segunda-feira, 22 de junho de 2015

Surfista Prateado: O alvorecer de uma nova aventura


E se a pessoa mais importante do universo para você seja alguém que você ainda não conheceu? O Surfista Prateado, ex-arauto de Galactus, sisudo por natureza, se vê as voltas com o dilema de ajudar a restaurar um lugar de que ele nunca ouviu falar em troca de salvar uma garota terráquea que ele também nunca conheceu. É a volta do alienígena mais famoso da Marvel com um título próprio, que vem sendo publicado em Universo Marvel, desde o número 19.

Dawn Greenwood, uma jovem que vive e trabalha em uma pousada no litoral dos EUA, tem uma irmã gêmea que viaja pelo mundo todo servindo como agente de viagens. Ela não sonha em sair de sua praia, mas de repente se vê numa cela, teletransportada para o outro lado do universo.

Antes de sabermos como ela foi parar lá, um pouco do Surfista Prateado. Singrando o espaço sideral em sua eterna filosofia de ex-arauto, ele é interceptado por mensageiros de um lugar denominado Impericon, o palácio impossível. Tal lugar é uma novidade para Norrin Radd, porque o mesmo ficou oculto para seus poderes cósmicos por toda sua vida, já que seus frequentadores juraram guardar sua existência dos servos de Galactus. Seu responsável atende por Incrédulo Zed, um ser com duas bocas e três olhos que parece saído das páginas do Guia do Mochileiro das Galáxias.


Zed foi ao encontro do Surfista Prateado para que ele salve o Impericon de uma entidade cósmica chamada Rainha Nunca, que quer a fonte de energia que possibilita a sua integridade turística espacial. Mas o inescrupuloso Zed faz o Surfista passar por uma máquina conhecida como Motivador, a qual ele fez dezenas de outros seres passarem pela mesma, trazendo como incentivo para enfrentar a Rainha Nunca, a pessoa que mais importa no universo para aquele heroi. A jovem terráquea Dawn Greenwood é mostrada, mas o Surfista nunca a viu antes...

Todas as coisas e tudo ao mesmo tempo. É tudo o que a Rainha Nunca é. Todas as alternativas passam por ela, e sem o seu coração, ela condena a sua contra-parte, Eternidade, a perder o livre-arbítrio. Seu coração, roubado por Zed com a ajuda de uma lâmina de outro universo (doada por um benfeitor misterioso - e encapuzado), é o que energiza o Impericon.


Enquanto isso, Dawn está longe de ser uma donzela em perigo. Ignorando o fato de estar presa com dezenas de outros alienígenas, ela rapidamente lidera uma rebelião fazendo todos reunirem forças para fugirem dali. Penetrando o núcleo do Impericon, eles dão de cara com o coração roubado da Rainha dos Nuncas, e sua força empática faz Dawn ver que ela estava perdendo muita coisa fora da cidadezinha em que ela cresceu.


Esse breve momento faz a diferença para o confronto entre a Rainha Nunca e o Surfista. A Rainha entende que por ela, o Surfista pode salvar a ambas. Voltando para o Impericon, e assumindo uma forma humana, para ocultar o seu poder cósmico para não alertar a guarda do planetóide, Norrin topa com Dawn e seu grupo de resgate e ela pensa que ele é só mais um alienígena prestes a ser salvo por ela...

Revelando ser o Surfista Prateado, e liberando o poder cósmico para salvar o coração metafísico da Rainha Nunca, ele precisará da ajuda da garota. Dawn terá sua própria sanidade testada. Instintivamente, seu assombro pelo novo, transforma toda surpresa sua em questionamento. Retirado o coração do seu aprisionamento, o Impericon se esfacelará. E para segurá-lo, sua percepção das coisas o transforma em algo inofensivo para ela, como um macaquinho de brinquedo.


Seguindo ao confronto final com Zed e sua armadura imune ao Poder Cósmico, o Surfista digamos, trapaceia no melhor estilo terráqueo, e com a própria espada de Zed o joga para fora do reino de Eternidade, onde ele encontra seu benfeitor misterioso lá o esperando. A Rainha dos Nuncas é restaurada, dando a Dawn a ideia de que seu futuro está em aberto e que ela pode explorar todas as possibilidades possíveis. Junto ao Surfista, que leva-a de volta à Terra.


Misturando humor inteligente, ótimas sacadas, lances sem noção também, com a arte incrivelmente particular de Michael Allred com as cores de sua esposa Laura Allred, o texto de Dan Slott mostra uma faceta do Surfista até hoje pouco explorada. A sua visão de ser quase onipotente diante das raças alienígenas pelo universo, e como para uma simples terráquea toda essa pompa não é muita coisa, se ele não tem com quem compartilhar as coisas fantásticas que ele vê. Essa primeira aventura dos dois foi publicada nos números 19, 20 e 21 de Universo Marvel.

*Dawn também é o nome de uma sonda espacial lançada pela NASA para explorar os planetóides Vesta e Ceres, que ficam no Cinturão de Asteróides entre Marte e Júpiter.

comments powered by Disqus