terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A nova Ms Marvel servindo de fato pra causa que foi criada


A nova Ms. Marvel, Kamala Khan, nem estreou ainda no Brasil, mas esse artigo que publicamos hoje é bom demais para ser restringido a um aviso de spoilers. Não é segredo que no ano passado, enquanto Carol Danvers assumia o manto de Capitã Marvel, uma garota de origem muçulmana e que recentemente adquiriu poderes inumanos graças a bomba terrígena que explodiu em Nova York se tornou a nova Ms. Marvel. A personagem, que é escrita também por uma mulher muçulmana, foi um ato pioneiro na editora para retratar uma heróina que representante seu povo. Mais do que nunca, a nova Ms Marvel vem cumprindo sua missão nas ruas de São Francisco.

Após os ataques ao Charlie Hebdo, grupos considerados de ódio (no caso, Freedom Defense Initiative) vem espelhando cartazes em ônibus da cidade de São Francisco com mensagens de cunho racista e generalista aos muçulmanos. Não é de hoje que isso vem acontecendo, o Freedom Defence Initiative é a favor de que bloqueie qualquer ajuda internacional a paises de maioria islâmica (Confira um dos cartazes aqui). Em resposta, um anônimo começou a usar a imagem de Kamala pra cobrir as propagandas e questionar tanta promoção de ódio e desinformação. O resultado é esse aqui:





A escrito G. Willow Wilson parece que já viu esse ato e sutilmente comentou a situação dizendo que "Às vezes, no lugar de brigas entre nós sobre eles, é bom ver revistas em quadrinhos sendo usados para promover os ideais que seus heróis representam."

Até então, o site não havia tocado no assunto envolvendo o ataque ao Charle Hebdo por principalmente fugir até então de nossa pauta, apesar de todo pesar que tivemos pelos desenhistas assassinados. E como de lá pra cá as tensões na questão aumentaram um tanto e vozes extremistas de ambos os lados cresceram, mensagens iconograficas como essa da Kamala que amenizem o ódio são notórias.

Coveiro

comments powered by Disqus