quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Homem-Formiga: A nova vida de Scott Lang



Depois de um sucesso mais que justo nos cinemas, a segunda versão do Homem-Formiga conseguiu seu espaço para brilhar em aventuras solo na Marvel. Publicado numa tacada só numa edição encadernada, a Panini lança as novas histórias de Scott Lang e sua trupe pelas mãos de Nick Spencer, Ramon Rosanas e Brent Shoonover. São 180 páginas hilárias que qualquer um que - conheça ou não o personagem - deveria ler.

Nick Spencer já tem um bom histórico com vilões buchas desde que trabalhou em Os Inimigos Superiores do Homem-Aranha. Assim, trabalhar com a figura já mais conhecida do ex-gatuno reformado e herói pouco bem-sucedido de Scott Lang é algo que ele tira de letra. Resgata uma veia humoristica de "perdedor de bem com a vida" do personagem que tira elementos do próprio Filme e traz de maneira inteligente pra cá. Lang tem uma nova chance depois dos eventos do Eixo, quando o Doutor Destino traz sua filha de volta (um pouco mais jovem), mas isso não quer dizer que ele está 100%.

Precisando de um emprego, ele vai recorrer a Tony Stark. Só que o próprio Stark é quem está com a índole questionável depois dos eventos do Eixo e requer um verdadeiro teste para seu futuro funcionário para cuidar da segurança de sua nova empresa. Cheio de candidatos um tanto já esquecidos pela Marvel fazendo pontas aqui pra essa vaga de emprego (e isso inclui até mesmo a nova Besouro com quem Spencer já trabalhou), a coisa não está fácil para Scott. Mas é claro que depois de muitas trapalhadas, ele consegue se provar para Tony e ganha o cargo. O problema é que ele não pode aceitar já que sua ex-mulher decidiu se mudar para Miami e afastar a Cassie para longe de qualquer perigo.


O Homem-Formiga precisa de uma nova vida em Miami se quiser ficar perto da filhota. E para isso precisa conseguir ao menos se manter. É assim que surge a ideia para a Soluções de Segurança do Homem-Formiga, com direito até mesmo de usar o Stark (contra sua vontade) como parte da propaganda. Daqui, vemos uma série de aventuras para o personagem ao menos por a empresa para funcionar, de lutar contra robozão nazista que servia de sistema de segurança do banco onde Lang iria pedir empréstimo até mesmo confrontar vilões de quinta que o confundiram com Eric O'Grady.


Os novos personagens aqui vão reecheando o time de coadjuvantes da revista, como bem serve a Spencer. O Homem-Urso sai do papel de vilão sem rumo para virar contratado como o brutamontes e faz tudo da empresa do Homem-Formiga. Mecanus, que também estava no grupo de apoio de vilões reformados, se junta mais tarde a equipe e serve como um excelente hacker para entender ou mesmo invadir sistemas. E paralelo a isso tudo, a história reserva momentos com diálogos inteligentes entre Lang e sua filha e outros mais tensos entre ele e sua ex-mulher que tornam essa revista agradável para se ler mesmo para quem não é lá muito fã do gênero de super-heróis.


O climax vem quando o verdadeiro inimigo se revela. Depois de um atentado promovido pelo mercenário Treinador e do rapto de Cassie Lang pelo Fogo Cruzado, , descobrimos que o filho de um velho inimigo do Homem-Formiga está por trás de tudo. Augustine Cross raptou a doutora Erica Sondheim, melhor cirurgiã-cardiaca da Marvel, para ressuscitar seu pai - Darren Cross. Vale lembrar aqui em uma nota que nos quadrinhos Darren Cross é diferente da versão cinematográfica, parecendo mais uma figura rosada do Hulk com o ponto fraco de eventualmente precisar trocar o coração que não resistia a sua força por muito tempo. Era dado como morto desde as histórias antigas do Homem-Formiga, mas voltou neste encadernado para uma vingança mais que pessoal.


A ideia de Augustine é usar o coração de Cassie (que esta em simbiose direta com as particulas pym) para dar a seu pai um órgão perfeito para que sempre se ajuste ao tamanho certo das necessidades que seu corpo precisa antes de estourar. E para salvar sua filha, antes que sua ex-mulher descubra, Scott se junta com seus dois novos funcionários - Homem-Urso e Mecanus - para invadir as empresas Cross e soltar a filha. Só que Lang chega tarde demais, tem que confrontar um Darren Cross ressuscitado e ainda garantir tempo para que a Doutora Erica consiga reimplantar um novo coração substituto na pequena Cassie.

Depois de um combate que quase põe as Indústrias Cross abaixo, Augustine e Daren (agora diminuto) fogem. Resta a Scott salvar sua filha, que depois da cirurgia da Doutora parece estar tendo problemas para rejeitar o novo órgão. Então, Scott revive uma das cenas mais clássicas do personagem na fase de Hank Pym. Ele entra no corpo da filha ao ficar numa escala microscópica e começa uma batalha contra as células de defesa. E no fim, deu tudo certo. A doutora Sondheim contou uma história para a Peggy que livrou a cara de Scott, mas ele agora tem dúvidas se deve ficar mesmo perto da filha depois de todos perigos que ela sofreu.

Esse mesmo encadernado ainda traz mais histórias extras excelentes com o personagem. A edição anual remete ao último encontro entre Hank Pym antes de seu sacrifício em A Ira de Ultron. Juntos, eles confrontam o Cabeça de Ovo, impedem o ataque de uma nova versão dos Vingadores I.A., e salvam a cara de um jovem potencial gênio Raz Malhotra. No fim, uma conversa franca entre Pym e Lang, o Homem-Formiga original falou que seu maior medo era um dia ser superado pelo sucessor e por isso no caso de Scott ele estava aliviado. E sim, Hank Pym é um babaca com um ótimo senso de humor. E agora que está morto, a Vespa entrega para Scott a herança de Pym para ele. É um novo laboratório reduzido que se encontra dentro do capacete do Homem-Formiga. Scott não é um grande gênio, mas aquilo seria bem útil. Já Raz ganha o traje do Gigante como presente de Scott.


Por fim, essa edição se encerra com o especial "Ant-Man: Last Days" que conta os últimos momentos do Homem-Formiga antes das Guerras Secretas. A história gira em torno da grande financiadora da empresa de Pym, a banqueira Mary Morgenstern. Ele descobre que na verdade ela é Mary Morgan, a ex-Miss Patriota e que também gerencia um tipo de abrigo para velhinhos que eram heróis na era de ouro. Desta vez, ela usa Lang para questões pessoais e manda ele roubar um artefato asgardiano que poderia rejuvenescer por algumas horas todos ali. E foi assim que antes do mundo acabar aqueles velhos campeões tiveram dias de glória. Já Scott não teve tanta sorte. Quando tentou ver Cassie antes do mundo acabar, descobriu que ela foi para uma excursão do colégio em Atlanta. Por fim, acabou a noite numa boate onde reencontrou a Besouro. Teve sua noite com ela, a melhor dele talvez, mas não uma das piores dela. E assim, tudo se apagou e as Guerras Secretas estouraram.


A Panini fez um acerto (como vem acontecendo sempre nos últimos tempos) em apostar nesse material com um papel em melhor qualidade e vindo em encadernado. Nick Spencer, cujo papel só tende a crescer na Marvel daqui por diante, está numa ótima fase e esse tipo de personagem é justamente o que ele mais sabe trabalhar e desenvolver. Com um campo aberto distante das grande ssagas e sem pressão dos leitores, ele desenvolve uma narrativa muito pé no chão, com um humor que faria inveja aos melhores roteiros de sitcom e sempre vem bem acompanhado de artistas que entendem a importância de uma narrativa que saiba trabalhar diálogos. É uma série que fará falta neste intervalo da Marvel mas que eu já aguardo com ansiedade para a Nova e Diferente Marvel que chegará ao Brasil.

Coveiro

comments powered by Disqus