segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Infinito: Morte em Vida



Depois de salvar todo o universo dos Construtores, chegou a vez dos Vingadores voltarem para casa. Todavia, a guerra ainda não acabou, apenas mudou o inimigo. Enquanto estiveram fora, a Terra foi atacada por Thanos e os heróis que ficaram no planeta mal conseguiram frear a investida do Titã Louco. Agora, neste último capítulo de Infinito, a batalha final começa...

Ao acompanharmos a última edição da mensal dos Vingadores, vimos todo o esforço que os heróis que estavam no espaço fizeram para furar o bloqueio de naves inimigas sobre a Terra. Com uma ajudinha dos líderes do Conselho Intergaláctico de um lado e dos Guardiões da Galáxia em outro, eles conseguiram tomar o Zênite para si. Agora, os heróis se dividem em três frontes para vencer esta guerra.

Um deles, composto por Vingadores, Guardas do Império Shiar e demais povos de outros planetas ficou para expulsar os piratas e bandidos espaciais do nosso espaço sideral. Míssil, Mancha Solar, Esmagadora, Mulher-Aranha, Viúva, Shang Chi, Gavião Arqueiro são alguns do que ficaram neste grupo para garantir nossa liberdade. Mas foi a ação catastrofica de Estigma quem fez a diferença. Usando seu poder, o nosso protetor destruiu boa parte das tropas inimigas e fez as demais recuarem.

Já na Terra, os demais pesos-pesados partiram num quinjet e cairam próximo a cidade inumana de Orollan. Segundo informações deixadas pelo Homem de Ferro, era lá que Thanos e parte de sua ordem negra estavam. Para adiantar o embate, Capitão America mandou o Hulk na frente para "amaciá-los". Mas o verdão talvez tenha conhecido pela primeira vez inimigos capazes de sobrepujá-lo facilmente. Corvus Glaive e sua esposa Proxima Meia-Noite o deteram e até conseguiram reverter a forma de Banner. Mas não muito atrás do Hulk, estavam o Capitão, Hipérion, Capitã Marvel e Thor prontos para o combate.


Enquanto isso, na Necropole Wakandana, os Novos Vingadores estavam se preparando para impedir que a SuperGigante detonasse a bomba criada pelos Illuminatti capaz de destruir planetas. A vilã usou o próprio Raio Negro capturado contra os demais heróis. Todavia, ao pegar um Stephen Strange já bem estressado, se viu em desvantagem. A serviçal de Thanos não viu outra maneira de vencer ali a não ser correr para a bomba e detona-la se sacrificando junto. E assim, ligou o dispositivo.

Para surpresa da SuperGigante, o dispositivo não funcionou de imediato. Então, surge o incostante innumano Maximus com o detonador nas mãos. O irreverente inumano, alegando ser o homem mais inteligente do recinto, falou que a vilã esqueceu do ser mais perigoso na sala. Então, ele detonou o mecanismo, dentinho apareceu bem na hora, transportando a moça e a bomba para um planeta bem distante inabitado. Foi o tempo do cão simplesmente desaparecer e o astro virou imediatamente pó.


Voltando para a batalha final entre Vingadores e Thanos com sua ordem negra, temos mais páginas estupendas de Jim Cheung detonando pra valer. Num ataque imprudente de Meia-Noite, o capitão desvia o disparo da arma com seu escudo e atinge o marido. Aproveitando a vantagem, Hiperion faz com que Corvus Glaive vire atomos. Já Thanos, tinha que lidar com um Deus. Thor estava dando tudo de si contra o Titã Louco e mesmo assim o combate não parecia estar a favor do asgardiano.

Foi quando houve a traição. Fauce de Ébano, interessado em planos maiores, libertou o filho de Thanos para que esse atuasse. E se uma mão de Thane gerava morte, a outra promovia Morte em Vida. Ao atacar o pai, Thane criou uma redoma em que Thanos e Meia-noite estariam presos vivos. Era o fim.

Temos então os desfechos finais em forma de epilogo. Raio Negro, Maximus e Dentinho estão no Himalaia, local onde outrora existia a velha Attilan. Lá, o inumano deixa um marco, talvez para celebrar sua suposta morte, ou um novo começo. Ele e o irmão deixaram a existência por um tempo, mas com o disparo da bomba terrígena sob o planeta, há um novo início para os Inumanos. É algo que agora Maximus percebe que foi o que o seu irmão sempre quis.

E todos começam a se recompor após o fim da batalha. Os Vingadores ajudam a reconstruir sua Terra.Em Whaan Primordial, os Ex Nihili voltam a se unir e virar de novo uma força da vida, ajudando até a refazer civilizações que foram destruidas pelos construtores. Majestor assume mais uma vez o lugar no Trono Shiar e pretende até expandir sua Guarda Imperial. A inteligencia suprema Kree e Ronan voltaram a se conciliar em Hala. Em Tarnax II, o Super-Skrull foi coroado rei do novo Império, agora finalmente sendo reconstruido. Até o Aniquilador garantiu um lugar nesta realidade. Praxis-2 virou um mundo da Aniquilação, onde há um portal ligado a Zona-N. E Thane, agora tutelado por Fauce de Ébano, segue pelo espaço em sua nova missão.


Em segredo, os Illuminati voltam a se reunir. De posse do congelado Thanos, eles pensam se o titã também não pode ser um dia usado contra as incursões. Para elas, a batalha pra salvar a terra apenas continua...

Como venho dizendo, esta tem sido uma saga digna dos novos tempos dos quadrinhos. Madura e com roteiro bem atado aos seus tie ins, muita gente até tem sentido dificuldade em acompanhar. Mas o esforço tem valido a pena. Jonanthan Hickman vem se mostrando um dos mais fabulosos roteiristas de sua época e o cenário que ele deixa montado com as repecurssões dessa sua saga é a prova disso. É um novo terreno muito fértil para histórias e mais uma vez mostra que os Vingadores tem seu espaço nas histórias cósmicas.

Mas não paramos por aí, temos algumas repercussões ainda em Vingadores e muita coisa por aí com o começo de Inumanidade. E pra quem pediu um checklist e dicas para acompanhar essa saga, aguarde novidades muito em breve.

Coveiro

comments powered by Disqus