quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Os Fabulosos X-Men: Depois da Batalha



Após a explosiva conclusão da saga “A Batalha do Átomo”, o premiado Brian Michael Bendis resolveu escrever pequenas histórias com foco em um ou poucos personagens da equipe revolucionária de Ciclope, reduzindo o ritmo frenético das aventuras do grupo mutante. É o que vemos na revista X-Men, números 13 a 15.

Em Uncanny X-Men 14 (publicada em X-Men nº  13), a história (desenhada por Chris Bachalo), é focada no novo mutante Benjamin Deeds e suas habilidades transmorfas. Após mais um rigoroso treinamento, no qual as habilidades se mostram inúteis, Benjamin questiona a si mesmo sobre pertencer ao grupo de Ciclope. No entanto, suas habilidades acabam chamando a atenção de Emma, que percebe que Deeds não é um simples transmorfo. Suas habilidades permitem que ele faça as pessoas ficarem sugestionadas aos seus pedidos. Após um breve treinamento (ao estilo Emma Frost), o garoto é usado para entregar um recado nada agradável para SHIELD.



Já em Uncanny X-Men 15 (publicada em X-Men nº 14), temos a grande prova de que os X-Men (a despeito de todas as evidências) ainda são parte do Universo Marvel (mas não tanto). Após voltar do seu treinamento com o Dr. Estranho do passado, Illyana é praticamente forçada pelas alunas (as gêmeas Cuckos, Jean Grey e Eva) a realizar uma "noite das garotas e das compras" Obviamente, Emma topa e ainda arrastam Kitty Pryde para a farra. O local escolhido é badalada Londres. Após as compras e uma breve discussão entre Celeste e Jean, um tumulto ocorre na cidade, que atrai a atenção das X-Women. Ao investigarem, elas testemunham o nascimento de um novo inumano, efeito direto da explosão das bombas terrígenes. (para mais detalhes, ver a saga Infinito). Apesar de novo, o inumano consegue derrubar as X-Women, mas o uso de seus poderes lhe exaure completamente, permitindo a ação da IMA para raptá-lo, já que está interessada no surgimentos dos novos inumanos. Já as mutantes são descartadas por completo pela organização (seria uma dica de Bendis do que está por vir?). Ao recuperarem a consciência, as mutantes percebem que o mundo está ainda mais complicado, com o surgimento de novos seres poderoso. Aqui, os desenhos ficaram ao cabo de Kris Anka.

Uncanny X-Men 16 (também publicada em X-Men nº 14) tem como foco o antigo vilão dos X-Men e atual aliado Magneto. Em mais um contato com agente Cristal (que na verdade é Mística), Magneto recebe a dica de que Madripoor está sendo um lugar que tem recebido muitos mutantes. Erik resolve ir até a famosa ilha e acaba descobrindo que Mística é responsável por cuidar dos negócios da ilha, além de lhe revelar que é a agente Cristal infiltrada. Magneto recebe o convite para se juntar à nova Irmandade de Mutantes, mas quando descobre que a operação é financiada pelo tráfico de MGH, Magnus coloca tudo abaixo, dando uma surra histórica em Mística, Blob, Dentes de Sabre e no novo Samurai de Prata (detalhe que ainda está sem os poderes restaurados). Aqui, como é de praxe, a arte fica por conta de Chris Bachalo. 



Em Uncanny X-Men 17 (publicada em X-Men nº 15) o foco são os novatos, que são largados em um ambiente hostil, em mais um treinamento maluco de Ciclope. Mas David, o Ligação Direta, em total afronta às ordens do Ciclope, usa um celular para descobrir onde estão. Os novatos descobrem, mas os Vingadores e a SHIELD também. Resgatados no último segundo, David é expulso da equipe por sua insubordinação. Novamente, os pincéis ficam a cargo de Chris Bachalo.

Por fim, Uncanny X-men 18 (publicada em X-men nº 15) é focada no líder Ciclope. Com a soberba arte de Marco Rudy, a história se inicia com a chegada da equipe a sua base, mas não encontram Kitty Pryde e sua equipe. Ao vasculhar a base e encontrar indícios de uma invasão Shiar à base, a mente de Ciclope passa por uma série de lembranças recentes envolvendo a Kitty, Jean e a sua versão mais jovem. Sem meios para resgatar os X-Men do passado, só resta à equipe mutante torcer pelo sucesso de seus companheiros.

Bendis realmente puxou o freio de mão. O conjunto de histórias aqui apresentadas é bem inferior aos primeiros arcos. Fora a sensação de que as histórias são apenas pura enrolação. A história de Uncanny X-Men15 poderia ter sido melhor elaborada, até para explorar o surgimento desses novos inumanos e a reação do X-Men à situação. Os pontos positivos, em geral, se referem aos desenhos, principalmente de Marco Rudy. Ficou uma edição primorosa a nº 18 de X-Men.



Por qual motivo Jean Grey e os Fundadores foram raptados pelos Shiar? É o que veremos em "O Julgamento de Jean Grey", com a participação da mais badalada equipe do momento: Os Guardiões da Galáxia.

Rafael Felga



comments powered by Disqus