quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Pecado Original: A confissão do velho Fury


Um verdadeiro mistério circundeia a morte do Vigia. De vilões de quinta categoria ou mesmo desconhecidos como Orbe e Exterminatrix a um verdadeiro massacre de forças de outra dimensão são reveladas, e tudo parece apontar para um único só homem - Nicholas Fury. Mas o coronel parece não ser exatamente mais o homem que pensávamos. Afinal, quem leu a ultima edição praticamente recebeu um soco no estômago quando um Velho Nick se revelou.

Afim de explicar melhor todo o desenrolar dessa história, o velho Nicholas tem que voltar muito no tempo, numa época onde ainda tinha os dois olhos e sequer imaginava ser agente da SHIELD. Quando servia ao serviço secreto do exército americano, Nick e seus homens se viram em meio a uma invasão secreta alienigena no Kansas. Woodrow McCord, um agente do governo americano acima de qualquer organização e que dedicou sua vida inteira a impedir invasões alienígenas. Daquela vez, McCord não sobreviveu e o único homem com quem ele tinha alguma ligação, Howard Stark, viu no Jovem Nick Fury um substituto ideal para essa dedicada vida de protetor do planeta.


Assim, Nick Fury se tornou o mais temido "bicho-papão" para os aliens que cogitavam passar em nosso perímetro espacial. De planetas destruídos a massacre de reuniões de aliens que cogitavam um missão por aqui, tudo era um alvo em potencial para Nicholas. A criação da SHIELD e o surgimento de heróis como os Vingadores foram meio que um alívio para dividir essa pressão, mas a verdade é que se não fosse pela ação do coronel até os dias de hoje, a Terra já não existiria mais. Apenas um homem sabia desse segredo de Nick. Um ser a que tudo observava de seu lar na lua, um ser que dividia aquele satélite com Fury. E Fury nunca gostou muito de ser observado por ele esse tempo todo.


E foi com essa história que o velho Nick finalmente revelou seu segredo para as três equipes secretas de heróis que chegaram até ali. Mas muitas perguntas estavam ainda para serem respondidas. Como foi que Nick ficou velho? Desde quando o efeito da formula do infinito passou? Porquê eles foram contactados em segredo pelo Fury até ali? E por fim, foi ele quem matou o Vigia?

E enquanto isso, mais da trama se desenrolava na Terra. Doutor Midas e sua filha Exterminatrix foram até alto mar buscar uma espaçonave esquecida que fosse capaz de levá-los até a lua. Já os Vingadores, ao menos os que conseguiram absorver melhor os segredos revelados, finalmente se reúnem e descobrem que os mistérios vão muito além do que imaginam. Tony descobre que o Nick Fury assassinado pelo Soldado Invernal era um MVA muito avançado e o Capitão dá ordem para todos irem ao espaço. As respostas estão lá.

Na Lua, Nick explica que desde que o soro se esgotou, vem envelhecendo muito rápido a cada dia e que com isso sabia que precisava de um substituto. Mais do que uma confissão de seus crimes, o coronel convocou o Pantera Negra, Gamora, Soldado Invernal, Justiceiro e os demais com o objetivo de que algum deles entendesse e aceitasse substituí-lo nesta missão. Em pouco tempo, a equipe do Capitão também aportava na Lua para se juntar ao montante de heróis querendo explicações.

Basicamente a respostas dos herói selecionados é não. E para tristeza de Fury, ele tem que agir. O seu exército muito bem armado de MVAs começa a atacar as equipes do Pantera, Estranho e Invernal, enquanto que o velho coronel foge dali com os olhos do Vigia em mãos. Nick sabe que Orbe tem um vínculo com os olhos do Vigia e quer saber como ele "abriu" os segredos. E então, descobrimos que o outro olho está guardado com ele. De posse das duas órbitas do falecido Uatu e muito bem armado, Nick está preparado para ir até o fim em sua missão. Mesmo que precise ir de encontro aos Vingadores.


É o penúltimo capítulo desta trama em publicações no Brasil e não posso deixar que estou bastante satisfeito com o que a saga promete. Gosto do jeito que ela é modesta e só ocupa alguns alicerces das revistas mensais e me agrada um gostinho de futuro direcionado a Terra X que ela tem. Aaron não é um escritor muito fácil de digerir, é verdade. Mas nunca deixou de fazer tramas interessantes, e essa é mais uma delas. A dupla Deodato e Martin fizeram também um trabalho sem igual na arte. Mas vamos deixar pra fazer uma resenha mais completa de tudo quando a saga se concluir e a maioria dos Tie In forem publicado por aqui.

Você pode ver os outros capítulos desta saga resenhados pelo nosso site a seguir:
Prelúdio: Origem do Vigia
Parte 1: O Vigia está morto
Parte 2: O Homem dos Segredos

Coveiro

comments powered by Disqus