segunda-feira, 22 de maio de 2017

Hugh Jackman, James Mangold e até Russel Crowe falam sobre Logan



Se esse for realmente o ano em que nos despediremos de Hugh Jackman como Wolverine, podemos falar que fechou com chave de ouro com Logan. O filme agora voltará brevemente ao cinema em sua versão preto e branco batizada de "Logan Noir" e mais uma vez Hugh Jackman, James Mangold, o produtor Hutch Parker e até mesmo Russell Crowe voltaram a falar sobre o marcante personagem dos quadrinhos que conquistou a todos no universo dos cinemas também.

Se você foi um dos que ficou desconfiado e indeciso sobre o uso do clone X-24 no filme Logan, saiba que não foi o único. Hugh Jackman também. "Eu estava um pouco cético sobre ter o X-24 sendo feito por mim. Eu entendi o que ele representava e tematicamente a ideia de batalhar consigo mesmo,  o que é claro que é algo que é do cerne do personagem que nós nunca vimos inteiramente acontecer, e que eu amei ver a externalização daquilo ali" relatou o ator e continuou "Eu também sei que eu como ator e os fãs de Wolverine  que vem até mim na rua todo dia gostariam de ver a fúria animalesca insana do Wolverine, certo? Então eu meio que pensei se seria certo o Jim introduzir do meio pro fim do filme aquela fúria animalesca maluca do Wolverine para que ele pudesse lutar contra nosso herói, e se o público ficaria sem saber o que sentir. E eu lembro do diretor falar pra mim "confie em mim, confie em mim" e eu me achei meio babaca por ter duvidado naquela ocasião. Eu disse "só não estou seguro. Vamos explorar mais, vamos explorar mais". Mas quando eu vi o filme, ficou claro por alguma razão, eu acho que por ele ter matado o  Patrick Stewart naquele momento e o público ter odiado ele. Nós colocamos as coisas subliminarmente. Eu mudei a direção do meu nariz, usei lentes de contato - queria parecer um pouco diferente do que eu era. E eu acho que em algum momento criamos o Wolverine que as pessoas queriam ver. Então, de alguma maneira, aquele foi um dos exemplos em que gostei de estar errado".

Jackman também explicou mais sobre aquela cena cortada envolvendo o Dentes de Sabre (que estará nos extras do Blu Ray do filme) e que nos estágios iniciais o roteiro de Logan poderia ser algo bem diferente do que vimos. "Jim e eu conversamos sobre isso. Na minha opinião, ele foi a melhor coisa de X-Men Origins: Wolverine. Eu acho que o Ryan também fez muita coisa ali.  Eu pensei que seria algo muito legal e o script original de X-Men Origins era pra ser um filme muito menor. Então, ficamos meio que brincando com a ideia, de certa maneira, o que colocaríamos em Logan - se poderia ser um filme sobre esses dois irmãos. Então, vieram  circunstanciais diferentes e o filme estava com o dobro de seu tamanho, e tínhamos uma data de estreia já divulgada e tudo mais. Então, aquela ideia nunca aconteceu" revelou Jackman ao Collider.

O ator australiano também lamenta de certa maneira nunca ter conseguido vestir o uniforme dos quadrinhos em seus filmes. "Houve algumas coisas que não conseguimos fazer. Fãs sempre questionavam quando veriam o uniforme azul e amarelo. Tentamos um pouco em The Wolverine, e não aconteceu. No avião, no final, ele abriria uma caixa e lá estaria o uniforme. E eu acho que aquele final acabou sendo cortada.  Então, o uniforme era uma dessas coisas, mas acabou não dando certo" revelou. "Outra ideia que eu amaria usar dos quadrinhos era que todo ano no aniversário de Logan, seu irmão [no caso ele se refere a Dentes de Sabres, que é irmão dele segundo os filmes] vinha e o espancava. Eu sempre achei que essa era um ideia bem divertida e muito ligada a esses personagens. Seu presente de aniversário era um espancamento e é o único momento em que eles se vêm. Eu ficava falando pro Jim 'Podemos colocar isso?" e ele  respondia "Nhé, não é pra esse filme".

O que pouca gente não sabe é que o ator australiano Russell Crowe quase foi o Wolverine nos cinemas no lugar de Hugh Jackman. Numa conversa recente com o  programa de rádio Fitzy & Wippa, Russell Crowe contou porque passou o papel adiante e recomendou o jovem amigo que eternizou o personagem. "Brian Singer era já meu amigo na época. E ele estava me pressionando pra pegar isso. Se você lembrar bem, Maximus (do filme Gladiador) tinha um lobo bem no centro de sua vestimenta e ele tinha um lobo companheiro... e eu pensei na época que isso era algo importante. Então, eu neguei o papel porque não queria ser muito o cara marcado como "senhor dos lobos"... Só que no corte final de Ridley, foi um inconveniente pra ele manter o cachorro vivo. Então, toda aquela coisa de lobo do Maximus, ninguém sequer acabou mencionando ela" disse o ator. Hugh Jackman, por outro lado, fica bastante agradecido pela desistência de Crowe. "Eu devo a ele dois dos meus maiores papéis que tive na vida e que ele desistiu - e me sugeriu no lugar pra eles. Em X-Men, ele era a primeira escolha de Bryan Singer para seu Wolverine. E ele me mencionou também para o filme Australia, de Baz Luhrmann. Ele é muito inteligente e generoso" disse Jackman numa entrevista muito tempo atrás de 2012.

Outra curiosidade sobre o começo da carreira de Jackman foi que ele desconhecia que o Wolverine era realmente um animal de verdade local do Canadá. "Eu nem sabia que existia um wolverine (ou Carcaju, como traduzimos no Brasil). Eu literalmente, comecei a fazer pesquisa sobre lobos na época. Eu estava pesquisando eles por três dias e estava fazendo meio que por conta própria. E eu lembro de estar numa sessão IMAX em Toronto e havia uma sessão de documentário IMAX sobre lobo e pensei, vou assistir isso aí" lembrou o ator. Jackman revelou que logo nas primeiras cenas, ele tentou andar diferente, meio que emulando um lobo, o que chamou a atenção de Singer. "Ele perguntou porque eu estava andando de um jeito engraçado e eu respondi que estava fazendo aquilo como se fosse um lobo. E ele retrucou perguntando se eu sabia que meu personagem não era um lobo. Eu respondi que 'bem, não há essa coisa de Wolverine também, né' ao que o diretor respondeu com um sorriso 'cara, vá pra um zoológico'. Eu realmente, não sabia que eles existiam".

 


E quanto ao futuro do personagem na franquia mutante? O produtor Hutch Parker acredita que não o veremos tão cedo. "Eu acho que é o momento para nos focarmos em outros personagens. Eu acho que tem um parte de nós que acredita que o Logan, vivido por Hugh, é uma performance definitiva do personagem. E acho que todos estamos meio hesitantes quanto  a ideia de rebootá-lo de alguma maneira. Então, por hora, nós vamos olhar pra outras coisas e explorar a outra parte do universo. Particularmente agora que tomamos umas decisões tonais mais drásticas, eu acho que isso abre novos espaços também, para vermos outros gêneros dentro dos filmes de quadrinhos. Vocês viram isso em Guardiões da Galáxia, que eu acredito que é um exemplo excepcional. E obviamente Deadpool e Logan agora, mas acredito que há muito mais por vir" comentou ele pra o site Screen Rant.

Hutch Parker também conversou com o Cibemablend sobre o passo que deram pra começar a produzir filmes de alta censura dentro do tema de Super-heróis. "Tivemos conversas sobre diferentes interações mesmo antes de The Wolverine, sobre fazer uma narrativa mais pé no chão dentro do universo. Candidamente, eu não acho que estávamos preparados ainda. Jim (Mangold, diretor de Logan) foi meio que um catalizador dissoe de muitas maneiras diferentes, galvaniou a confiança do estúdio em fazer algo tão arriscado" disse o produtor e completou "Eu honestamente não consigo imaginar outro diretor fazendo algo parecido com o que ele conseguiu naquele filme. E o quão significante as mudanças ocorrem na narrativa, nas filmagens"


Por fim, o diretor James Mangold em nova entrevista pro CinemaBlend elaborou mais sobre o final do seu filme. "Algo sempre nasce de uma tragédia. De muitas maneiras, eu olho pro filme e acredito que seja um final feliz do jeito que é. Ao menos, pra perspectiva do personagem do Wolverine. Eu acho que, diferente de qualquer coisa que você já viu previamente nos sete ou oito filmes, ele está feliz em seus momentos finais na Terra. Ele está feliz. Ele de certo modo parece satisfeito, e eu acho que poucos de nós poderemos dizer na nossa breve partida deste mundo. O que subitamente sentimos tudo e que sentimos que temos já a experiência de tudo. E eu acho que de certa maneira, a performance de Hugh realmente transcende, ele se comunica e isso nos deixa mais comovidos do que em luto" disse. Na entrevista pro ScreenRant, sobre a possibilidade de um filme da X-23, se as conversas com a FOX realmente andarem, Mangold falou que seria "um filme muito honesto sobre jovens, é o que eu diria. Um filme honesto sobre jovens em crescimento".

No Brasil, a pré-venda pra os DVDs e Blu Rays de Logan já estão abertas e a data de entrega está prevista para 22 de Junho. Ele já vem com  um extra da versão "noir" do filme (que será exibida também no Brasil), além de cards colecionáveis e uma versão de luxo em caixa de aço.


Coveiro

comments powered by Disqus