domingo, 18 de março de 2007

X-Men: O Fim dos Grey


Rachel Grey não é do presente. Ela veio de um futuro alternativo em que foi transformada em uma caçadora de mutantes. Uma farejadora em um mundo em que a grande maioria dos mutantes estava morta, inclusive seus pais: Scott Summers e Jean Grey. Voltando ao passado para evitar esse futuro terrível, encontrou um mundo no qual ela ainda não consegue se adaptar direito, onde sua única e melhor amiga é Kitty Pryde. Herdando a telepatia e as habilidades telecinéticas de sua mãe, ela já foi hospedeira da Força Fênix e membro fundadora do Excalibur, atualmente usa o nome Garota Marvel em homenagem a Jean. Mesmo com sua ausência, Rachel foi recebida pela família de sua falecida mãe. Finalmente ela tinha algo para chamar de família. Por enquanto.

Uncanny X-Men 468

Em X-Men 63, no primeiro arco dos Fabulosos X-Men após o dia-M, temos uma narração em off de Rachel sobre todo o impacto do dia-M sobre os mutantes – vendo a forma como diversos dos moradores lidam com isso – e como a presença dos Sentinelas na Mansão X ainda a incomoda (já que traz a memória do mundo do qual ela veio, em que os Sentinelas caçavam mutantes até a morte). Simultaneamente, nós a vemos se relacionando com seus "avós" maternos (John e Elaine Grey). Ela não consegue esconder o nervosismo em finalmente conhecer todos os membros da família Grey, mas se sente bem na presença de John, apesar de Elaine ainda lamentar a morte da filha, colocando a culpa em Xavier e se lembrando disso cada vez que olha para Rachel.

Porém, não há tempo para as feridas cicatrizarem. Durante a festa em que Rachel é recebida na família, todos são atacados por um grupo de mercenários contratados pelo Império Shi'ar: o Esquadrão da Morte Sh'iar. Em uma edição de estrutura incomum, presenciamos a total aniquilação de todos os membros da família Grey (com exceção de Rachel e Elaine) em 24 segundos. Mesmo com a ajuda de Noturno, Kitty Pryde e Psylocke, que vêm ajudar assim que John é assassinado. Porém, não há tempo para mais nada. Foram todos eliminados. Mas por quê?

Esquadrão da Morte Shiar acaba com a família Grey

Enquanto marcam as costas de Rachel com uma tatuagem que lembra a Fênix, os alienígenas explicam que é exatamente o fato da entidade (que permeia os pesadelos da cultura religiosa Shi'ar, conhecida como o fim de tudo que existe) ter tido ela e em sua mãe como hospedeiras o motivo de tudo isso. Eles estavam ali para eliminar toda a linhagem dos Grey para, dessa forma, diminuir a possibilidade da entidade cósmica encontrar um hospedeiro no qual se sentisse confortável. Obviamente temos uma teoria de relação entre a herança genética e a predisposição a hospedar a Fênix. Mas como são HQs, isso passa. Hehehe

A matança só não continua porque, finalmente, os reforços chegam e derrotam os alienígenas. Mas não antes de Elaine Grey descarregar toda raiva e rancor que tem de Xavier e os X-Men pela morte de sua filha, potencializada, é claro, com o assassinato de todos os seus parentes, e ser morta diante de todos pelo líder do Esquadrão: Manto Negro. A retraída Rachel tem mais um trauma para sua "coleção".

A marca da Fênix

Diferente da dupla Milligan & Larroca em X-Men, Chris Claremont e Chris Bachalo fazem uma boa dobradinha em Fabulosos X-Men desde o desfecho das edições de Dinastia M. A nota negativa da edição brasileira fica, mais uma vez, para a escolha da capa. Podemos ver internamente que as outras duas capas das três partes desse mês de março têm como destaque a Garota Marvel. Temo que o motivo de usarem a capa em que Psylocke aparece em destaque e na qual até o Wolverine (!!) está presente, apesar dele nem participar da história, possa ter a ver mesmo com a teoria lançada pelo Coveiro em nosso Em Foco da Dizimação. Achei bola fora da Panini.

A vingança planejada

Enfim, mesmo com os alienígenas presos pela UNI (arrggh!), Rachel não parece muito satisfeita. Vinda de uma outra época em que sua vida foi marcada só por morte e sofrimento, ela acreditava que, mesmo com alguns problemas, tinha encontrado uma forma de se sentir amada. De se sentir em casa. Porém, tudo isso acabou em menos de meio minuto. A Garota Marvel não vai deixar isso passar isso em branco. O confronto com o Esquadrão da Morte Shi'ar ainda não se encerrou.


« Jøåø »

comments powered by Disqus