domingo, 25 de janeiro de 2015

Manual para o Mundo dos Vingadores de Hickman - Volume 1

Seja pela vindoura Guerras Secretas ou pela Infinito que atualmente esta sendo publicada aqui no Brasil, o nome de Jonanthan Hickman tem sido o mais proeminente na Marvel nos últimos tempos. Convidado a entrar na editora pelo já consagrado Brian Michael Bendis, aos poucos, o proeminente escritor foi galgando seu espaço e marginalmente vem delineando fatos que estão se tornando cânones. Esses elementos vem aparecendo quando assumiu Guerreiros Secretos, escreveu a minissérie SHIELD e expandiu em seu tempo durante o Quarteto Fantástico. Mas nada se compara ao que estamos vendo em sua fase nos Vingadores. Como se trata de muitos novos elementos que estão sendo introduzidos nas suas histórias, é mais que normal alguns leitores ficarem confusos e perdidos se não tiverem ideia do todo que ele vem desenhando para mostrar o que veio contar. Assim, afim de elucidar um pouco mais do que vem acontecendo em Infinito e estabelecer melhor as bases do que podemos esperar em Guerras Secretas, eis um pequeno manual de acompanhamento que trazemos até vocês:



Os Illuminati
A equipe foi originalmente formada no rescaldo da Guerra Kree-Skrull pelo Homem de Ferro, Namor, o Sr. Fantástico, Prof. X, Raio Negro e Doutor Estranho. O Homem de Ferro percebeu que juntos eles poderiam ter impedido muito antes aquela guerra de acontecer. Pantera Negra também foi convidado a fazer parte do grupo, mas ele não estava muito satisfeito com a ideia de um conselho secreto de super-humanos que coordenam o mundo nas sombras, então ele alertou ao grupo que debandasse e partiu. O grupo obviamente resolveu seguir juntos com a ideia e promoveu algumas ações desde aquela época; A mais notável foi a que decidiram enviar o Hulk para outro planeta (o que acabou levando a Guerra Hulk quando este retornou). O grupo também foi responsável por reter temporariamente as joias do Infinito. Logo após o fim do Reinado Sombrio, o vilão Capuz tentou levar as joias sem sucesso e o grupo foi mais uma vez exposto. É nessa época que foi oferecida a participação ao Capitão América no grupo e os Illuminati decidiram dividir as gemas entre eles, cada membro tomou uma jóia para mantê-la segura. Foi também durante o evento Vingadores vs X-Men que Namor com uma parte da força fênix atacou os Vingadores em Wakanda (a nação africana tecnologicamente avançada, reino dos Panteras Negras). Agora, o Pantera Negra é o rei da Necropole, a cidade dos mortos de Wakanda, e sua irmã Shuri governa o país. A Necrópole serve como base de operações dos novos Illuminati. Após a morte do Prof. X em Vingadores vs X-Men, Fera tomou seu lugar na equipe. Já o Capitão America saiu do grupo após divergir de opiniões quanto a como resolver o problema das Incursões. E as gemas do Infinito, que foram usadas pelo grupo recentemente, foram destruídas ou perdidas. Secretamente, os novos Illuminati vem tentando impedir o choque entre mundos das maneiras mais diversas possíveis.


Cisne Negro
Ela apareceu pela primeira vez na edição New Avengers # 1 (Novos Vingadores #1), onde destruiu outra Terra, saltou para a nossa e foi capturada pelo Pantera Negra. Na edição # 5, ela conta sua história. Nasceu Yabbat Ummon, sendo a terceira irmã do príncipe a ser coroado, Dadingra. Seu irmão era o herdeiro do trono da "Cidade Escondida 'e' Guardião da Grande Hey '. Ela disse que a chave desbloqueava o maior tesouro de todos os planetas, uma biblioteca de mundos, basicamente, um nexo, que permite a alguém navegar pelo multiverso. Cisne Negro descreveu-o como um presente de Sinnu Sarrum, os reis de marfim. Lendas de seu mundo dizem que só 'As Grandes Damas' que ninguém jamais viu poderiam encontrar o seu caminho entre os mundos lá. Seu irmão abria a porta todos os dias esperando que as senhoras viessem a aparecer. Então, um dia uma incursão aconteceu, o céu ficou vermelho e os sacerdotes negros mataram todos, exceto Yabbat, ela levou seus irmãos e escapou para a biblioteca de mundos, onde foi recebida por três mulheres, as Cisnes Negras, que criaram-na como uma de suas próprias linhagens. Elas informaram Yabbat que o seu mundo era uma oferenda a Rabum Alal. Então, a Cisne Negra também informou os Illuminati que a biblioteca de mundos também foi destruída e as Cisnes Negras espalharam-se desde então.


Incursão 
Basicamente, o multi-verso está se contraindo. Algo aconteceu em uma Terra em uma realidade alternativa que causou a morte deste universo mais cedo do que deveria ser. Isto resultou numa depressão do universo e, essencialmente, promoveu que outras realidades comecem a empurrar-se uma contra a outra. O ponto em que estas realidades se tocam é na Terra. Basicamente o que significa que o multiverso vai continuar a contrair-se e Terras vão continuar a empurrar-se mutuamente. A menos que alguém intervenha e destrua uma das Terras, ambas serão destruídas. Quando duas Terras paralelas se aproximam a certa distancia uma da outra, cria-se uma espécie de área restrita em que ambas as Terras existem lado a lado, por um período de tempo (cerca de 8 horas segundo a Cisne Negro). Isso é chamado de uma incursão. Elas podem ocorrer em qualquer lugar no mundo. Os Illuminati conseguiram criar um sistema de alerta com aviso precoce para notificá-los com antecedência de quando e onde vai acontecer este evento. E eles vem de diferentes maneiras tentando impedir esta catástrofe.


Durante uma incursão, dentro da área localizada onde ambas Terras existem, o céu ou fica azul ou vermelho. Se o céu fica vermelho, parece que uma variedade de coisas diferentes podem acontecer, mas isso é mais ou menos dependente do que as pessoas em suas respectivas Terras vão fazer. Cisne Negra mencionou que quando o céu ficou vermelho em seu mundo, os sacerdotes negros caíram. Estes são provavelmente as pessoas que adoram Rabum Alal. Se o céu fica azul significa "Sidera Maris", que na melhor tradução seria a palavra cartógrafos. Os cartógrafos são algum tipo de forma de vida que evoluiu no multiverso. Movem-se de Terra em Terra devorando-as a medida que se movem. Foi revelado pela Cisne Negro na edição # 5 que tudo isto acontecia porque esse primeiro universo que morreu prematuramente impediu o nascimento de Rabum Alal, o grande destruidor. Há obviamente muita lenda misturada com fatos nas palavras a Cisne Negro. Os Illuminati têm construido uma série de armas e sistemas de defesa, a fim de defender a sua terra das incursões. Estes incluem a reconstrução de uma versão de bomba destruidora de planeta igual a usada por Cisne Negro na sua primeira aparição, uma esfera de Dyson para aproveitar o poder do sol e algumas soluções místicas do Doutor Estranho.


Os Construtores
Os mais antigos aliens conhecidos pelo universo. Ex Nihilo descreveu-os como um povo perfeito. Originalmente, eles adoravam o universo, no entanto, mais tarde abandonaram as suas crenças. Em vez de decidir que iriam moldar o universo, causam desde então só destruição. Para isso, criaram 'sistemas agressivos para dirigir, moldar e controlar a própria estrutura do espaço e do tempo'. Os construtores tem tarefas bem divididas e se separam em Engenheiros,  Cuidadores, Curadores e Criadores. Eles endeusavam a essencia do Uni-Poder e chamam a Capitã Universo de mãe, apesar de estarem durante a saga Infinito contrariando a tarefa para a qual foram moldados. É durante a saga também que é definido que na verdade eles pretendem destruir a Terra afim de acabar com o risco da destruição do Multiverso. Há obviamente Construtores de outra realidade e curiosamente os Illuminati tiveram um encontro com esses durante uma incursão. Abismos e Jardineiros como Ex Nihili, de certa forma, são considerados também Construtores.


O Jardim
O jardim é uma equipe, composta por um Aleph, e os irmãos Ex nihilo e Abismo. Ex Nihilo parece ser o líder. Eles viajam de mundo em mundo, seja para promover a evolução da vida ou destruí-la.


O Sistema
Um sistema é um processo posto em prática pelos construtores. Essencialmente ele foi criado para dar forma ao universo. O primeiro sistema que eles criaram foram robôs chamados Alephs que foram enviados por todo o universo para purgar as espécies que foram consideradas impróprias, e preservar as espécies que foram ditas como dignas de evolução. Cada Aleph carrega duas sementes, e cada uma das duas sementes são diferentes, quando a vida é considerada digna da evolução pelo Aleph.


Aleph
Alephs são robôs que fazem parte dos primeiros sistemas dos Construtores e foram enviados para o universo afim de limpá-lo da vida que for considerada indigna de existir. Cada Aleph traz consigo duas sementes, e cada uma das duas sementes em cada Aleph é diferente. Quando um Aleph encontra vida digna no universo segundo os construtores, ele libera as sementes e elas crescem gerando duas formas de vida - Ex Nihili e Abismos. O Aleph que foi visto na série Vingadores foi destruído e com isso um sinal foi enviado ao espaço avisando aos Construtores que sua missão falhou.


Ex nihilo 
Literalmente significaria "do nada", provavelmente uma referencia a célebre frase "Ex nihilo nihil fit", nada surge do nada. Ex nihilo é a primeira grande ameaça que os Vingadores de Hickman enfrentam. Junto com sua irmã Abismo, formam as duas sementes transportadas por um Aleph e que foram cultivadas quando o robô encontrou vida digna de preservação. Ele chegou ao planeta Marte com a intenção de terraforma-lo, e juntamente, a Terra. Ele transformou parte do planeta marte em uma exuberante floresta e enviou uma série de "bombas de origem" para a Terra, que mudou completamente as formas de vida e o ambiente onde caíram. Ex Nihilo declarou várias vezes que ele quer construir mundos, não destruí-los. Foi revelado mais tarde na série que as bombas de origem que ele enviou para a Terra eram parte de seu plano para fazer algo novo, fazer da Terra um planeta senciente. Isso é em parte a razão de que o sistema dos Construtores está quebrado e em conflito.


Bombas de Origem
Estes foram os sistemas de administração orgânicos que Ex Nihilo enviou de Marte para a Terra a fim de transformar a Terra e evitar a sua destruição nas mãos do sistema criados pelos Construtores. Houve sete bombas enviadas no total. As bombas caíram em uma variedade diferente de locais ao longo de todo o mundo, incluindo o Japão, Terra Selvagem, Croácia, Noruega e Índia. O local da Terra Selvagem foi onde alguns filhotes altamente evoluídos nasceram. Tony Stark disse que eles não eram como qualquer outra coisa na Terra e disse que eles eram, possivelmente, como Thor, ou seja imortais. Vários membros dos Vingadores, em seguida, levaram os filhotes para lugares diferentes, a fim de ensinar-lhes várias coisas.


Ex Nihilo explicou a Estigma e Máscara Noturna que ele tentou algo novo com a Terra, que ele projetou cada um dos locais de origem para servir a um propósito diferente, para tornar o mundo sensível. O local na Croácia foi para a auto-consciência, mas desde que o Estigma o destruiu é seguro dizer que o mundo está agora vivo e sem um cérebro. O local na Austrália foi para a comunicação, o local do Japão para a reprodução, o local na Índia para auto-reparo, o local na terra selvagem para auto sustento e o local no Canadá para a evolução. O que quer que tenha desembarcado no local Noruega não foi descoberto pelos Vingadores e foi capturado pela I.M.A., mas ao que parece após os eventos de Avengers # 15, nos é levado a crer que este seja o local para a defesa. Houve também uma bomba origem que foi destruída pelos Vingadores na edição # 1, mas nada é dito sobre ela.

Abismo 
Abismo é a irmã de Ex Nihilo e ela é feita de puro gás. Capaz de possuir mentes, levitar e resistente a injurias, é atribuida a Abismo o papel de "entender" e "avaliar" as criações de seu irmão, Ex Nihilo. Para cada Ex-Nihilo deveria existir uma Abismo e assim manter o equilíbrio universal.


Hyperion
Uma encarnação do Hyperion da Terra-13034 que foi salvo de seu universo que estava morrendo pelas mãos da  I.M.A. Hyperion foi libertado pelos Vingadores e, posteriormente, se juntou à equipe para a batalha contra o Jardim. É revelado em sua origem que a Terra deste Hyperion foi destruída por uma incursão. Hyperion é extremamente forte, pode disparar lasers de seus olhos, voar e é quase indestrutível. Os limites completos de seus poderes não foram ainda mensurados. Este Hyperion acabou tendo um forte interesse nos filhotes que surgiram no local onde caiu a bomba lançada pelo Jardim na Selvagem, e afirmou que o momento mais importante de sua vida não foi a destruição de seu velho mundo, mas a conquista de um novo. Observa-se também que ele e Thor são bastante amigos, possivelmente devido a ambos terem níveis de poderes semelhantes e perspectivas praticamente divinas.


Capitã Universo
Todo Capitão Universo é a manifestação física do Uni-Poder, uma vez que possui um hospedeiro, concede a ele um poder imenso para o fim de proteger o equilíbrio universal. O hospedeiro atual é Tamara Devoux. Ela tornou-se a Capitão Universo depois que ela se envolveu em um acidente de carro que a deixou em coma por 10 anos. O Uni-Poder então possuíu Tamara e tornou-a consciente. Afirma que a Terra é um planeta  "significativo". Escolheu Tamara especificamente pois afirmava que tanto ela quanto o Uni-Poder estavam morrendo.


Esmagadora
Isabel "Izzy" Kane é o primeiro membro humano da Guarda Imperial do império Shi-ar. A Esmagadora possui super-força, a capacidade de voo, e visão Penta. A visão Penta permite que  ela lance um poderoso laser capaz de causar explosões. O uso contínuo e excessivo pode prejudicar sua retina. Ela inicialmente começou como sendo apenas uma dos quarenta e três da classe Esmagador, mas foi recentemente promovida a Superguardiã.


Dobra
Um homem com a capacidade de dobrar o tempo e espaço, permitindo o teletransporte para qualquer lugar. Eden Fresi é esse homem em nosso mundo, e atualmente é membro dos Vingadores e foi ex-Guerreiro Secreto. Um Dobra de outro universo foi mostrado em New Avengers # 1 (Novos Vingadores #1, ver segunda imagem deste artigo). Ele foi morto por Cisne Negro, que mais tarde informou a Reed Richards que pessoas como "Dobra" só tem os seus poderes em seu universo natal.


IMA
Idéias Mecânicas Avançadas é um grupo organizado e de nível Internacional que promove a chamada ciência-terrorista. Acabaram envolvidos nos acontecimentos desta nova fase dos Vingadores quando estavam investigando os locais das bombas de origem lançadas por Ex nihilo.


Manopla do Infinito
Basicamente é uma luva que tem 6 'Gemas do Infinito' embutidas nela. Ela concede a onipotência e onisciência ao usuário. Há uma em cada universo paralelo, mas a manopla e as gemas são eficazes apenas em seu universo natal. Antes dos acontecimentos atuais dos Illuminati/Novos Vingadores as 6 gemas da manopla foram separadas, mantendo cada uma com um membro do grupo. Afim de parar uma incursão, eles remontaram a manopla e até foram bem sucedidos em parar a incursão, mas as joias do Infinito foram destruídas no processo, com exceção da jóia tempo que desapareceu. Capitão America foi quem a  usou neste instante e após ficar sem opções de salvar nosso planeta sem destruir outros, foi necessário que os Illuminati apagassem sua mente e o expulsassem do grupo.


Terrax
Não nosso Terrax. Um arauto de Galactus de outro universo. Ele é atualmente um prisioneiro dos Illuminati. A Terra daquela incursão foi provavelmente consumida por Galactus, e somente seu arauto conseguiu escapar daquele mundo. Curiosamente, ele é um mistério que se nega a falar qualquer coisa aos herois.


Evento Branco
Um evento branco ocorre quando um mundo está à beira de ascender em escala universal. Um evento branco cria/altera arautos/avatares para pastorear essa ascensão. O Mascara Noturna sempre atua como um precursor do evento. Aqui chamado de Adão, ele foi criado pelo Ex Nihilo e tornou-se um Máscara Noturna. O evento branco que aconteceu na Terra em Avengers # 7 foi descrito pela Capitã Universo como não sendo um evento branco normal. Máscara Noturna revelou depois que o que aconteceu é que a "máquina" está quebrada, o "universo" está quebrado. Os eventos brancos e tudo o que acontecem como resultado deles é parte de um sistema que os construtores puseram em prática para ajudar na evolução do universo. Parece que eles são iniciados a partir de estações espaciais criadas pelos construtores no superfluxo de cada universo. Uma vez que as estações estão danificadas, o evento branco não aconteceu adequadamente, e como resultado, nem todos os avatares que deveria ter sido criados, foram criados. O evento branco foi de suma importância na criação do "Novo Universo", selo criado pela Marvel nos anos 80 e onde pela primeira vez ele foi citado.


Mascara Noturna
 Também conhecido como Adão, ele era um humano artificial avançado criado por Ex Nihilo durante seus esforços para terramorfar nosso mundo. Depois da batalha entre os Vingadores e o Jardim, Máscara Noturna é levado de volta para a Terra sob a custódia dos Vingadores. Quando o evento branco aconteceu, ele foi alterado e agora ele age como uma espécie de pastor para a ascensão do universo. Agora está vivendo na esfera de Dyson criada por Tony do outro lado do Sol oposto a Terra. Junto com ele está o jovem Estigma. Assim como Estigma, Máscara Noturna é baseado em outro personagem da editora criado a muito tempo atrás por Archie Goodwin, no que seria o Novo Universo


Estigma
Estigma é um avatar criado por um evento branco. É um sistema de defesa planetária criado para proteger um planeta enquanto ele evolui. O atual e único Estigma foi criado por um evento branco quebrado. Quando lhe foi dada a cicatriz de estigma, ele estava na faculdade, a qual foi destruída, matando todos por lá, exceto ele. Depois de uma curta batalha com os Vingadores, Máscara Noturna teletransportou a si mesmo e Estigma para o superfluxo afim de mostrar-lhe a estação dos Construtores parcialmente destruída que foi responsável por criar os dois. Após isso, eles visitaram Ex Nihilo em Marte, que lhes revelou que ele tem feito algo diferente, ele tentou fazer a Terra ser senciente. Estigma e Máscara Noturna retornaram à Terra e destruíram a consciência criada no nosso planeta. Depois de mais uma batalha com os Vingadores, eles são enviados para o outro lado do sol onde Tony Stark criou sua Esfera de Dyson (com outros propositos para suas atividades nos Illuminati). Como muitos devem lembrar, Estigma também é um personagem criado no passado, por Shooter e Byrne, pra a realidade do Novo Universo.


Essa semana estaremos concluindo a saga Infinito dentre as nossas resenhas e esperamos que esse manual ajude a vocês entenderem um pouco mais a trama. Para quem não lê Vingadores, vai mais que uma recomendação correr atrás dos primeiros números após o Marvel Now e se inteirar mais. São essas as peças que estão sendo usadas para o futuro!

Coveiro

comments powered by Disqus