segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Novos rumos na ponta de uma bala

Bullet Points #1

Estreou em Marvel MAX 51 a mini-série Bullet Points (chamada aqui de Tiros na Noite), cuja autoria de J. Michael Straczynski é acompanhada das ilustrações de Tommy Lee Edwards. Essa história leva ao extremo a chamada teoria do Efeito Borboleta, que diz, de uma forma resumida, que cada ato individual e singular está ligado a uma rede muito mais complexas de eventos sucessivos, e que, caso algo no passado seja mudado, desencadearia uma série de profundas mudanças no futuro. É o que chamamos de ucronia. Então, nesse exercício de suposições, Straczynski brinca de Uatu (o Vigia, "protagonista" dos What If?) com os fundamentos do Universo Marvel e alguns de seus principais personagens.

A história começa com uma descrição do que é uma bala e do que ela faz. Não só ao corpo humano mas à sociedade humana. Aí são citados cinco contextos diferentes do século XX nos quais uma bala (o uso de uma arma, na verdade) deu uma guinada nos acontecimentos. O assassinato do herdeiro austríaco Francisco Ferdinando em Sarajevo (1914), de Ghandi (1948), John F. Kennedy (1963), Martin Luther King (1968) e, o que é mais importante para a série, do Dr. Abraham Erskine (1940), pouco depois de aplicar a única dose funcional do soro do Super-soldado em Steve Rogers, que se tornaria o Capitão América.

Deixando um pouco o fatalismo do Straczynski (assim como meu lado historiador) um pouco de lado, o bater de asas da borboleta que dá início à série é colocado em questão: O que aconteceria se o Dr. Erskine tivesse morrido um dia antes de aplicar a dose do soro no franzino Rogers? Pior. Se em seu assassinato um soldado da Polícia do Exército chamado Benjamin Parker também tivesse morrido?

Bullet Points: Tiros na Noite

O idealista e persistente Rogers, mesmo depois do Programa Renascimento ser imediatamente fechado após o incidente, insiste que, mesmo não tendo físico para ser um soldado, quer lutar contra os nazistas – ainda que em 1940 os EUA permanecessem neutros na guerra que colocava novamente a Europa abaixo. Ele acaba sendo voluntário no perigoso Programa Homem de Ferro, colocando sua própria vida em risco antes de chegar em qualquer campo de batalha. Isso mesmo. Homem de Ferro. Um protótipo de uma armadura similar à primeira que Tony Stark usou, plano B do projeto do Supersoldado.

Bullet Points: Tiros na Noite

Mas havia sido abandonado por dois motivos. Só alguém magro o suficiente poderia entrar na armadura para operá-la, além de um arriscado implante elétrico no coração do homem que a controlasse. A armadura marcaria para sempre a vida de quem se dispusesse a usá-la. Steve não titubeia e aceita. Enquanto isso, a viúva do soldado Ben Parker, May, lamenta perder o marido tão pouco tempo depois de casarem. O irmão de seu marido, Richard, e sua futura nora, Mary, a consolam, dizendo que estariam sempre ao seu lado.

Em 1941 os EUA entram na Segunda Guerra, após o ataque japonês a Pearl Harbor, pouco antes dela se tornar realmente mundial. Derrotas sucessivas dos exércitos aliados faz com que o Projeto Homem de Ferro seja colocado em prática. Com muita coragem, Rogers encara o doloroso processo, colocando seu “grande coração” em sintonia com a armadura. Não era a ausência do soro do Supersoldado que faria com que Steve Rogers deixasse de ser um herói.

Bullet Points: Tiros na Noite

Como o Homem de Ferro ele ajuda a mudar o rumo das batalhas, liderando a derrocada ocidental das forças nazistas. Mesmo desgastado pela precária tecnologia, Rogers não desistia ou descansava. Derrotando inimigos e ajudando soldados feridos e mutilados (como o recruta James Buchanan Barnes), o Homem de Ferro ajudou a colocar fim à guerra em 1945.

Bullet Points: Tiros na Noite

Anos depois, o jovem Peter Parker assiste a uma aula sobre os testes nucleares que assustariam o mundo por décadas. Mas esse não é o Peter que conhecemos. Sem seus pais por perto, mas também sem a criação junto a seu tio Ben, Pete está longe de ser um nerd desajeitado, e foge da escola para matar aula na primeira oportunidade que aparece.

Após roubar um jipe, ele e seus amigos acabam sem gasolina no meio do deserto. Ele acaba forçado pelos amigos a procurar um lugar que vendesse gasolina. Andando pela estrada, Peter acaba chegando em uma zona de testes da bomba gama – não preciso explicar, certo? –, o que lhe passa desapercebido. O problema é que, logo depois, ele vislumbra uma explosão esverdeada ao fundo, com o mesmo formato de nuvem de cogumelo que ele vira horas antes no filme passado em sala de aula.

Bullet Points: Tiros na Noite

Assim termina a primeira parte dessa versão alternativa da história do mundo Marvel, na qual uma bala disparada um dia antes do que acontecera no universo 616 mudou radicalmente a trajetória de duas figuras importantíssimas para nós leitores. E esse é só o começo.


« Jøåø »

comments powered by Disqus