quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Doutor Estranho: novo pôster, lutas mágicas e capas

Seguindo a leva da gigantesca entrevista lançada pelo ComicBook ontem ao visitar os sets de filmagens do Doutor Estranho, temos muito mais do presidente da Marvel Studios, Kevin Feige. Ele fala sobre a magia no filme, efeitos especiais e mais sobre a construção do roteiro com a origem do personagem:




"Sua origem sempre é, como a de Tony Stark, alguém relativamente estável, relativamente consistente, e nós certamente seguimos a partir disso. Um neurocirurgião de Nova York arrogante que sofre um terrível acidente, compromete suas mãos, que são seus instrumentos de trabalho e perde a sua identidade. Ele perde sua auto-estima e tem uma espiral descendente desagradável antes de encontrar o seu caminho em um último esforço para se salvar, mas que não acredita realmente que possa dar certo. Lá no Nepal, as pessoas que ele vai encontrar vão ensiná-lo a abrir os olhos para uma outra realidade. Nós estamos certamente fazendo essa origem. Eu acho que é uma das origens mais legais das nossas história em quadrinhos e, certamente, de um ponto de vista cinematográfico também. É o tipo de reconstrução de um personagem único mais interessante que veremos, talvez desde o Homem de Ferro 1, que também saiu direto dos quadrinhos" - disse Kevin Feige, que também afirmou que a transformação do caráter de Stephen é ainda mais completa do que a de Tony.


Sobre as inspirações visuais, Feige disse que "a arte de Steve Ditko é uma grande inspiração para nós. Um monte de nossa interpretação das dimensões do multiverso e vários outros pontos tem origem nas obras de arte dos primeiros quadrinhos do Sr. Ditko. Estamos desafiando a nossa incrível equipe de efeitos visuais. Chegamos dizendo, 'Vamos colocar isso na tela'. É realmente estranho e você não quer se afastar disso. Você não quer, de repente, apenas transformá-lo em um cenário galáctico cósmico. Tudo precisa ser estranho. Ele precisa ser estranho. Ele precisa ser absolutamente inspirado por essas imagens".

Um quadrinho em particular mais recente teve também muita inspiração para essa história do filme - Doutor Estranho: O Juramento. "Tem um tom muito divertido pro personagem" - disse Feige sobre a revista e revelou que tem uma sequência no quadrinho que inspirou diretamente uma das cenas que veremos no filme, mas deixando bastante claro que a história do filme não é uma adaptação da revista. Ainda assim, a história tem toda uma mitologia fiel aos quadrinhos. "Isso é realmente a versão Marvel da história. Esses feiticeiros não serão inspirados em qualquer seita ou religião. Eles são frutos do Bullpen original da Marvel e estamos sendo bastante respeitosos em usar essa mitologia fictícia no nosso mundo fictício cinematográfico" disse Feige.




"Já existem pessoas que habitam o mesmo mundo e que estão aí para impedir que prédios caiam, robôs sejam detidos, lutar contra aliens. Essas pessoas que veremos no filme estão lá para parar forças inter-dimensionais que querem acabar com nossa realidade. Então, caso não seja extremamente necessário, vamos assumir que os feiticeiros tem peixes grandes maiores para fritar quando ouvem falar de algo que acontece na cidade grande ou quando um banco é roubado. Eles não estão pensando nisso. Eles pensam que tem que ficar vigilantes para manter nosso senso de realidade intacto e não desaparecer. E não vamos ter bancos para serem roubados ou cidades a serem salvas se a realidade sumir" - defendeu Kevin Feige, justificando o anonimato dos feiticeiros até agora no Universo Cinematográfico. 

Sobre as cenas com lutas mágicas, Kevin Feige disse: "Eu diria que o uso da mágica nas sequências de ação é algo que tomou bastante do nosso tempo para imaginar como lidar com elas no filme. Scott foi muito esperto em não querer que tivéssemos simplesmente alguém atirando raios e alguém bloqueando os raios e jogando outro raio e bloqueando... queríamos algo bem diferente".  Já Scott Derrickson disse que "preservar a ideia de mágica era muito importante pra mim, e não nos preocupamos com explicar isso ou procurar as raízes científicas daquilo. Por definição, não é exatamente mágica pra mim... os quadrinhos já nos passam uma boa ideia do que seja e serve para os dias de hoje ainda, tudo muito original. Nós usamos essas ideias. O resto foi colocado de um jeito muito tradicional, com um pouco de citações mágicas e muita imaginação".


"Para mim, o ponto de partida foi buscar aquilo que ainda não vimos no cinema. Eu comecei deste lugar e olhei para um caminho que ligasse ao que é mágica. Algumas dessas ideias não davam liga e outras ideias foram surpreendentemente boas. As que davam certo, tornaram-se as principais peças do filme" - disse o diretor. "Nós queríamos tocar muito nessa noção de multiverso, de dimensões bem a nossa porta. Se você puder tocar neste lance de dimensões, de outros poderes, o que poderíamos fazer? O que você poderia fazer pegando aspectos de essas outras dimensões em nosso reino? Tendo em conta nosso interesse de criar essas novidades visuais que eram diferentes em termos do que vemos em outros filmes... Realmente, vamos construir as quatro cenas principais de ação em cima da estrutura ao redor do tipo de poder de cada dimensão que vão usar e vão querer detonar nosso mundo agora? Sendo assim, vamos fazer cenas de ação totalmente diferentes do que vimos até agora" - explicou Feige.


Feige também respondeu uma pergunta sobre os vilões da Marvel serem geralmente apenas versões opostas com os mesmos poderes de seus heróis (referente a uma critica recente de Erik Larsen quanto ao Homem-Formiga): "Nós queremos personagens que habitem no mesmo tipo de mundo. Estamos introduzindo esse lugar novo e essa nova mitologia, na falta de um termo melhor. Queremos explorar esses conceitos ao máximo. Quando estamos levando ao público esses conceitos sobre feiticeiros e sobre essa nova realidade que vai ser tratada no filme e vai estar nessa história, é melhor ligar o vilão com isso ao invés de construir todo um background paralelo diferente das dimensões paralelas e da magia" - definiu o produtor, que deu um exemplo bem claro sobre quão fora do tema seria se os feiticeiros estivessem lá no filme para impedir meteoros caindo na terra ou algo do tipo. Feige defendeu que a história gira em torno de uma temática e que o vilão deve fazer parte dela.


Kevin também reservou um tempo para falar do figurino e deu todos os méritos a Alex Feige, premiado na academia e que já trabalhou bastante em outras produções da Marvel: "Alex já desenvolveu mais capas vermelhas do que qualquer pessoa e eu juro que neste caso você pode olhar para essa de fora pra dentro e dentro pra fora. Eu sempre fico com medo de colocar uma capa vermelha em alguém e fico com receio de as pessoas confundirem o Thor com o Superman em algum momento. Ele quem fez a capa original de Thor. A capa vai nos ombros de Thor e o cobre por completo suas costas. Essa capa, essa assimetria, o design e sua especificidade é de impressionar." Feige também ressaltou o quão importante é essa relação das roupas com os quadrinhos e sua identidade visual. No caso do Doutor Estranho, no entanto, a capa tem algo a mais: "A capa, diferente do Thor ou do Superman, tem referências aos quadrinhos que... eu não quero dizer que ela é senciente, mas não é também só uma peça de tecido. Ela ajuda o Estranho de maneiras que as roupas de outros personagens não fazem".

Kevin Feige também explicou sobre o tal easter egg do Doutor Estranho no filme do Capitão América: Soldado Invernal: "Ele é um cirurgião muito conhecido. Ele tinha muitas premiações e placas que você verá também no filme. Ele frequenta várias festas de gala e é alguém bastante influente. Ele tinha um nome reconhecido e era talentoso, certamente o computador da HIDRA o identificou como alguém que pode causar problemas para a agenda deles".

Na entrevista, Kevin Feige quis também deixar claro que a cada novo filme de um personagem diferente, eles tem o desafio de fazer algo diferente e que possa sempre surpreender o público espectador com algo mais. Esse filme será a maior prova disto.

Coveiro

comments powered by Disqus