sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Novos Vingadores e a Grande Sociedade

Os Mais Poderosos Heróis da Terra descobriram algo terrível. Os universos estão em colisão, fadados a se extinguir se chocando um com os outros e tendo o nosso planeta como ponto principal do problema. É onde começa as tais incursões. Por algum motivo alheio, a destruição da Terra pode significar o fim da realidade como conhecemos. Assim, esses seres superpoderosos que se sacrificam silenciosamente para impedir o impossível tem travado uma luta alheia ao conhecimento do mundo para salvar o amanhã. E não, não estamos falando hoje dos Novos Vingadores. Afinal, existem outras Terras como a nossa com seus guardiões e eles também farão de tudo para salvá-la.



Em Wakanda, Namor e T'Challa tem observado o fim de várias terras em outras parte do multiverso graças a máquina construída por Reed com a ajuda da Cisne Negro. Quase quarenta desses planetas se chocaram e morreram, levando realidades consigo. Outros cinco foram devorados pelos cartógrafos. Mais dois caíram ante aos Sacerdotes Negros. Porém, um planeta em particular chamou  a atenção do Pantera Negra. É uma Terra guardada pela Grande Sociedade, um grupo de superheróis que são realmente uma nova versão do Esquadrão Supremo (ou Liga da Justiça, se deseja ir tão longe).

T'Challa conta a história do grupo para Namor e ambos começam a assistir por um instante a vida daqueles seis guardiões de um mundo tão parecido com o seu - Deus do Sol, Norne, Joviano, Andarilho, Doutora Espectro e Ilimitada. Como os Novos Vingadores, são heróis que estão impedindo incursões. Mas diferente deles, são otimistas e tem esperança. Nas palavras do Deus do Sol, "Tudo vive". É com muito admiração que o Pantera Negra e o Submarino veem a Grande Sociedade rechaçar um grupo inteiro de cartógrafos e salvar seu mundo. Eles também veem o sujeito chamado Norne usar um dos capacetes de um Sacerdote Negro e conjurar algum feitiço que destrói a outra Terra da incursão. Teriam eles mais recursos?

Apesar do exaustivo sacrifício de Norne, aquela realidade ainda não estava a salvo. Quatros novos Cartógrafos surgiram e eles estão agora completamente adaptados para lutar contra  a Grande Sociedade (Sim, vocês devem lembrar dos eventos que integra os Superadaptóides da IMA aos Cartógrafos em Vingadores). E mais uma vez, usando seu poder quase ilimitado, o Deus do Sol extinguiu aqueles quatro inimigos e resolveu este problema. Todavia, Norne já alertava que uma outra incursão estava em breve por vir. Eles não teriam muito descanso.


Ver os heróis de outro mundo salvando aquela Terra e se unindo com tanto fervor provavelmente inspirou Namor e T'Challa. Outrora inimigos que apenas se aliaram ante um mal maior, o atlaente e o wakadiano pela primeira vez tem uma conversa mais aberta sobre os erros que cometeram no passado. Eles acreditam que talvez saiam vivos dessa, afinal. Então, para surpresa dos dois, a máquina sinaliza o futuro - a Grande Sociedade encontrará na nova incursão os Novos Vingadores. E só pode existir um vencedor disto ai.

Antes da próxima incursão, vemos alguns desdobramentos. Maximus finalmente percebe que seu irmão, Raio Negro, está completamente curado dos eventos da saga Infinito e o libera de sua máquina. De sua missão para conseguir poder descomunal, vemos o Doutor Estranho retornar... um tanto diferente. O recém-incluído Doutor Banner conversa com o Fera sobre essas novas armas de destruição em massa de planetas. E um Tony Stark (bastante ferido desde os eventos do Pecado Original que em breve também resumiremos aqui) perde a paciência com a Cisne Negro e seus mistérios.

 T'Challa está isolado na Necrópole Wakadiana pedindo conselhos aos seus antepassados. Ao mesmo tempo que entende sua missão de proteger a Terra, ele hesita em lutar e matar heróis com senso tão nobre quanto  a Grande Sociedade. Todos os espíritos antigos, incluindo seu pai T'Chaka, explicam que a moralidade de um verdadeiro Rei é com o seu povo, mesmo que isso signifique dar as costas para outros. Após refletir, T'Challa concorda e assume este fardo. Antes de sair, o espírito do seu pai apenas questiona porque ele ainda não matou Namor.


Aparentemente, a conversa entre Tony e Cisne Negro é infrutífera e Reed chega para avisar do pouco tempo para a incursão impedindo que o calor da discussão aumente. Richards comenta que a Cisne não deveria forçar as pessoas até o limite, principalmente quando estão dando o máximo de si. Cisne reclama que Reed sempre foi o mais interessante de todos até passar a agir com o coração ao invés do intelecto, claramente mostrando seus limites. Fora dali, um preocupado Tony Stark alerta a Reed Richards que o Capitão America e os demais vingadores já descobriam que os Illuminatti se reuniram mais uma vez. Mas esses desdobramentos veremos só na mensal dos Vingadores.

Após implantar o mecanismos de alerta de incursões no antebraço de Bruce, o Fera o ajuda a instalar um mecanismos de controle do Hulk em seu cérebro (algo claramente inspirado na recente versão de Banner que conheceu duma realidade alternativa). Já o Fera questiona se eles realmente precisam se limitar. McCoy aparentemente já enxerga todo essa situação das incursões como um teste primitivo de sobrevivência.

E então é chegado o momento da incursão. Os dois grupos localizam o ponto em que as Terras podem ser vistas e partem. Todavia, ao invés de um confronto direto, Deus do Sol opta por uma boa conversa. E curiosamente, ela até que funciona... de início. A Grande Sociedade explica todas s suas táticas até agora para impedir mortes de mundos e os grupos enxergam muitas similaridades. Mas quando chega o momento de decidir o que fazer agora, nenhum tem a solução.


Norne então lê a mente dos Novos Vingadores e percebem que eles chegaram a um extremo de suas almas muito maior que a Sociedade. É desmascarado que eles estão ali com uma bomba pronta para destruir uma Terra e certamente não querem que seja a deles. A conversa começa a tomar proporções mais delicadas quando é ofertado para a Grande Sociedade evacuar o máximo de pessoas de sua Terra a tempo. E isso não é visto com bons olhos.



E não mais que de repente, o Tridente de Namor acerta o Andarilho. O Atlante, que sempre foi conhecido pela sua falta de paciência, dispara que só estava adiantando o inevitável. Deus do Sol dispara raios ópticos contra parte dos Novos Vingadores. E assim estoura o conflito.


Essa história ainda não terminou, mas valia a pena descrever essa parte em separado para caracterizar melhor esses novos personagens de outro mundo. Em meio a essa história, também vemos as articulações de Maximus na Necrópole enquanto os outros estavam fora. Ele simplesmente tenta perfurar o "casulo" que prende Thanos e acaba ressuscitando um semi-morto Corvus Glaive. E assim o novelo desta trama se emaranha mais.

As edições aqui resumidas foram publicadas em New Avengers 16 a 19 nos EUA e aqui no Brasil em Vingadores 21 a 24. Além do roteiro de Jonanthan Hickman, contam com a arte de Rags Morales e Valerio Schiti.

Coveiro

PS: Confuso com o material, temos um guia que podem ajudar bastante. Basta clicar aqui!

comments powered by Disqus