terça-feira, 23 de agosto de 2016

Fabulosos Vingadores: Contraevolucionário


Após os eventos do Eixo, os Fabulosos Vingadores como conhecíamos não existem mais. Muitos debandaram depois que Destrutor sequestrou a Vespa, Wolverine morreu, Thor não é mais Thor, o Capitão América envelheceu e  Solaris agora é mais do que sempre foi. Mas o fato que mais abalou a equipe foi descobrirem que Feiticeira Escarlate e Mercúrio não são filhos de Magneto. Mas quem os criou? É o que veremos nesse arco de cinco partes do segundo volume de Fabulosos Vingadores.

Vampira descobre que Wanda e Pietro sumiram, e organiza uma nova equipe com pessoas ligadas à Feiticeira para procurá-la. Seu ex-marido Visão, o ressucitado Doutor Vodu, o novo Capitão América, Sam Wilson e o redimido Dentes-de-Sabre. Eles rumam ao monte Wundagore, onde os gêmeos passaram a infância, e um dos locais de morada do ser conhecido como Alto Evolucionário e suas criações, os Novos Homens. Eles descobrem que os mutantes estiveram ali, mas usaram um dispositivo para irem para a Contraterra, um planeta menor que o nosso, localizado atrás do Sol, sempre oculto. Doutor Vodu estava começando um encantamento para teleportá-los para a Contraterra, mas ele é interrompido por um dos Cavaleiros de Wundagore que o nocauteia, fazendo seu feitiço espalhar os Vingadores pelo planeta.


Doutor Vodu foi parar em uma área desolada, uma cidade destruída pelo capricho do Alto Evolucionário, onde um espírito o aguardava. Visão aparece em uma cidade futurística, mas inabitada, com apenas uma habitante: uma inteligência artificial semelhante a ele, denominada Eva. Vampira se dá conta ao acordar que é prisioneira de um dos excêntricos cientistas do Alto Evolucionário. O Capitão América também acorda preso à mercê de homens-planta e não tem como fugir e também é transformado em um. Dentes-de-Sabre se vê em meio a uma das cidades dos Novos Homens, mas é interceptado pelo próprio Evolucionário e sua guarda de elite. 

Victor Creed não consegue se desvencilhar da tropa, e acaba sendo feito de rastreador pelo Alto Evolucionário, para caçar os humanos rebeldes da Contraterra. Esses rebeldes haviam capturado Mercúrio e a Feiticeira, e os levaram aos campos de refugiados dos sobreviventes dos expurgos das cidades de Herbert Wyndham, o Alto Evolucionário.  Os Novos Homens mortos nesses expurgos dão origem aos espíritos que clamam por vingança, e encontraram no Doutor Vodu o conduíte necessário para se vingar de seu "criador".

Visão e Eva dão origem à uma nova espécie de sintozóides por conta própria, mas são flagrados pelo Alto Evolucionário, que não se zanga pelo que eles fizeram, e reserva a cidade inabitada para seus descendentes. Mas Eva prefere não deixar sua prole à mercê da loucura do Alto Evolucionário e constrói uma nave para levá-los para outro mundo.

Wanda e Pietro resolvem confrontar Wyndham diretamente indo para sua cidadela, mas são interceptados no caminho pelo Dentes-de-Sabre e seus captores. No confronto, surge Luminous, uma criação do Alto Evolucionário, baseada nos poderes dos gêmeos, que os deixa mais confusos sobre suas verdadeiras origens. Luminous os derrota facilmente e os leva para a cidadela.

Finalmente na presença do Alto Evolucionário, ele acaba confundindo ainda mais os irmãos Vingadores, dizendo que eles não passam de experimentos na longa jornada dele pela evolução perfeita. Nesse interím, o Visão começa a agir para libertar seus companheiros, começando pela coleira do Dentes-de-Sabre, lhe devolvendo o juízo, e ajudando na fuga de Wanda, Pietro e Vampira. Os três correm para evitar que Luminous e o Evolucionário destruam o campo de refugiados, quando naquele momento, um dos homens-planta se ergue em posse de um escudo. Sam Wilson recobrou a consciência e a revolução se inicia.


Iniciado o conflito, Doutor Vodu chega com os espíritos que preferiram se vingar, fazendo o Alto Evolucionário fugir arrastando Dentes-de-Sabre e Luminous para a cidadela. Mercúrio avança contra a cidadela, confiante de que agora pode escrever sua própria história, sem se prevalecer de um destino cruel por achar que Magneto era seu pai - um dos grandes temas em sua longa carreira. Ao confrontar e destruir a armadura de Wyndham, descobre que em sua loucura pela evolução a qualquer preço, o próprio Alto Evolucionário por baixo daquela máscara é um amálgama de imperfeições. Luminous recobre a consciência e os dois fogem por um portal.


Dias depois, de volta à Mansão dos Vingadores na Terra, Wanda não consegue reencontrar a cosnciência de Simon Williams, que devido aos experimentos em Vampira, desapareceu da mente dela. Visão tenta consolá-la, mas em seus pensamentos eletrônicos, dá a entender que ele descobriu nos computadores do Alto Evolucionário toda a verdade sobre o passado de Wanda e Pietro e que isso só faria mal para os dois. 

A verdade então só estará no futuro, pois este arco estreou em meio à polêmica desta capa abaixo, onde muitos acreditavam que os gêmeos deixariam de ser mutantes, para terem a origem vinculadas aos Inumanos, devido à recente explosão da bomba terrígena, aproveitando o atual momento de divisão de direitos entre os personagens pelos estúdios cinematográficos. Personagens mutantes atualmente estão com os direitos vinculados ao estúdio Fox, enquanto que os personagens ligados à franquia dos Vingadores, estão com a Marvel Studios.


Nem uma coisa nem outra aconteceu, mas só o tempo, e os editores da Marvel saberão o que se passou, ou se nada mudou. Este arco de cinco partes e a passagem de Rick Remender pelo título dos Fabulosos Vingadores se encerra por aqui. Começou as Guerras Secretas e um novo universo vem pela frente, das cinzas do antigo Universo 616. Toda a arte deste arco foi feita pelo talentoso Daniel Acuña e foi publicado em Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra 12 a 15.

Jeferson

comments powered by Disqus