terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Esmiuçando o trailer do Quarteto Fantastico


Hoje um dos grandes mistérios do mundo moderno acabou. Ok, é um baita exagero, mas após meses de silêncio pleno da produção, tivemos num rompante inesperado - anunciado apenas horas antes -  o primeiro poster e o teaser trailer do novo Quarteto Fantástico nesta manhã. E o resultado surpreendeu muitos de nós. Horas depois, o roteirista Simon Kinberg e o diretor Josh Trank falaram em um video comentado e disponibilizado pelo Yahoo sobre sua visão do filme. Aproveitando a deixa, resolvemos separar algumas imagens bem significativas que vimos no trailer pra vocês! Espiem só:

Clique para assistir no site do Yahoo!

Basicamente, Kinberg e Trank comentam no video que realmente a visão deles sobre essa nova versão bebia bastante do universo ultimate e correlacionou bastante com a ideia do grupo ser ligado ao advento da ciência moderna em sua época. Além de comentar a aprovação de Stan Lee, Trank mensurou a importância do grupo para  os fãs e assegurou que será um filme centrado no sentido de "familia" que o grupo representa.

Já ao site Empire, a dupla deu mais detalhes sobre o lançamento do trailer."Vivemos em tempos em que é exigido uma gratificação instantânea  pelo público , " Josh Trank disse a Empire sobre o seu reboot do Quarteto Fantástico e afirmou que o trailer traz o tom , mas retem detalhes da trama. "E é um desafio divertido colocar juntos os pedaços para este teaser, escolher e escolher...o quanto você está realmente entregando . " Simon Kinberg acrescenta que " O que estamos fazendo é bem diferente , e nós queremos que as pessoas tenham uma noção do que há por vir. Há um mistério , e a imersão lenta em que é parte da experiência que acabará por ser o filme. Queríamos que se sentissem diferentes e representassem o que há de especial sobre o filme. Ele é um pouco mais contido, talvez , do que alguns outros trailer nos dias de hoje. "Sobre os rumores de que os integrantes da primeira família da Marvel não serão identificados como seu codinome de quadrinhos, tanto Trank e Kinberg mantiveram silêncio.

"Nós queremos que alguns dos detalhes sejam deixados para ser uma surpresa", disse o produtor. "É em muitos aspectos, uma história de origem , mas é também sobre como eles reagem a essa transformação, e as formas que o mundo reage ou não a eles , o que é diferente, eu diria, do que todos os outros filmes de super-heróis . " Foi revelado anteriormente que esse reboot tem muita inspiração da versão Ultimate do Quarteto Fantástico nos quadrinhos, e Kinbeg confirma "os nossos personagens vão para outra dimensão." E continuou: "Foi algo que discutimos desde as primeiras conversas. " Trank entra na conversa " Você não pode ter a palavra 'fantasia ' ou 'fantástico ' sem um contraste. Tem que ir além de uma experiência comum. Você não pode ter o mal sem o bom, você não pode ter certo, sem errado, você não pode ter fantástico sem o mundano. Você precisa experimentar tudo isso para realmente merecer o título do filme, 'Quarteto Fantastico' . 

Sobre a data inicial do lançamento do filme que acabou adiada alguns meses , a dupla revelou a razão para isso devia-se apenas ao desejo de Trank de manter o sigilo, bem como completar os efeitos visuais . "Queríamos que os efeitos visuais parecessem tão completos quanto possível", diz Kinberg . "Sabemos que este filme vai ser um pouco mais questionado do que a maioria , e nós queríamos ter certeza de que os recursos visuais apresentados fossem o que Josh realmente imaginou para o filme. Criando um Coisa totalmente CGI não é tarefa fácil! "

Agora, vamos esmiuçar mais o teaser e ver o que podemos tirar daí:


Tudo começa com uma narração do Doutor Storm, vivido nesta versão por Reg Cathey (fãs de House of Cards reconheceriam de longe a voz) que fala justamente sobre os adventos da ciência e a necessidade de novas gerações serem as responsáveis pelo futuro. Nesse tempo, várias cenas rápidas de locais são repassadas - Nova York, Montanhas, campos no interior dos EUA. Um dos lugares neste ponto chama atenção pelo nome GRIMM em destaque.





Os primeiros rostos reconhecíveis que seguem são provavelmente o do jovem Ben e Reed crianças. Como a tendencia é seguir a linha Ultimate, é provável que tenhamos uma das muitas experimentações do jovem Richards aqui. Quem sabe até não seja seu mirabolante plano de teleportar um carrinho como nos quadrinhos?



Então, o tempo passa e temos o futuro. Várias cenas nos levam a acreditar que tenhamos um local onde jovens gênios são levados e treinados pelo Doutor Storm. Reed, vivido por Miles Teller, aparece num local gigantesco. A Jovem Sue (Kate Mara) está neste mesmo cenário. Temos também militares, que no universo ultimate supervisionavam o projeto do Dr Storm. E claro, Ben (Jamie Bell) e Jonhy (Michael Jordan), ilustrado em suas respectivas paixões - Esporte e Carros, respectivamente.






E então temos o experimento. Cenas rápidas mostram câmaras de contenção (duas versões em salas diferentes) e trajes no melhor estilo cosmonautas (Ora esses trajes aparecem em branco, ora em preto). Notadamente, temos mais de quatro exploradores neles em algumas cenas. Contou-se cinco em certa cena, seis em outra. Em seguida, algo dá muito errado nesse experimento e o que se vê é destruição e morte. Não precisa conhecer muito para saber que isso - apesar de visualmente diferente - está relacionado ao experimento com a Zona N que Reed articula em Quarteto Fantastico Ultimate.






Temos então cenas ainda mais rapidas. Em poucas delas, conseguimos ver as manifestações dos poderes. O Coisa nascendo de um casulo de Rocha. Johnny pegando fogo.  Susan se defendendo com um campo de força. Reed esticando a mão, mas deixando na surpresa esse efeito especial por hora.





Até aí, muitos já se coçavam sobre a presença do Doutor Destino, renomeado de Victor Domashev (Toby Kebbell) no filme e se de fato ele seria o que boatos na internet dizem ser. Bem, é impossivel confirmar isso agora, mas temos pelo menos 3 momentos que podem ser ligados a ele. O mais evidente acontece ao final do trailer, quando Reed conversa com alguém numa cama, aparentemente enfaixado, rosto coberto. Antes disso, numa rápida cena, temos militares aparentemente se defendendo da chegada de alguém nas sombras. Esse provavelmente pode ser Destino. Por fim, em outra cena, temos num mapa um ponto onde podemos ter a localização da Latveria. Na própria divulgação do filme, a produção apontou que o digito 23.21.190.125 seria uma pista. E obviamente, isso leva ao lugar. É só por no seu navegador pra ver. O site Comicvine deve estar saltando a toa com essa promoção.





E é isso. Obviamente, a chegada deste trailer finalmente dá certo alívio aos fãs, que devido ao sepucral silêncio da produção fez com que se pensasse o pior do que já circulava na internet. Apesar de dar um tom muito certo no trailer (a Fox já é craque em narrações emblemáticas desde seus X-Filmes), detalhes da trama continuam a deixar as pessoas no escuro. Boatos correm solto pela internet sem qualquer anúncio que os desmintam e isso preocupa os fãs quanto ao desenvolvimento dos personagens. Eles são o fundamento da história. Não são uniformes (vale lembrar que na primeira história, o quarteto não tinha seu uniforme clássico ainda) e nem detalhes de poderes (O Coisa já chegou a controlar seus poderes mais de uma vez, apesar de eu considerar sua maldição um bom plot a ser trabalhado). Acima de tudo, o Quarteto é uma família (nem sempre com laços de sangue, é verdade) e é esse é o cerne que deve ser preservado. Por isso, mudar demais a identidade e relações deles seja preocupante.

Mas há algo mais. Paralelo ao grupo, temos um fator tão ou mais importante que precisa dar muito certo. Sendo este o principal problema dos dois longas anteriores da FOX, os atuais boatos da internet não me deixam tranquilo quanto a isso. Victor von Doom foi por muitos anos - e ainda é - destacado como um dos grandes personagens da editora e fundamental para construção das histórias mais emblematicas do grupo. Victor, sendo o cientista corrompido como originalmente é nos quadrinhos, é o contraponto de Reed Richards e da Má Ciência. Se ele falhar mais uma vez como personagem, pode levar de novo todo o filme abaixo. É como dizem nos quadrinhos, "Todas as coisas dependem de Destino".


E por favor, mudem a dublagem do Reed no Brasil!!!

No mais, para quem quiser se inteirar mais nessa versão do Quarteto Fantástico Ultimate, é só correr nas comicshops e adquirir a recém lançada reedição do Quarteto Fantastico Ultimate contendo as primeiras histórias. Não chega a ser minha versão favorita do grupo, mas tem assinatura de Brian Bendis e Mark Millar e pelo visto vai ser a grande inspiração do longa metragem.

Coveiro 

comments powered by Disqus