quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Surfista Prateado: Balada Sideral


O Surfista Prateado e sua nova parceira Dawn Greenwood estão mais conectados do que nunca. A garota, uma terráquea sequestrada por alienígenas para forçar o Surfista a trabalhar para eles, agora é levada de volta à Terra pelo ex-arauto de Galactus.  Mas sua estada com o Surfista não será longa.

Algo de estranho perturba a Terra no mesmo momento em que o Surfista e Dawn se aproximam do Sistema Solar, vindos do Impericon. Ao chegar na órbita de Júpiter, eles são abordados pelos Guardiões da Galáxia, que neste momento estavam controlando tudo que entrava e saía em direção à Terra. Após rápida entrevista, eles são liberados e o Surfista brinca que não vai ficar um segundo a mais do que precisa na Terra, levando Dawn a estranhar tal afirmação. Ao chegar ao nosso planeta, ele sente onde ficava a barreira que o prendeu por mais de doze anos ao se desgarrar de Galactus.

A chegada à pousada onde Dawn mora é comemorada por sua irmã gêmea e seu pai, e pelos moradores atuais. Mas eventos sobrenaturais ocorrem à revelia deles, o que atrai ao lugar nada menos do que o Doutor Estranho e o Hulk, os membros fundadores dos Defensores, do qual o Surfista fez parte. Estranho descobre que aquela noite faz parte de um alinhamento lunar que pode trazer Pesadelo de volta à Terra. Se ele dormir, seu reino não terá fim. Mas na verdade todo mundo já estava dormindo, perambulando como sonâmbulos, incluindo o Surfista - que voltou à forma humana a pedido de Dawn para jantar com sua família e ela mesma era a última humana acordada.


Uma visão do Doutor Estranho dizia que "Só o amanhecer (Dawn em inglês) pode despertar o sonhador antes de findada a noite", então sua forma astral coloca o Olho de Agamotto na testa da garota para que ela veja a verdade das coisas. Juntos, ela e o Surfista procuram onde Pesadelo está dormindo para que possam acordá-lo. Na sua procura, ela presencia os sonhos e pesadelos de sua irmã, de seu pai, e até mesmo do Surfista. Após encontrar o Senhor dos Pesadelos, o Surfista junta as pistas dos sonhos dos outros e manda sua prancha pra estratosfera, para que ela possa refletir a luz do Sol direto nos olhos de Pesadelo. A estratégia funciona, e até Pesadelo está grato, afinal ele passaria o domínio dos terrores noturnos dormindo.

Com a crise resolvida, o Surfista resolve ir embora, mas a irmã gêmea de Dawn, Eve, pede para ele levar a irmã junto, já que em sonho, o desejo dela de se aventurar pelo universo com o Surfista é uma coisa que mudou dentro de Dawn. Com a bênção de seu pai, os dois partem para o espaço sideral.

As coisas com Dawn no espaço deixam o Surfista com preocupações que eram banais para ele, desde que ganhou os poderes cósmicos, como comer, dormir e ir ao banheiro. A paciência do ex-arauto é testada ao limite, mas sua compaixão com Dawn permite que ele cumpra todas as necessidades humanas dela. A certo momento, ela sente suas amígdalas inflamarem, mas o Surfista as remove com o poder cósmico o que a deixa furiosa, e em troca, ela exige sorvete -  no espaço. O que não é problema para ele, já que usando os seus sentidos cósmicos, ele pretende achar o melhor sorvete do universo, o que acaba os levando para um planeta, repleto de seres que são perfeitos em suas funções.


No planeta Primaz, todos os seus cidadãos são perfeitos, onde cada pessoa carrega um distintivo com um 1, indicando que aquele é o melhor do planeta para aquela função, que pode ser desde um sorveteiro, guia turístico, ou uma dançarina de rua. Mas a chegada do Surfista e seus poderes cósmicos, criam uma pequena confusão com a economia local, o que causa a entrada dramática do Guerreiro Um, o soldado supremo de Primaz. Enquanto ele sai no tapa com o Surfista, Dawn acaba conhecendo a Guerreira Dois, uma substituta pro caso de o Número Um não estar disponível, e bem mais razoável que seu titular. Dawn grita pro Surfista arrancar seu distintivo, e instantaneamente, Guerreira Dois passa a ser a número Um, e ordena que seu predecessor encerre a briga. Um agora se autodenomina Guerreiro Zero, e declara que se vingará de Norrin e Dawn.


Seguindo em frente, muitas e muitas aventuras acontecem com os dois, até o momento em que eles encontram uma espécie de baliza, no meio de um nada num ponto do universo. Tentáculos escuros capturam Dawn, fazendo o Surfista procurar ela em vão no breu. Ele tenta de tudo, até que percebe que ele não foi capturado pelos tentáculos, por estar em sua forma prateada. Então ele "desprateia" tornando-se Norrin Radd mais uma vez, e as trevas o envolvem. O desespero de perder Dawn o faz a encontrar rapidamente, e a salva, destruindo a baliza brilhante para que ela não volte a capturar mais ninguém. Para não perdê-la novamente, o Surfista cria um anel para ela feita de sua própria pele prateada, para que ele possa encontrá-la onde quer que ela esteja. Dawn encara o anel como uma espécie de pedido de namoro?


Para comemorar o novo status de relacionamento dos dois, o Surfista dá de presente um passeio de Dawn com a prancha - que ela carinhosamente apelidou de "Amim" (uma aliteração de como o Surfista convoca a prancha). Acidentalmente, por a estar pilotando, eles se chocam contra a superfície de um planeta que estava oculto a qualquer um com o poder cósmico, incluindo o Surfista. O planeta Nova Égide é um mundo de refugiados, sobreviventes de planetas consumidos por Galactus.

O caos se instaura quando seus habitantes descobrem que o desprateado Norrin Radd é na verdade o ex-arauto Surfista Prateado. Dawn fica confusa por todos estarem com medo dele e de seus incríveis poderes cósmicos. É quando ele mesmo diz que era um arauto, e que não queria que ela soubesse daquela forma sobre o seu passado. Ela manda ele ir embora, e os habitantes de Nova Égide dão abrigo a Dawn, e contam para ela quem é Galactus. Mas como uma maldição, Galactus está à procura do Surfista...


Depois de ouvir muito sobre o Surfista, ela usa o anel para chamá-lo de volta. Envergonhado, o Surfista conta toda sua história de como se tornou arauto de Galactus, até o seu exílio na Terra por doze anos. Galactus, seguindo o rastro do poder cósmico do Surfista, chega à Nova Égide. O Surfista tenta detê-lo a todo custo, desgarra uma das luas do planeta e arremessa contra Galactus e sua nave. Mas o ancião cósmico mal se arranha, e tira os poderes do Surfista deixando-o a deriva no espaço. Galactus parece determinado a consumir Nova Égide.

Mas era um estratagema do Surfista. Ele se fingiu de morto, reconstituiu sua prancha e voltou a atacar Galactus. A discussão dos dois é assistida pelos seis bilhões de habitantes de Nova Égide que testemunham como o Surfista virou seu arauto para poupar Zenn-La da destruição. Todos então pedem que poupem seu mundo para tornarem-se seus arautos. Galactus então diz que eles não passam de resíduos, já que ele consumiu todos os seus planetas há muito tempo. Dawn deduz que ele nunca destruiu a Terra, e ela pede para se tornar arauto. Para desespero do Surfista, Galactus aceita e começa a fluir o poder cósmico para a garota.


Apesar dos protestos e todo seu poder, não há nada que o Surfista possa fazer para impedir a transformação, deixando claro que ele ama a terráquea. Neste momento, todas as naves do planeta emergem da superfície ameaçando atacar Galactus em troca da garota que estava se sacrificando por eles. Nova Égide será consumida por Galactus, e o Surfista Prateado procurará um novo planeta para todos aqueles refugiados pela segunda vez.

Dawn é recuperada dos poderes cósmicos, mas o choque de ter passado por tal experiência ainda é grande. Como ficará a relação dos dois daqui pra frente, só será revelado durante as Guerras Secretas, que começaram este mês no Brasil.

Com muito humor, tiradas ótimas, e muita aventura com a excelente arte de Michael Allred e as cores de sua esposa Laura Allred, essa passagem de Dan Slott nos argumentos do Surfista Prateado renderam uma indicação ao Prêmio Eisner este ano. Esta publicação compreende as revistas Universo Marvel 22, 24, 26, 29, 31, 32 e 34. Em dezembro deste ano veremos a conclusão dessa saga em Os Últimos Dias do Surfista Prateado, publicado pela Panini fechando a saga Guerras Secretas. Até lá!

Jeferson

comments powered by Disqus