quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Guerras Secretas #1: E assim dois universos acabam...



Em agosto, todo o país já recebeu a primeira edição de Guerras Secretas, saga que pode ser definida como sendo o climax do espetacular trabalho de Jonanthan Hickman na Casa das Ideias e que contou com uma arte pra lá de espetacular do artista Esad Ribic. Assim como foi lá, as publicações do Brasil estarão de um jeito único, com verdadeiras homenagens deste mais de meio século de grandes momentos da Marvel e a saga principal irá se estender até novembro deste ano, sempre com uma capa de Alex Ross e um outra variante extra bem legal com arte de Simoni Bianchi. E tudo começa quando tudo morre...

A primeira parte desta primeira edição traz algumas páginas com arte de Paul Renaud, publicadas originalmente no Comic Book Day e protagonizando as criança da Fundação Futuro. Orientadas por Valéria Richards, esses jovens são na verdade as grandes mentes por trás da construção da arca que salvará algumas das maiores mentes pro amanhã. Em projetos separados, que vão desde câmaras de estase até uma fuselagem de vibranium ultra resistente, eles devem deixar tudo pronto em meno de 95 horas até a última colisão. E o cálculo é preciso. No limite da conclusão da construção, a Terra 1610, mais conhecida como Terra do Ultiverso, se aproxima de nós.



Então, revivemos os últimos instantes do Doutor Destino, Homem-Molecular e Stephen Strange confrontando os Beyonders. Para qualquer um, confrontar a luz antes dos últimos instantes seria como encarar a morte. Mas para Von Doom é confrontar Deuses.

Então, temos as páginas a seguir com a belíssima arte de Esad Ribic mostrando os últimos momentos da realidade 1.610 e 616 como conhecíamos. Do Triskelion, Nick Fury e Clint Barton ultimate enviam uma verdadeira frota voadora de aeroportaviões da S.H.I.E.L.D. contra a nossa Terra. Eles sabem que estão sendo manipulados pelo Reed daquela realidade, mais conhecido como o Criador, mas não tem muita opção. É destruir um mundo ou deixar o seu morrer. Mas aparentemente, o Criador e seus novos aliados, a Cabala da Terra 616, não estão tão confiantes na Vitória de Fury e tem outros planos.



Do lado 616, vemos a únião dos mais diferentes grupos avançando sobre os aeroportaviões invasores - Vingadores, Quarteto Fantástico, X-Men, Inumanos e Guardiões da Galáxias - todos voluntários para deter a ameaça o quanto for possível antes de tudo se findar. Muitos ali sabem que não vão sobreviver além daquele dia, mas morrerão em luta.

Os Illuminatis tem outra tarefa naquelas últimas horas. Eles estão preparando a Arca criada pela Fundação Futuro com suprimentos e aguardando os últimos passageiros, as mentes mais brilhantes do nosso mundo, para embarcar nela e sobreviver. O transporte com essas pessoas está sendo pilotado pela Viúva Negra e Mulher-Aranha. Junto a elas, acompanham Amadeus Cho e Hank McCoy. A loucura do Campo de Batalha tem dificultado a vinda deles e Reed até requer a ajuda do Dobra pra ajudá-lo a trazes os cientistas aos poucos até lá.

No meio a isso,vemos os heróis de realidades diferentes interagindo pela primeira e última vez. O Homem de Ferro Ultimate é atacado pela Capitã Marvel 616. O Triskelion é alvejado pelos pesos-pesados Hulk, Mulher-Hulk e Colossus de uma vez só. E a maioria dos heróis da nossa Terra estão tentando sem muito sucesso proteger os inocentes em seus últimos segundos de vida. O Criador e a Cabala disparam uma série de projéteis mortíferos chamados de armas do juízo final sobre a 616.



Em meio a isso, vemos uma leve aparição do Miles Morales que mal tem ideia do que fazer diante daquela loucura. Já os vilões da Terra decidem fazer uma festa e se embebedar no final de tudo, e mal conseguem acreditar que ao se colocarem num mesmo lugar se tornam apenas um alvo fácil para o insano Justiceiro. Ciclope recorre ao Ovo da Fênix que ele guardava até esse momento e com ele volta a se tornar um portador da Força Fênix mais uma vez.



Baixas vão ocorrendo a todo lugar a cada virada de página. Rocket foi o primeiro dos Guardiões da Galáxias a perecer. Já a nave pilotada pela Viúva Negra e trazia os cientistas que seriam salvos acabou explodindo. Sem muitas chances, Eden tenta usar seus poderes para trazer até ali alguns dos sobreviventes e os últimos escolhidos. Com isso, no sacrifício final, Eden Fresi vai transportando para a arca a Capitã Marvel, Ciclope, a nova Thor, Homem-Aranha e o Senhor das Estrelas, alguns poucos outros.



Mas nem mesmo o artefato resistiu incolume até o fim. Com o aproximar das Terras, raios foram jogados de um canto a outro e parte da arca foi atingida e ruiu. A pequena parte que se destacou do todo levava Susan, Ben, Johnny e as crianças. A Mulher-Invisível usou seu poder para resistir ao máximo a toda loucura e destruição ao redor. Reed esticou seu braço para tentar salvá-los em vão. A estrutura que foi separada se desintegrou em instantes e T'Challa teve que erguer o escudo energético para ao menos salvar todos que estavam ali.

E assim, os dois mundos colidiram.



Era o fim do Universo Marvel depois de 55 anos. E o fim do Universo Ultimate depois de 16 anos. Mas no meio daquele vazio ainda existia esperança. Ainda há Destino.

Bem, é só o pontapé inicial dessa brilhante história. Nos próximos meses aqui no Brasil vamos acompanhar além das últimas resenhas do nosso universo regular, os primeiros tie ins que já estão em banca pela Panini. Fique ligado que nossa cobertura aqui vai ser total pra este que já é o maior divisor de águas da Casa das Ideias.

Coveiro

comments powered by Disqus