quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Mulher-Aranha: Nova Roupagem


Depois da louca aventura pelo Aranhaverso, Jessica Drew chegou em um momento da sua vida que precisava parar e refletir sobre sua carreira. Foi assim que exigiu do velho Steve Rogers um tempo dos Vingadores e pontuou sua carreira com uma mudança de ares. E nada melhor para isso do que mudar definitivamente seu visual. Sendo assim, temos uma nova Mulher-Aranha no pedaço.

Denis Hopeless ganha com isso um novo artista para cuidar dessa nova fase e Javier Rodriguez é escalado para dar um visual mais arrojado e menos extravagente para Jessica. O vermelho ainda é o forte, mas óculos de lentes amarelas dão lugar a máscara e o preto se junta ao uniforme e deixa o símbolo da aranha ainda mais estilizado. As teias abaixo dos braços vão continuar, é claro!


Mas toda essa mudança não está sendo fácil para Jessica acompanhar. Se por um lado ela está fugindo da loucura dos mundo exótico dos Vingadores, o dia a dia de vigilante de rua é algo muito mais sorrateiro e pacato. Por mais de uma vez a Jessica vem se enrascando em problemas ao agir exageradamente contra bandidos comuns ou mesmo se intrometendo do jeito errado em operações policiais. Mas talvez a grande solução venha de uma pessoa que a Mulher-Aranha mal conhece, Ben Urich. O reporter que já se encontra com problemas profissionais devido a decadência dos jornais de papel parece ver em Jessica o potencial para casos considerados perdidos.

Assim, mesmo com muita relutância, Jessica acaba cedendo ao repórter e pega o caso de mulheres, filhos ou parentes de vilões de baixa linha desaparecidos e que sequer tiveram denúncia na polícia. O primeiro contato de Jessica com o caso é ao interromper um assalto a banco promovido por Roger Gocking, também conhecido por Porco-Espinho. O vilão mequetrefe teve o azar de topar na frente da Mulher-Aranha, foi derrotado em poucos minutos e... começou a chorar por falhar na missão. Daí, Jessica se deu conta de que um misterioso alguém estava chantageando esses super-bandidos de classe C, mantendo suas familias na escuridão e os obrigando a realizar furtos pela cidade.


A missão de Jessica daí partiu para ir atrás de outros vilanescos da Marvel afim de conseguir mais informações e contava com a ajuda de dois improvavéis parceiros - Ben Urich e um atrapalhado Porco-Espinho. Pensando mais longe que os vilões, Jessica armou uma emboscada, se colocando na fantasia de Gocking e se deixou capturar pelos bandidos. Agora, era questão de tempo até que eles a levassem sem desconfiar de nada até o grande responsável por aquelas ameaças e crimes. Depois de algumas desventuras a la agente secreto, Drew finalmente se deparou com uma cidade formada só por mulheres, crianças e familiares dos vilões de baixa renda. Estavam todas lá vivendo felizes e deixando seus passados obscuros para trás.

Sem o uniforme, Drew se passou por uma delas, como se fosse a esposa do vilão Diamante e assim soube mais da dinâmica de Moon's Hollow. Ao conhecer mais das mulheres dos vilões e tomar toda confiança delas, descobriu que toda aquela operação era promovida por uma tal de Cat. Paralelo a isso, Ben e Glocking acabaram a seguindo até lá de carro e mal sabiam que assim que pisaram no lugar estavam sendo observados. Foram capturados, amarrados e surrados, uma situação horrível até mesmo para sua ex-mulher ver quando os encontrou num galpão junto com a Jessica.


Então, surge a Cat, completamente ensandecida e atacando a Mulher-Aranha para que assim nunca mais vazasse tudo o que estavam fazendo ali naquele lugar. Brevemente, vemos o passado da Cat em suas lembranças e tudo remete a seu marido opressor que a batia por motivo algum. Um dia a Cat revidou e não sabemos mais o que aconteceu com ele. Agora, a moça estava pronta pra fazer mais uma vítima e toda sua loucura acabou trazendo as demais mulheres de vilões contra ela.

As recém amigas de Jessica se colocaram na frente da máquina e impediram Cat de espancar ainda mais a heróina. Foi os segundos certos para Jessica se levantar e reagir. Em pouco tempo, o robô operado por Cat estava em frangalhos e a moça, sem ter mais como se proteger, começou a chorar. Era uma situação muito delicada para Jessica, que ao mesmo tempo sabia que não era certo forçar os vilões a roubarem ameaçando suas famílias, não queria expor aquele tipo de santuário com pessoas que não queriam mais nada além do que fugir desses super-problemas familiares.

Acabaram todas concordando em tocar a vida ali por outros meios sem falsas ameaças em troca da Mulher-Aranha não revelar o segredo de Moon's Hollow. Roger Gocking acabou se acertando com sua esposa e filha, prometendo dar um jeito e mudar de vida para provar que eles poderiam voltar. Já Ben Urich garantiu a Jessica que não escreveria sobre aquela história no Clarim. Em troca, ele estava disposto a seguir com a moça pra novas missões aveturescas.

Nas duas outras duas histórias que seguem neste volume, vemos mais das missões loucas da Mulher-Aranha país a fora ao lado de Urich e do Porco-Espinho (Sim, ele mudou de lado e precisava de um emprego agora como ajudante).  De um ataque de demônios em um abrigo pra velhinhos na Pensilvânia passando por um ataque de um atlante em Illinoius até um grupo de gangues de carros que atuava pela interestadual 70, tudo era parte da nova vida como heróina de Drew.

O último grande perigo, no entanto, aconteceu no Kansas, quando uma cidade com uma população aparentemente zumbi e um caso de carnes de vacas contaminadas com irradiação quase coloca a vida dos três em perigo mortal. Acredite ou não, o mistério foi resolvido dessa vez por Gocking (que mesmo parecendo que não, estava aprendendo) e tudo foi resolvido graças a ajuda que ele teve com a única vegana da cidade. O Porco-Espinho conseguiu derrotar sozinho o vilão assim que descobriu onde ele operava e conseguia controlar todos mentalmente e assim salvou a Jessica de ser espizinhada por vacas hulkizadas e caipiras sem mentes.


E no fim, surge ninguém menos que a velha amiga Natasha Romanoff convocando Drew para os Vingadores de novo. Mesmo contra a vontade da moça, era uma emergência que podia significar o fim do mundo e com isso Jessica Drew é posicionada no ponto da história em que vemos ela ingressar nos Vingadores de Roberto da Costa. E, claro, seu velho uniforme saiu do armário para os momentos finais antes de mundos colidirem.

Quem ainda não leu a edição e curte o estilo mais leve e solto de narrativa que vemos por exemplo nas histórias do Homem-Formiga de Nick Spencer, vai curtir esse material. Denis Hopeless está bem mais solto aqui e consegue trabalhar muito melhor as características de Jessica como protagonistas. A participação do Porco-Espinho aqui é um bônus a parte e a arte de Rodriguez dá um banho no que Land fez até agora. E nessa mesma edição do Homem-Aranha: Aranhaverso 5 temos uma curta historinha do passado do Cabeça de Teia contra o Mistério. E pra próxima edição temos a volta da Gwen-Aranha.

Coveiro

comments powered by Disqus