quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Guerra Secretas #3: Aqueles que vieram antes da Criação


Ao fim de tudo, quando os dois últimos mundos colidiam, Destino deu um jeito de salvar ao seu modo o multiverso criando o Latverion, o Mundo Bélico com uma pequena coletânea das realidades transformadas em territórios. A maneira que encontrou para todos viverem em harmonia ali era isolá-los de proteger um lugar do conhecimento do outro. Assim, foram criadas leis duríssimas para preservar o equilíbrio das coisas e tudo era policiado pela Tropa de Thors. Mas o que acontece quando se revela depois de tantos anos um artefato - um bote salva-vidas - que data antes mesmo da criação daquele mundo?

Stephen Strange é o Xerife de Agamotto e provavelmente aquele que comanda tudo logo abaixo de Deus Destino. Foi ele que durante a derradeira batalha com os Beyonders esteve ao lado de Victor quando ele venceu. Agora, acaba tendo uma mera função de reportar os pequenos problemas deste mundo ao deus, de intrigas entre territórios até um certo velho invasor circulando indevidamente entre os domínios. Nada daquilo, no entanto, parece chamar atenção de Von Doom, que se queixa com o amigo de todas as vezes recitar aquele protocolo. Strange diz que o faz por amar demais aquele mundo que foi criado e no meio da conversa descobrimos que Stephen teve a oportunidade de se tornar o Deus daquele lugar, mas hesitou. Coube a Destino assumir a posição.

A reunião de Destino e Stephen aquele dia é interrompida por uma chamada emergencial de Destinogard sobre os acontecimentos em Utópolis. Strange segue para o local do incidente e só encontra o corpo morto do velho capitão da Tropa Thor e a arca aberta e abandonada. Imediatamente ordena que membros da Tropa de Thors faça uma caça aos "invasores" e na ausência dos demais, chama por mais alguém que ele detectou escondido dentro da Arca. Assim, se apresenta Miles Morales, um sobrevivente da terra 1.610 e que lembra do mundo de antes.


No Castelo de Destino, descobrimos que a esposa do Deus não desconhece tanto da história por detrás de Destino. Ao que indica, o Monarca de Latverion contou a verdade para ela de que havia um outro mundo antes e ele o salvou. Na conversa, é relatado o destino de Johnny Storm, que desafiou Doom e como castigo concedido pela própria Susan, foi alterado e se tornou o próprio Sol do Mundo Bélico. Mesmo onipotente, em sua história de criação deste mundo, Destino acredita que ainda é falho e o principal disto é motivado por ele nunca ter conseguido curar seu rosto mesmo com tanto poder.




As descobertas recentes sobre Miles Morales, uma Cabala a solta e o que de fato significa a Arca levou Stephen Strange até a Ilha Oculta de Agamotto. Lá, descobrimos que ele guardou em segredo até hoje uma outra Arca e com a ajuda do jovem Thor conseguiu mais uma vez abrí-la. De lá, para sua surpresa, revelou-se o plano que ele desconhecia - o bote-salva vidas com o Homem-Aranha Peter Parker, Senhor das Estrelas, a Thor, o Ciclope com o poder da Fênix, Capitã Marvel, Pantera Negra e Reed Richards.


É um reencontro que surpreende o próprio Xerife de Agamotto, que tem muito a contar para seus amigos que ficaram mais de oito anos contados da outra terra em estase. Fazia três anos que Strange encontrara aquela arca mas nunca abriu. E tudo porque estava ponderado se devia já que Destino tinha se tornado bom no papel de Deus. Reed e todos os demais ali presentes se chocam ao ouvir que Destino foi que salvou a todos.


Em outro lugar em Utópolis, vemos a Cabala reunida tentando entender o que de fato se tornou este tal mundo. Mas as primeiras respostas para entender o que acontece podem vir na forma dos muitos Thors que surgem na caça a eles.


E assim, encerra-se o terceiro capítulo deste fabuloso conto sobre o Universo Marvel que existiu até hoje. Jonanthan Hickman finalmente coloca aqui todas as peças antigas no seu tabuleiro e mostra que não há exatamente maniqueísmos fáceis de traçar aqui. Destino, o grande vilão, é o salvador de um mundo que ainda assim não considera perfeito. Com punho de ferro, tem governado tudo com harmonia, mas sabemos que opositores - até mesmo seu cunhado - recebem castigo definitivo. O que dirá ele quando seu maior adversário de todos os tempos, Reed Richards, se apresentar?

Acompanhando essa história temos um conto originalmente publicado em Secret Wars Journal com os X-Men de Egípcia, um local onde mutantes são escravizados por sacerdotes de Konshu e para se libertar terão que lutar até mesmo contra uma entidade. Mas talvez a briga seja muito mais sangrenta do que os mutante creiam ao saber que os adoradores da Deusa são amaldiçoados com a licantropia.

Coveiro

comments powered by Disqus