segunda-feira, 19 de julho de 2010

Arte no 616 #001

Nosso site (meu, seu, de todos que lemos e o fazemos acontecer) já tem 3 anos e meio de vida. De pouco em pouco fomos progredindo por aqui, aumentando a quantidade de leitores e nossas atividades. Veio o podcast (Inominata), o canal616, o tão falado Mday. Pensa que paramos? Nunca. Hoje vamos estrear mais uma novidade do UniversoMarvel616 que conta com a colaboração de nada mais, nada menos que a desenhista brasileira Adriana Melo: o “Arte no 616”.

Arte no 616

Isso mesmo, caro leitor! Agora você terá um espaço aqui no site para expor seu talento. E, como diria o comercial de produto polishop, "não é só isso"! Além de poder mostrar sua arte aqui, você terá a avaliação e comentários da desenhista Adriana Melo! Tudo começou quando observamos a quantidade de fãs e aspirantes a desenhistas que rodeavam a ídola no Marvel Day tentando que ela visse, comentasse, desse alguma dica sobre seus desenhos. Isso nos lembrou que anos atrás, as revistas nacionais tinham um espaço para o leitor expor sua arte, que infelizmente não existe mais.

Juntamos a fome e a vontade de comer, e levamos a proposta a nossa amiga mais famosa e simpática. Adriana adorou a idéia, e a partir de hoje é a colaboradora mais ilustre deste site. Então aprecie aqui o primeiro “Arte no 616”!

Arte no 616

Nossa primeira vítima é a intitulada “Kelly, fã do iron man”. Ela tem 15 anos e mora em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ela foi insistente, pedia pra mostrar os desenhos pra Adriana no Mday, para por no site, comentário atrás de comentário. Ela insistia. Eu, (Cammy), dei então meu e-mail, vi os desenhos e gostei. Chamou minha atenção por ser uma menina de 15 anos que, além de insistente, reclamava do preconceito na escola de ela desenhar “coisas de menino”. Então comecei a juntar a idéia que com todos editores se tornou esse espaço e, por isso, ela será a primeira.

Kelly mandou os seguintes desenhos e mensagem:

“Sou fã da Marvel de pouca data, desde 2008, quando assisti a HOMEM DE FERRO e virei uma fã dele. Comecei a ler seus gibis e desde então eu acesso o site de vocês pra ler as novidades. Ultimamente, acompanho a notícia sobre o grande evento do MDAY e algo me chamou atenção: um concurso de desenhos!!!

Eu adoro desenhar super-heróis (e sempre recebo críticas por isso, por falarem que meninas devem desenhar coisas bonitas e eu desenho super-heróis - tenho até meu próprio grupo de heróis) e quando li essa notícia fiquei ao mesmo tempo feliz e triste (porque é longe da minha cidade e não tenho como ir aí no dia 19, presa com as provas).

Então... eu gostaria de fazer um pedido: pelo menos vocês poderiam ver os meus desenhos e mostrá-los pra ADRIANA DE MELLO??? Eu gostaria que um desenhista profissional desse seu parecer sobre eles ou, se não, apenas publicá-los no seu site...

Putz, tô tentando há algum tempo publicá-los na internet. Meu sonho é ser uma grande desenhista e trabalhar em editoras de quadrinhos como a MARVEL (desenhando IRON MAN, é claro). Então se pudessem fazer-me este pequeno favor, estarei grata.

Abraços,
Kelly (uma grande fã do Homem de Ferro e da Cammy =D)


Arte no 616

Arte no 616

Pois então, Kelly, este é seu dia de sorte! Adriana Melo viu seus desenhos e mandou a seguinte mensagem:

“Kelly, sou apaixonada por desenhar armaduras mais tudo que seja metálico, então também amo Iron Man. Ah sim, falando do seu desenho!

Gostei bastante do sombreamento, do desenho do tórax, ombros e cabeça e do desenho da armadura como um todo. Armaduras e detalhes metálicos fazem qualquer um se perder fácil na anatomia e proporções, são complicados de desenhar mesmo. Existem 3 pontos que precisariam ser melhorados:

*os braços estão muito curtos em relação ao corpo

*a idéia da pose é boa mas precisaria de algumas correções, como esticar uma das pernas ou colocar os joelhos em primeiro plano (se ele está criando energia com as mãos elas deveriam estar com as palmas voltadas pra cima).

E ainda sobre a pose uma dica: a gente tem que fazer o desenho pensando em quem está comprando a revista, editores, etc. então, mesmo que quando a gente desenhe não veja mal naquilo, outros verão. Digamos que o ideal seria essa bola de energia estar mais pra cima, com os braços mais dobrados evitando a atual, digamos, localização XD


*sobre o sombreado, você deve sempre pensar na parte gráfica ou seja: bloco de preto/ meia sombra/ luz à preto >> hachuras >> áreas brancas. O que a gente vê em cinza claro entre o branco e o preto deveria ser tratado com hachuras aqui e ali.

Kelly, tudo isso são dicas pra melhorar ainda mais seu traço, fico contente por ver o trabalho de uma garota e ainda com um personagem complicado como o Homem de Ferro. Continue treinando, viu? É a chave.

Adriana Melo”


Gostaram?? Ficaram com vontade? É só mandar seus desenhos (de preferência scaneados) para nosso e-mail marvel616@gmail.com com o título “Arte no 616” no assunto e torcer para você ser o próximo a receber dicas de Adriana Melo.



Cammy (e editores)

comments powered by Disqus