terça-feira, 3 de setembro de 2013

Fabulosos X-Men: O resgate do Quinteto Fênix

Em quase toda equipe de super-heróis, há integrantes com poderes modestos (ou mesmo sem poder nenhum), e há integrantes com poderes em enorme escala. O atual Quinteto Fênix dos X-Men (compostos por Ciclope, Emma Frost, Namor, Colossus e Magia) encontra-se nesse segundo caso, enquanto o restante da Equipe de Extinção (que além do Quinteto, consiste em Tempestade, Magneto, Psylocke e Perigo) encaixa-se melhor na primeira categoria citada. Seria lógico supor que os heróis com grandes poderes seriam aqueles que sempre resolveriam os problemas da equipe, mas como a Equipe de Extinção descobriu (cortesia do Senhor Sinistro), isso nem sempre é o caso...



O arco publicado no Brasil em X-Men 139 e 140, com roteiro de Kieron Gillen e arte de Daniel Acuña (e Mike del Mundo na terceira parte), começa mostrando a clara divisão na Equipe de Extinção: embora o Quinteto Fênix não tivesse removido seus colegas do grupo, eles claramente não os viam como semelhantes a eles, fazendo reuniões no plano psíquico da Fênix, compartilhando algumas informações apenas entre si e tomando todas as decisões. Por exemplo, a decisão de temporariamente deixar de lado a busca por Esperança e a caçada aos Vingadores para eliminarem Sinistro da Terra.



Como vimos nas últimas histórias, isso era exatamente o que Sinistro queria. Com efeito, assim que o Quinteto Fênix chegou à cidade subterrânea batizada como Londres Sinistra, foi pego de surpresa pelos clones grotescos criados com genes dos X-Men e de seus inimigos (inclusive Krakoa, usada como solo para o castelo do vilão) como armas. Mesmo campos de trigo e vacas (sim, vacas!) mostraram-se perigosas armas para oponentes normais. Claro que os integrantes do Quinteto Fênix não são oponentes normais, e não demoraram para superar os obstáculos.



O problema é que eles eram apenas isso: obstáculos. Meras distrações para que os seis clones de Madelyne Pryor (que era um clone de Jean Grey, a mais famosa hospedeira da Fênix) roubassem a Fênix de seus corpos, um por um. Com Sinistro em poder da Fênix, o mundo estaria em perigo iminente, e a única pergunta a se fazer é: "Oh, e agora, quem poderá nos defender?"

Resposta: justamente o restante da Equipe de Extinção, deixado para trás pelo Quinteto Fênix. É claro que eles não teriam a menor chance contra a Fênix, talvez nem mesmo contra todas as armadilhas criadas por Sinistro. Mas, para o vilão notório por seus planos meticulosos, eles representavam uma variável imprevista.



E, na arrogância de não levar a variável em conta, Sinistro não prestou atenção quando Emma aproveitou a distração criada por seus colegas "sem Fênix" para convencer a entidade cósmica a se voltar contra o vilão e suas esposas-clone e retornar ao Quinteto Fênix. Convencida por Emma e furiosa por ser tratada por Sinistro como uma mera "fonte de energia", a Fênix incinerou toda a cidade enquanto Perigo levava Tempestade ("Deusa, dê-me forças!"), Magneto ("Esqueça sua deusa. Você precisa apenas de um milagre de Magneto.") e Psylocke ("Ninguém presta atenção no que eu falo? Eu sou uma ninja!") em segurança para fora da Londres Sinistra em meio às chamas.

Assim terminou o arco com a batalha entre os X-Men e o Senhor Sinistro, divertido mas sem grande relevância para o andamento geral da saga Vingadores vs X-Men. Com o vilão morto (pelo menos aparentemente, mas Sinistro tem um histórico de enganar a morte mesmo quando ela parece certa...), a equipe volta à guerra contra os Vingadores. Guerra que, em breve, chegará ao seu final...

comments powered by Disqus