quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Quem é a bruxa Alice "Wu" Gulliver de Agatha desde Sempre nos quadrinhos?

No segundo episódio de Agatha desde Sempre, vemos que a manipuladora Agatha Harkness (Kathryn Hahn) reúne um coven de bruxas para enfrentar os desafios da Estrada das Bruxas. Já falamos aqui sobre duas delas, mas a terceira que falaremos agora, Alice Wu-Gulliver, é talvez a mais desconhecida dentre as que já citamos. Inspirada numa personagem dos quadrinhos que só esteve em duas histórias, Alice Wu-Gulliver (Ali Ahn), é filha de uma bruxa música e alguém que afirma não acreditar em magia. Ou seja, mais uma peça 'quebrada' para o grupo reunido por Harkness aqui. Mas qual a semelhança dessa Alice com a sua versão das histórias em quadrinhos?


 Alice Gulliver foi criada pelo escritor James Robinson e pelo artista Mike Perkins, e apareceu pela primeira vez em Doctor Strange: Last Days of Magic #1. Sua trajetória na Marvel Comics é bastante curta, o que faz com que sua escolha para fazer parte da série seja algo bastante particular. Sua primeira história é focada mais em sua mãe, e como ela salvou o Doutor Estranho no passado, e ela se recorda dessa memória nessa única edição que serve de história de origem.



Uma detetive da polícia de Hong Kong, Alice Gulliver é filha do sargento britânico Adam Gulliver e da guardiã mágica conhecida como August Wu de Coral Shore. Quando sua mãe foi morta por uma entidade demoníaca, os poderes de August Wu passaram para Alice. Agora conhecida como The Wu, Alice usa magia para aprimorar suas armas na luta pela justiça.

Além de ser uma policial habilidosa, Alice Gulliver combina seu treinamento de combate com a magia que herdou de sua mãe. Ela imbui as armas e armas que empunha com encantos taoístas que aumentam seu poder, permitem que elas se dobrem no meio do disparo e podem desviar de tiros adversários. Ela também empunha uma adaga que pode romper o véu dimensional.

Enquanto sua mãe queria que Alice seguisse uma carreira como empresária trabalhando com sua avó, Madame Lan, ela desejava se tornar um membro da polícia como seu pai. Uma noite, quando Alice era adolescente, sua mãe foi morta por um agressor mágico demoníaco. Alice acordou percebendo que seu cabelo havia mudado de sua cor castanha natural para vermelho, a cor do cabelo de sua mãe. Mais tarde, seu pai foi morto por uma das Tríades Chinesas.


Alice cresceu para se tornar uma detetive de polícia enquanto usava as habilidades mágicas herdadas de sua mãe a seu favor. Ela também usou uma versão mais curta do título de sua mãe, atendendo pelo pseudônimo de simplesmente "A Wu". Ela estava procurando pelo assassino demoníaco de sua mãe enquanto fazia seus deveres policiais quando se encontrou com a Feiticeira Escarlate e ambas investigam as atividades do Tongji Negro, que liderava a Tríade dos Seis Perdidos. 

A Feiticeira Escarlate visita Hong Kong após uma série de distúrbios no equilíbrio místico da cidade. Ela se aproximou da avó materna de Alice para localizar a herdeira do poder de August Wu. Wanda encontra a detetive Gulliver lutando contra a Tríade, onde Alice revela a Maximoff que ela mantém um perfil discreto devido a acreditar que as exibições extravagantes de sua mãe foram o que a mataram. Wanda a convida para o Parque da Cidade Murada de Kowloon, onde ela acredita que o Tongji Negro está usando a energia de milhares de almas presas em Kowloon para dar poder a si mesmo e à Tríade que ele fortalece.



A Feiticeira Escarlate pode enfeitiçá-los em sua sede dimensional, mas apenas o poder do Wu pode derrotá-lo. Alice confronta o Tongji, que lhe oferece informações sobre quem matou sua mãe em troca de lealdade. Ela se recusa e os dois lutam. Durante a luta, Alice percebe que não pode vencer o seu inimigo com magia, pois ele era muito superior. Então, ela engana o Tongji disparando uma bala não enfeitiçada que perfura seu escudo místico e o mata. Sua morte quebra o domínio mágico sobre os mortos, liberando todas as suas almas para o além.


A personagem similar mas distintamente reimaginada Alice Wu-Gullivr de Agatha desde Sempre estreiou no Episódio 2. Agatha chama Alice não apenas de Bruxa de Proteção, mas de Bruxa de Sangue, esta última graças à mãe de Alice ser Lorna Wu da banda Lorna Wu and the Coral Shore. Lorna, uma amada "deusa do rock" (muito respeito por essa energia de Stevie Nicks), é responsável pela "versão mais famosa" da "Ballad of the Witches' Road", a mesma música que o novo coven de Agatha canta durante os minutos finais do episódio.

Quando Agatha menciona Lorna, o Adolescente demonstra todo seu lado fanboy sobre a cantora bruxa, dizendo que sua mãe conseguiu ver a turnê final de Lorna antes da morte da deusa do rock. Dados os mistérios que cercam a identidade do Adolescente, essa referência parece importante o suficiente por si só; Agatha adiciona camadas ao lado de Alice das coisas ao revelar que Lorna supostamente morreu na Estrada das Bruxas.

Quando Agatha e o Adolescente encontram Alice, que é uma ex-policial, ela está trabalhando como segurança no shopping Westview. Dizer que Alice parece subestimada em seu trabalho é um eufemismo, dada a rapidez com que seu chefe a demite por causa da pequena enrolação de Agatha fazendo uma falsa tentativa de furto da loja. O chefe até mesmo chama Alice de "nada além de azar", potencialmente sugerindo que Alice não teve uma vida fácil. Alice zomba do Caminho quando Agatha e o Adolescente a abordam pela primeira vez, descartando-a como nada mais do que uma música que gerou um "culto" - mas, tentada pela possibilidade de respostas sobre o desaparecimento de sua mãe, relutantemente aparece na porta de Agatha mesmo assim.

Em uma entrevista exclusiva com o Screen Rant, Ali Ahn descreveu o dilema interno de Alice: "Acho que a diferença com Alice é que ela está realmente se escondendo de ser uma bruxa. Ela está meio que desconectada dessa parte de si mesma e acho que Agatha vindo encontrá-la é genuinamente surpreendente." A reputação ameaçadora, mas às vezes gratificante, que já cerca a Estrada das Bruxas combinada com a necessidade de Alice de encerrar a história sobre sua mãe e não ter consciência de seus poderes (ou, talvez, ela tenha passado a vida ignorando-os), quase garante que a jornada de Alice pela Estrada será repleta de autodescoberta e perigo.

Saiba também sobre as outras bruxas que formam o Coven da Agatha, no resumos que fizemos sobre Lilia Calderu e Jennifer Kale.

Coveiro

comments powered by Disqus