maria toma a dianteira de avisar a Sajani que eles não são mais namorados (para desespero de Parker). É nesse momento que um dos funcionários de segurança interrompe os dois falando de uma falha no sistema de segurança - É o Fantasma já entrando em ação. O próximo passo do vilão intangível é controlar de onde estava os drones formadores de escudo criados por Parker contra os próprios funcionários da empresa. Tudo começa a ruir ao redor e Parker obriga todos a evacuar o lugar (enquanto logicamente ele fica pra traz pra resolver o problema).


Sajani fica enlouquecida de ter que perder seu projeto de nanotecnologia (embutido no robô "Cérebro Vivo") e ela resolve tomar uma atitude irresponsável de ir sozinha negociar com o vilão Fantasma. Ela ajudaria ele a destruir os planos de Peter sobre prisão de vilões e ele deixaria o resto da empresa inteira. A resposta, é óbvio, não agradou em nada Sajani. Enquanto isso, Anna Maria tem a ideia de usar a câmara especial de coisas do Homem-Aranha na empresa para colocar os funcionários em segurança. Só que isso, claro expõe que Peter nunca cortou relações e deixou de ajudar o Amigão da Vizinhança como Sajani queria.


Mas Parker está mais ocupado em ter que lidar com a ameaça intangível agora. E parece que ele não foi nem um pouco preparado pra lidar com o vilão desta vez. Coube então a Anna Maria e Clayton Cole salvar o dia usando artefatos sônicos e térmicos de outras uniformes do Aranha para deter o o Fastasma. Juntos, mesmo contra a vontade do herói, eles prenderam o vilão, mas as Indústrias Parker era um prédio em ruínas agora. Parker afirma que aquele é apenas um prédio e sua empresa sobreviverá aquilo. Ele garante, mas só saberemos disso após as Guerras Secretas.


Paralelo a isso tudo, temos uma história da Gata Negra tentando reaver todas as peças de arte que ela roubou até agora de um leilão oficial. Assim, ela vai atrás da compradora e nova proprietária - Srta Vanderkamp. Só que uma das peças do leilão acabou indo parar inadvertidamente nas mãos e Tia May e isso faz com que a Gata tenha que cruzar o caminho do Homem-Aranha mais uma vez. Resolvido o problema de imediato e com a Tia May a salvo, aquele na verdade foi um bom momento para contar a ela o que aconteceu com as Indústrias Parker naquele dia. Já a Gata Negra se firma ainda mais entre os vilões como um chefe do crime organizado. Mas veremos mais dela nas aventuras de uma certa heróina também ligada ao universo do cabeça de teia.


As edições mensais do Espetacular Homem-Aranha 12 e 13 trazem este curto arco que fecha a história antes do maior evento da Marvel de todos os tempos. O que cabe ao Aranha até aqui, sei que opinião geral da maioria provavelmente discorde, mas foram tempos agitados. Tiveos um ótimo e grande arco que certamente vai marcar a  história do herói neste lance do Aranhaverso,  deu um salto na história da Gata Negra como não víamos a tempo, introduziu uma nova personagem um tanto que polêmica como a Teia de Seda e encaminhou Peter para um novo patamar que já sabemos que será trabalhado a pompa no futuro. Em resumo, nesses trinta anos que acompanho o herói, não é assim uma das piores fases como cantam...

Coveiro

comments powered by Disqus