terça-feira, 23 de maio de 2017

Roteiristas dão entrevista sobre a quinta temporada de Agentes da SHIELD



Considerada a melhor temporada da série até agora, talvez de todas as séries Marvel, Agentes da SHIELD encerrou-se na última semana com chave de ouro. Uma entrevista com os escritores e produtores da série acabou sendo mais que necessária. Confira na integra o que Jed Whedon, Jeffrey Bell e Maurissa Tancharoen falaram com a Entertainmente Weekly sobre o futuro de Coulson e sua turma.


ENTERTAINMENT WEEKLY: Porque o Coulson está no espaço?

JED WHEDON: Ele está? Ou está na frente de um televisor gigante de alta resolução?
JEFFREY BELL: Pode ser uma 4K TV.


EW:Todo time está lá ou isso é resultado daquilo que ele e o Motorista Fantasma falaram disfarçadamente?

MAURISSA TANCHAROEN: Bem, vai ter que esperar a quinta temporada pra saber.
BELL: São todas perguntas pra quinta temporada.



EW: Pode falar o que se passa na cabeça de Coulson nesse momento?

TANCHAROEN: Nesse momento em que ele está no espaço...
BELL: Nesse momento quintessencial pra Coulson ele está...
WHEDON: Ele está um levemente com a cabeça acima, mas parece estar acostumado a isso.
TANCHAROEN: Sim, ele parece estar resolvido neste novo lugar, onde quer que seja esse lugar.
BELL: Sim, para mim com o Coulson é algo do tipo "Okay, isso é que está a minha frente, é com isso que tenho que lidar. De volta ao trabalho". É ele naquela sua casca. "Okay, é esquisito, ou é terrivel".
WHEDON: Mas sempre normal.


EW: O que podem falar sobre o ataque do grupo no final do episódio durante o Jantar. Não parece ser o governo.

BELL: Parece ser uma boa colocação
WHEDON: Ou não é nosso governo, mas sim.


EW: Eles são os novos antagonistas da próxima temporada?
BELL: São perguntas para as respostas das histórias que contaremos no próximo ano.
WHEDON: É, não vai arrancar nada de nós.
BELL: Precisamos de 22 histórias pro próximo ano! São questões que se respondermos um sim, não, talvez, ou isso ou aquilo, vamos pra casa, mas depois ninguém vai mais nos pagar.
WHEDON: Verdade, se nós pudessemos falar da temporada 5, te contaríamos alguma coisa.


EW: Pode nos falar ao menos quanto tempo depois se passará a próxima temporada?

TANCHAROEN: Não
WHEDON: Acho que chegamos ao fim dessa parte.
TANCHAROEN: Você pode assumir que é um tempo depois para que ele se acostumasse a sua nova rotina ao ponto de ele a aceitá-la.
BELL: Ele não está bem barbeado, então digamos que três dias depois.

EW: Também vemos uma luz azul no espaço. Isso é uma pista, ou só é algo no sentido de vermos quão vasto o cenário é?
WHEDON: Oh, é uma pista. Entenda como quiser. Mal posso esperar quando puderem ver. Tudo é uma pista. Mas não podemos realmente falar nada do final. É tudo feito para você ficar se perguntando, então podemos dizer que fizemos o trabalho certo aqui.


EW: O lance do espaço tem haver com a série dos Inumanso de alguma maneira?

WHEDON: Não podemos dizer.

EW: O governo pretendia fechar a SHIELD de uma vez por todas, o que parece ser uma ameaça comum a todas as temporadas. O que pode falar sobre a Terra desde que AIDA usou a Framework em humanos para temer a SHIELD e Inumanos?
WHEDON: Isso definitivamente ainda não está resolvido. Tocamos pouco no assunto da visão publica da SHIELD porque desde a queda do Trikelion e tomada da HIDRA, eles sumiram e esse ano tivemos um relance de que esperança com um "okay, vamos tentar do jeito certo agora. Temos um novo diretor e essa nova missão" e tudo não podia dar mais errado com Daisy que foi filmada cometendo um crime horrivel. É claro que não foi ela. Mas a percepção do público da SHIELD não podia estar mais baixa, então isso ainda não foi resolvido, e ainda teremos mais desdobramentos disto.


EW: A história no próximo ano será primordialmente no espaço, ou teremos uma história dupla acontecendo com o Coulson e outra com o que vem se passando na Terra?

WHEDON: O próximo ano continuará um mistério até o próximo ano.
TANCHAROEN: Isso porque ainda é também um mistério pra nós.
BELL: É por isso que esperamos que as pessoas assistam, para terem suas perguntas respondidas.


EW: Vocês vão separar a temporada em subtítulos também como a última?

WHEDON: Na verdade, isso vem da maneira como a temporada será separada em termos de exibição. Se tudo for lançado do começo ao fim, seria estranho começar a chamá-la de coisas diferentes, mas você saberá mais disso quando tivermos um cronograma. Vamos tentar mantê-la em pedaços.
BELL: Um arco de 22 episódios é muito para algumas pessoas seguirem. Ao quebrá-los em pequenos pedaços diferentes, e introduzindo um pedaço dos antagonistas e os descartando-os, ou movendo-se de espaço para espaço, nossa experiência é que isso se tornou mais atraente pros telespectadores. Isso acaba ficando um pouco mais fácil de digerir quando você quer contar algumas dessas histórias.

EW: May e Coulson parece que admitiram o que sentem um pelo outro. Mas eles optaram por recuar. O que passa na cabeça deles, já que isso é um grande passo par ambos se abrir daquela maneira?
WHEDON: No estilo clássico de May-Coulson, eles optaram por dar um passo de uma maneira que não desse mais passo nenhum. Eles concordam no fim em tipo resetar e dar um passo de cada vez, mas ao mesmo tempo. Ambos admitiram que sentem algo que nunca falaram antes. Ambos meio que falaram "talvez isso seja real" ou "sim, talvez seja". Da maneira clássica, a May se comunica sem se comunicar muito, então como isso afertará a relação mais adiante será algo interessante de ver".


EW: Mesmo a Daisy fazendo um grande discurso no final, como isso vai afertar ela e tudo pelo que ela está passando? Ela vai retroceder ou continuar em frente com esse seu crescimento na próxima temporada?

BELL: No arco desta temporada, Daisy está finalmente se colocando na posição de líder que o Coulson sempre acreditou que ela tinha. No final do ano, seja com Coulson dando um grande discurso para o Fitz ou seja comicionando suas tropas, mesmo sem promovê-las, mas Daisy assume isso. Eu acho que ele está se encaminhando para um papel de liderança a medida que seguimos na nova temporada em um nível maior e sendo algo realmente organico no desenolvimento dela.
WHEDON: Sim, é algo que acredito que ela fez conscientemente.
BELL: Concordo, não foi algo "Oh, melhor fazer isso". Está meio que no DNA dela ser quem ela é.
WHEDON: Correto. No final, ela pensou, "Okay, tenho que levar esse fardo comigo" e se tornou sua missão pessoal. Mas ao retornar ao time, essa missão pessoal passou a incluri eles também. Então vimos a progressão dela começando a dar passos e se tornando confiante ao ponto de que ela pode lidar com o problema.


EW: Simmons falou pra Fitz que não foi culpa dele como um todo, mas isso é algo que Fitz levará consigo adiante?

BELL: Sim, é o tipo de coisa que mesmo que a pessoa te perdoe, leva um tempo para a pessoa se perdoar também.
WHEDON: É seguro dizer que do episódio 21 para 22, vamos acreditar que os dois vão sempre se amar e não vão amar mais ninguém. Mas se isso significa que eles poderão viver juntos e que a relação deles irá sobreviver, é questão que ainda responderemos. Se ele vai superar isso, ela é a única que pode ajudá-lo. Há um grande abismo entre eles agora, cada um deles espera que eles possam ultrapassá-lo.

EW: Mack parece ter superado bem a Framework. É justo dizer que aquilo foi um fechamento para questão da sua filha?
WHEDON: É diferente pra ele do jeito que é diferente pro Fitz. Na última cena com a Yo-yo, você tem aquela sensação de certeza, é algo ressonante e dolorido, mas ele encara como um bônus que ele teve um tempo a mais com a menina de um modo geral. Vai ser sempre uma ligação, mas acho que ele preferiu ter aquele momento com ela do que não ter, por mais que demore para ele pagar o preço emocional por aquilo. Eu não acredito que ele ficou tão danificado quanto qualquer outro ali.


EW: O Motorista fantasma viaja entre reinos. Isso significa que ainda veremos ele num futuro próximo?
BELL: Tudo é possível.


EW: Pode falar do acordo que o Motorista Fantasma fez com Coulson?
WHEDON: Podemos dizer com segurança que aquela coisa dentro dele não é algo pequeno que aconteceu. Aconteceu com Mack porque o Robbie estava preso entre as dimensões, então foi um preço alto que ele pagou para ter o Motorista Fantasma dentro dele. Robbie o carrega. É o grande peso em suas costas. Não é como se ele pudesse pular em Coulson como se fosse qualquer coisa. Qualquer que fosse o acordo, é justo dizer que é algo sério. E você tem noção disso quando o Robbie diz "não te invejo".


A entrevista não entregou muito do futuro,mas certamente pontuou algumas dúvidas abertas do final desta quarta temporada. Por fim, outra notícia relacionada a Agentes da SHIELD é que Clark Greeg, ao participar de um Ask Me Anything no Marvel Studios Subreddit deixou no ar a ideia de que poderia estar dirigindo um episódio ele mesmo na quinta temporada. Será?

Coveiro

comments powered by Disqus