terça-feira, 1 de maio de 2012

Maratona 616: Top 10 Vilões dos Vingadores

Depois dos vilões do Homem de Ferro, Hulk, Wolverine, Thor (apenas adversários mitológicos), dos X-Men (apenas os primeiros), do Capitão América e Motoqueiro Fantasma é chegada a hora de mais uma galeria de vilões ser apresentada, dessa vez, obviamente, mostrando os inimigos dos Vingadores, os heróis Marvel do momento nos cinemas.

Vingadores

10 – Capuz

Vingadores

Embora seja um vilão recente dos Vingadores, o Capuz merece figurar nessa lista, principalmente por sua persistência e perspicácia. Parker Robbins era apenas um bandidinho de quinta, quando deparou-se em um armazém com uma estranha criatura, que ele matou a tiros. Ele vestiu o manto e as botas da criatura, descobrindo aos poucos vários poderes místicos que essas roupas proporcionavam, tais como levitar e invisibilidade. Parker então mostrou-se ambicioso, tomando o lugar do Rei do Crime ao montar sua gangue, que tinha como principal diferencial a cooperação plena. Tornaram-se os principais inimigos dos Novos Vingadores, especialmente durante o Reinado Sombrio, onde Parker tornou-se um dos principais aliados de Norman Osborn. Acabou sendo revelado que o manto era ligado a Dormannu e essa servidão cobrou seu preço, quase destruindo Parker. Sem poder, aceitou as Pedras das Nornes de Loki, mas acabou novamente traído e sem poder. Atualmente está na busca pelas Joías do Infinito, mostrando que é complicado detê-lo.

09 – Inteligência Suprema

Vingadores

Quando os Skrulls começaram a criar um cubo cósmico, os seus antigos rivais, os Krees, não quiseram ficar para trás e criaram a Inteligência Suprema, um computador orgânico que unia as maiores mentes krees em um só lugar, visando que essa união criasse seu cubo. Com o tempo, a Inteligência aumentou de importância e acabou assumindo o poder e controlando o império, percebendo que sua raça tinha chegado em um beco sem saída evolucionário, adotou a missão de evoluir seu povo de alguma forma. Durante anos teve participação ativa a frente do império e, frequentemente, a rivalidade com os impérios vizinhos a colocou em choque com os Vingadores, como no caso da Guerra Kree-Skrull e no conflito Shiar-Kree. Nesse um passo decisivo da Inteligência abalou o povo kree, pois ela explodiu uma bomba negativa que aniquilou o império, acreditando que os sobreviventes poderiam, finalmente, evoluir. Diante desse genocídio, os Vingadores se dividiram e uma facção, liderada pelo Homem de Ferro, decidiu aniquilar a Inteligência. Ela acabou sobrevivendo, encontrando seu fim nas mãos de Ronan, que a encontrou em um estado de semi-vida, causado pela Dinastia Fiyero.

08 - Conde Nefária

Vingadores

O Conde Nefária é um dos mais antigos inimigos da equipe, enfrentando-a ainda em seus primórdios. Na ocasião, Nefária era um dos líderes da organização criminosa Maggia e todos nesse grupo estavam preocupados com os Vingadores atrapalhando seus negócios. Nefária, em seu papel de filantropo, atrai a equipe ao seu castelo com a desculpa de um evento de caridade, deixando-os em animação suspensa e usando ilusões da equipe para ameaçar a população, criando um sentimento anti-Vingadores em todos. Claro que quando são soltos e começam a ser caçados, os heróis suspeitam que foi algo no castelo, retornando para lá, derrotando e desmascarando o vilão. Desde então enfrenta a equipe ocasionalmente, liderando o grupo Legião Letal, com a Maggia, sozinho ou aliado de sua filha, a Madame Máscara. Aliás, foi graças a ela que ele reapareceu recentemente, já que ela o procurou para conseguiu ajuda para seu amante Capuz, que estava novamente sem poderes.

07 – Korvac

Vingadores

Michael Korvac era um técnico de informática em uma realidade paralela. Sua versão da Terra foi dominada pelos Badoons e ele foi um traidor de sua própria raça, colaborando com os inimigos. Por causa de um acidente, acaba tornando-se um cyborg e, posteriormente, é capturado através do tempo pelo Grão-Mestre, que pretende usá-lo como peão contra os Defensores. Ele perde a luta propositalmente para analisar o poder cósmico do vilão, conseguindo voltar para a realidade 616 posteriormente. Uma vez de volta, encontra a nave de Galactus e acaba imbuído com o poder cósmico, tornando-se quase um deus e recriando um corpo humanóide perfeito, dirigindo-se para o domínio da Terra. Claro que isso o coloca em rota de colisão com os Vingadores, que o enfrentam e impedem de tornar a Terra sua própria utopia.

06 – Immortus

Vingadores

Immortus também é um vilão antigo da equipe, enfrentando-os quando se aliou aos Mestres do Terror. Ele valeu-se de figuras conhecidas e mitológicas da história, mas parecia mais um feiticeiro do que um viajante do tempo. Posteriormente, revelou-se que ele era a versão futura de Kang, que cansado da guerra tornou-se servo dos Cronometristas e senhor do limbo temporal. Desde então não é apenas inimigo dos Vingadores, mas do próprio Kang, que tenta evitar esse destino a todo custo e já enfrentou seu alter-ego em guerra aberta. Uma das mais marcantes foi em Vingadores Eternamente, onde Kang recruta membros da equipe de várias épocas diferentes para derrotar sua versão futura. Aqui descobrimos que Immortus estava presente em vários momentos, inclusive foi ele que oficializou alguns casamentos (Wanda e Visão, por exemplo), tudo para tornar-se de fato o mestre do tempo. Outras participações de Immortus foram na manipulação mental de Tony Stark, hoje ignorada, mas que tornou-o um vilão e o fez voltar-se contra a equipe.

05 – Thanos

Vingadores

O titã louco é um dos mais terríveis vilões dos Vingadores e, para falar a verdade, de todo o Universo Marvel. Apaixonado pela Morte, sempre procurou realizar uma quantidade significativa de mortes para prestar tributo ao seu amor e, para isso, procurava atingir a divindade. Sua primeira tentativa foi a procura pelo cubo cósmico, onde ele obteve sucesso, mas acabou derrotado pelo Capitão Marvel. Depois disso partiu em busca das joías do infinito, mas a ação conjunta dos Vingadores, Homem-Aranha, Coisa e Adam Warlock colocou um fim aos planos do vilão, que foi transformado em pedra. Anos depois, a Morte se deu conta que tinham mais pessoas vivas do que todas as que já morreram antes, então trouxe seu amado de volta e lhe deu a missão de chacinar metade do universo. Ele a convenceu que precisaria das jóias e, em posse delas, fez metade da vida sumir, o que voltou todos os heróis contra eles. Destituído de poder, acabou ajudando os heróis contra as contrapartes malignas de Warlock, mas Thanos é sempre Thanos e ocasionalmente ele age em busca de poder. Aliou-se às forças do Aniquilador, mas com seus próprios planos contra esse vilão e acabou morto por Drax.

04 - Loki

Vingadores

Há link para os vilões do Thor aqui, onde obviamente se encontra o meio-irmão maligno do deus do trovão, mas ele não poderia ficar de fora da galeria dos Vingadores, principalmente porque a equipe se formou por causa dele. Visando utilizar o Hulk contra seu irmão, Loki acaba atraindo acidentalmente outros heróis, que permanecem unidos contra ameaças que eles não poderiam enfrentar. Depois disso, ocasionalmente os estratagemas do deus da trapaça acabam atingindo os Vingadores, como foi recentemente com o cerco de Asgard.

03 – Barão Zemo e os Mestres do Terror

Vingadores

Os Mestres do Terror são um grupo inimigo antigo, criado ainda por Heinrich Zemo, buscando vingança contra o reanimado Capitão América. O grupo original ainda contava com Encantor e Executor e alguns combates depois Zemo acabou morrendo. Talvez esse grupo nem estivesse aqui, se não fosse a nova encarnação da equipe, dessa vez liderada por Helmut Zemo, o filho do barão original, que forma um time muito mais numeroso e poderoso, contando com membros como Gangue da Demolição, Mr. Hyde e Golias. Os novos Mestres do Terror causam uma das mais humilhantes derrotas já sofridas pelos Vingadores, onde nem o mordomo Jarvis foi poupado de uma surra. Claro que os heróis viram o jogo, mas a situação ficou tão desesperadora que parecia que a derrota era certa. Zemo ainda transformou a equipe nos Thunderbolts, em um plano ousado que quase valeu a conquista da Terra.

02 - Kang

Vingadores

No ano de 3025 de uma Terra paralela, Nathaniel Richards encontrou um povo belicoso, que ia contra seus esforços de paz, visando conseguir mais armas com o conhecimento dele. O Quarteto Fantástico o encontrou e tirou dali, mas sua tecnologia foi deixada para trás e um dos habitantes transformou em uma máquina do tempo em forma de esfinge, que foi utilizada por ele para dominar o Egito como Rama-Tut. Deposto pelo Quarteto, retornou ao seu tempo, mas um encontro com o Dr. Destino o inspirou a adotar um visual semelhante e assim nascia Kang, o Conquistador. Enfrentou os Vingadores diversas vezes desde então, tornando-se um dos principais inimigos da equipe. Uma história que merece destaque foi sua aliança com uma equipe de Vingadores de épocas diferentes, visando derrotar sua contraparte futura, Immortus. Kang conseguiu gerar uma linha alternativa onde não irá se tornar esse vilão. Falando em evitar destinos, uma versão jovem do vilão tornou-se o jovem vingador Rapaz de Ferro e tentava evitar seu destino maligno a todo custo, mas nesse caso, ele não obteve sucesso.

01 – Ultron

Vingadores

Alguns podem até duvidar de outras posições nessa lista, mas o primeiro lugar precisa ser de Ultron. Criado por Hank Pym, ele é o caso clássico de criatura voltando-se contra o criador. Pym o criou com suas próprias ondas mentais, mas o robô desenvolveu inteligência própria, evoluiu o próprio corpo cinco vezes e, como Ultron 5 voltou-se contra seu "pai", hipnotizando-o para que o cientista esquecesse que o havia criado. Ultron foi responsável pela criação do Visão, mas o sintozóide aliou-se aos Vingadores e ajudou a destrui-lo, mas uma das habilidades mestres do robô é recriar-se e evolui, retornando com um corpo de adamantium. Recentemente, sua ameaça elevou-se para níveis cósmicos, pois ao ser banido para o espaço depois de um breve período como "Ultrona" acabou unindo-se a Falange, mudando drasticamente o modus operandi da raça e quase aniquilando todo o Império Kree.


E assim termina mais um Top10 maligno e também nossa Maratona616, mas fiquem ligados que novas notícias sobre o filme devem pipocar nos próximos dias com a estréia norte-americana e aguardem ainda mais um podcast especial sobre os Vingadores.


Eddie

comments powered by Disqus