O episódio 4 de Agatha desde Sempre chamado de "If I Can't Reach You/Let My Song Teach You", esclareceu um pouco sobre a identidade do Adolescente (ou descartou uma teoria) e colocou alguns mistérios em torno da Bruxa Verde Rio Vidal. Mas o que poucos notaram é que tivemos um Easter Egg potencialmente importante para os fãs de histórias em quadrinhos.
Enquanto o coven se senta ao redor da fogueira discutindo suas cicatrizes de batalha, Agatha Harkness mostra um ferimento no cotovelo que, segundo ela, foi causado por uma agulha de tricô após um encontro com as 'Filhas da Liberdade'. E isso tem potencialmente duas direções pra se apontar.
A primeira delas a se notar é que as Filhas da Liberdade da vida real eram a associação feminina formada em 1765 para protestar contra o Stamp Act e mais tarde, contra o Townshend Acts. Essencialmente, os britânicos instituíram um imposto sobre as colônias para pagar por milhares de tropas guarnecidas no "novo mundo". Isso começou o impulso para a revolução que culminou na independência americana 11 anos depois. O grupo era secreto, assim como sua contraparte, os Filhos da Liberdade.
E sim, as Filhas da Liberdade eram conhecidas por tricotar, o que explicaria a referência da agulha. Elas mantinham máquinas de tear chamadas de "spinning bees" para fazer tecidos e roupas domesticamente, em vez de depender de importações britânicas. Elas também foram bem conhecidas por seu boicote ao chá britânico depois que o Tea Act foi aprovado e a British East India Company recebeu um monopólio virtual sobre o chá colonial. Elas começaram a beber o que mais tarde ficou conhecido como "chá da liberdade". Durante a guerra, participaram do esforço derretendo metal para balas e ajudando a costurar uniformes de soldados.
Mas essa pode não ter sido a única opção apontada pela personagem na cena. Afinal, também há uma equipe de super-heróis com esse nome e certamente nada no UCM é dito por acidente? As outras bruxas admitem que nunca ouviram falar do grupo (o que parece dar alguma satisfação a Agatha) e acreditamos que há uma grande chance de que a bruxa estivesse se referindo às Filhas da Liberdade do Universo Marvel, afinal.
Nos quadrinhos, uma iteração inicial do grupo de lutadoras pela liberdade femininas foi treinada nos caminhos da magia por Agatha e Peggy Carter mais tarde foi a protagonista da equipe. No presente, vários super-heróis se uniram sob esta bandeira, incluindo Eco, Tigresa Branca, Harpia, Shuri e Sharon Carter. Agatha também trabalhou ao lado desta iteração moderna das Filhas da Liberdade, então achamos difícil acreditar que esta referência foi bem a toa da parte da Marvel Studios.
Isso significa que veremos a equipe no UCM? Não necessariamente, mas pode confirmar que elas existiram e isso pode se tornar um ponto de discussão importante em vários projetos futuros que nos levem ao passado desta franquia. Na versão do UCM, pode ser que As Filhas da Liberdade sejam uma mistura da versões reais que lutaram durante a Independência dos EUA com algumas heróinas do UCM que tenham lutado contra bruxas. Vale lembrar que agora que temos além dos filmes, as séries, animações e especiais, é possível seguir a linha temporal do UCM para frente e para tras.
Agatha: Desde Sempre, estrelado por Kathryn Hahn como Agatha Harness, deverá consistir em nove episódios. O elenco de apoio do programa contará com vários rostos conhecidos de WandaVision, incluindo Emma Caulfield Ford (Sarah Proctor), Debra Jo Rupp (Sharon Davis), David Payton (John Collins), David Lengel (Harold Proctor), Asif Ali (Abilash Tandon ), Amos Glick (Dennis), Brian Brightman (xerife Miller) e Kate Forbes (Evanora Harkness). Outras adições incluem Aubrey Plaza, Joe Locke, Sasheer Zamata, Ali Ahn, Miles Gutierrez-Riley, Okwui Okpokwasili e Maria Dizzia.
Além de roteirista, Jac Schaeffer irá dirigir alguns episódios ao lado de andja Monteiro (Wednesday; The Chi) e Rachel Goldberg (Cloak & Dagger; Mayans M.C.)
Novos episódios de Agatha desde Sempre são transmitidos toda quarta-feira no Disney+.
Coveiro