sábado, 7 de outubro de 2017

NYCC'2017: O anúncio e o cancelamento de uma parceria muito errada da Marvel

Não é incomum a Marvel ou mesmo outras editoras criarem revistas-propagandas em parceria com outras empresas. Já vimos anteriormente com a Harley-Davidson, por exemplo. Contudo, o último anúncio do tipo feito e que teria um painel especial na Nova York Comic Con deu o que falar na Marvel. Isso porque a empresa estava fazendo um gibi em parceria com a Northrop Grumman. A ideia era inicialmente focar na parte tecnológica da empresa, mas o problema é que a Northrop Grumman é uma das maiores empresas armamentístas dos EUA. Dos seus lucros de 25,2 bilhões de dólares, cerca de 19,4 é por venda de armas.



O anúncio foi feito na tarde de ontem com a revista Avengers, Featuring N.G.E.N. – Start Your N.G.E.N.S!, que seria escrita por Fabian Nicieza  e desenhada por Sean Chen. Nela, uma equipe de elitte da  Northrup Grumman chamada Nexus, especializada em aventuras high-tech e de última geração, se uniria aos mais poderosos heróis da Terra. A história seria escrita para o público de todas as idades e vinha com um propaganda de "Fazer dos seus sonhos realidade".



A reação do público foi imediata. Fora o questionamento imediato deste tipo de parceria da Marvel, o clima não anda favorável as indústrias de armas neste momento nos EUA. Com o cancelamento do painel do Justiceiro, não havia a mínima lógica da Casa das Ideias prosseguir com isso (principalmente tão perto da tragédia em Las Vegas). Um dia depois, a Marvel anunciou que voltou atrás no contrato e justificou suas intenções:

"A parceria com a Northrop Grumman na Nova York Comic Con iria focar na sua tecnologia espacial e de exploração de uma maneira positiva. Contudo, como o espírito de nossa intenção não foi atingido, não vamos mais seguir adiante com essa parceria incluindo o evento programado pra este final de semana. Marvel e a Northrop Gruman continuarão compromissada em elevar e introduzir STEM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para uma grande audiência".

Pra todos os efeitos, agora a revista e o evento estão fora de questão. E ficou só o puxão de orelha imediato dos fãs lembrando que a própria Marvel deveria aprender com Tony Stark ao não mais promover indústrias cujos lucros são quase que absolutos para a guerra.

Coveiro

comments powered by Disqus