quarta-feira, 7 de junho de 2017

Guardiões da Galáxia - Grandes Encontros: Avante, Guardiões!


O grupo cósmico da Marvel estreia uma nova série intitulada Guardiões da Galáxia: Grandes Encontros, em que ele contracena com outros personagens da "Casa das Ideias". O primeiro destes encontros é justamente com Os Vingadores, trazido para nós pelo escritor Brian Michael Bendis e pelos desenhistas Arthur Adams, Stephane Roux e Jay Leisten nas duas primeiras edições de Guardians - Team Up #1 e #2, publicadas aqui em Universo Marvel #5 e #6 pela Panini. 

São histórias que se passam antes das Guerras Secretas. Então, a equipe dos Guardiões é formada pelo Senhor das Estrelas, Gamora, Angela, Venom, Capitã Marvel, Rocky Racum e Groot.

A nave dos Guardiões é atacada por um inimigo desconhecido e ambos alcançam a Terra. A aterrissagem dela é feita da pior maneira possível, o que logo traz os Vingadores ao cenário do confronto. A nave inimiga continua com o ataque e desembarca sua infantaria, que são da raça alienígena Chitauri. Os dois grupos de heróis unem suas forças e equilibram a batalha. Mas o inimigo dispara um arma chamada "disruptor genético", que atordoa todos os heróis. Em seguida, a líder inimiga se revela: Nebulosa, pretensa neta de Thanos


O objetivo da vilã é capturar Gamora, sua rival de longa data e receber uma recompensa por isso. Os inimigos levam sua prisioneira para um planeta distante, governado por um ser chamado Kindun. No meio do caminho, Gamora se liberta e quase toma o comando da nave, mas é subjugada novamente. 

Na Terra, os Guardiões e os Vingadores recuperam os sentidos. Rocky descobre o paradeiro de Gamora graças a um rastreador que ele implantou em seus colegas de equipe, sem que eles soubessem. Felizmente há um teleportador no grupo dos Maiores Heróis da Terra, o jovem chamado Dobra, o que faz com que eles alcancem seu destino da maneira mais rápida possível para efetuarem uma missão de resgate.


Gamora confronta Kindum, que revela que queria se vingar dela por causa de uma tentativa de conquista feita pelo seu pai adotivo, Thanos. Ela era criança na época e não se lembra de nada, o que aumenta ainda mais a indignação de seu oponente. Por fim, Kindum resolve destruir seu próprio mundo, com a esperança de que todos morram queimados. Peter Quill ordena que Dobra tire todos dali, mas Nebulosa e Kindum ficam para trás. Os heróis chegam na Terra e Gamora agradece a todos com uma grande sensação de remorso por causa da época em que ainda era aliada de Thanos.

Na aventura seguinte, escrita por John Layman e desenhada por Otto Schmidt, publicada em Guardians Team Up #4 e publicada em Universo Marvel #6, Gamora é ferida ao escapar de outro grupo de inimigos e alcança a Terra. Seus inimigos fazem o mesmo, mas a confundem com a Sensacional Mulher-Hulk. Enquanto isso, Gamora é cercada pelas forças policiais da Terra. Jennifer Walters se livra de seus adversários e recebe a notícia de que estaria "dando uma surra" nos policiais de Nova York. Jennifer chega ao local da confusão atribuída a ela e confronta Gamora, que está ferida demais para oferecer oposição e cai, inconsciente.

Jennifer se apieda da moça e a leva para sua casa, onde lhe presta auxílio. Gamora desperta e pede desculpas pelo últimos acontecimentos. Ela explica que está sendo caçada por um caçador de recompensas chamado Jeutar Morat por causa de diversos crimes. De alguma maneira, Jennifer simpatiza com a moça e decide ajudá-la. Então, as duas mulheres mais mortíferas da galáxia unem suas forças e expulsam seus inimigos da Terra. Gamora revela que muitas das acusações atribuídas a ela são verdadeiras, mas que agora tenta se redimir. 


Em seguida, Gamora retribui o favor à sua nova amiga e a ajuda a encontrar uma testemunha desaparecida, sequestrada por um chefe criminoso. Este pensa que está vendo duas "Mulheres-Hulk" antes de levar um soco de ambas.

A Panini demorou a começar a publicação desta série, certamente por questões de espaço. Mesmo assim, uma edição dela, a de número #3, já havia sido publicada aqui em Guardiões da Galáxia #15 (1a. série), como parte do infame evento do Vórtice Negro e era protagonizada por Ronan, O Acusador. A história foi escrita por Sam Humphries e desenhada por Michael Mayhew na ocasião.


Eu tenho um fraco por essas séries que promovem encontros regulares de heróis, pois me remetem à saudosa Marvel Team-Up, que trazia o Homem-Aranha se aliando a outros protagonistas da "Casa das Ideias" em aventuras mais despretensiosas. Essa nova "team-up" dos Guardiões consegue, ao meu ver, preservar esse tipo de abordagem nas histórias escritas por Bendis e Layman, bem desenhadas pelo veterano Arthur Adam (edição original #1), Stephane Roux e Jay Leisten (edição original #2) e Otto Schmidt (edição original #4). 

Por último, gostaria de fazer um agradecimento ao Guia dos Quadrinhos, que me ajudou a localizar as informações referentes a Guardians Team Up #3.

C@rlos


comments powered by Disqus