domingo, 18 de novembro de 2007

Homem-Aranha: Com a Vida na Balança

Amazing Spider-Man #536

O Homem-Aranha mudou de idéia. Com a criação de um clone do Thor, que acabou matando o herói Golias, e, principalmente, com a construção da prisão 42, onde os cativos são privados não só de sua liberdade, mas de todos os seus direitos civis, em nome da Lei de Registro de Super-humanos, tudo em que Peter Parker acreditava, tudo aquilo que defendeu ao confiar em seu amigo Tony Stark foi por água abaixo quando se sentiu traído. Tentando livrar sua pequena família disso tudo na última edição, o Aranha acabou interceptado pelo Homem de Ferro. Mesmo tentando desativar a nova armadura, Parker foi mais esperto que Stark e se manteve firme. Enfrentou seu até agora amigo na rua, paralisando-o momentaneamente com suas teias. E se enfiou em um bueiro.

Dentro do esgoto, Peter começa a pensar em tudo que fez até aqui na Guerra Civil, e em tudo que terá de fazer agora que mudou de idéia e de lado, quando, de repente... a história pula para várias hora depois?? Pois é. Quem quer saber como ele se livrou dessa, tem que ler Guerra Civil 5. O que vemos agora, em Homem-Aranha 71, é Parker correndo desesperadamente para a escola em que estudou em sua adolescência, onde se refugiaram Mary Jane e tia May.

Homem-Aranha: Guerra Civil

Feliz pelas duas estarem bem, Peter ouve de MJ que ela zerou as contas bancárias para não serem rastreados por ninguém. Sua maior preocupação é a exposição a que seu marido foi submetido e como eles vão se livrar disso tudo, quando, pasma, percebe que ele não só se desligou dos pró-registro, como se juntou aos Vingadores do Capitão América. Preocupado com as duas pessoas mais importantes de sua vida, Parker quer mandá-las para longe, em segurança, até as coisas se acalmarem.

Interrompendo-o, May surge dizendo que nada disse é necessário, que parte da responsabilidade pela revelação da identidade de Peter e de sua entrada no grupo dos registrados foi dela e de MJ, que opinaram decisivamente em sua escolha de lado. Elas compartilharam com ele o bom momento que foi a vida na Torre dos Vingadores, e agora compartilharão os revezes atuais. Vão encarar isso juntos.

Homem-Aranha: Guerra Civil

Tirando alguns momentos para pensar no que fazer, vemos o quanto Peter é ligado a essas duas pessoas. Talvez as únicas em que ele realmente confia. As únicas que verdadeiramente ama. Em uma mistura de flashback e conversa imaginária, ele dialoga consigo mesmo, quando tinha 16 anos e muito recentemente tinha se tornado o herói escalador de paredes. Quando o jovem Peter pede conselhos para seu futuro, sua versão atual, muito consusa, não tem muito o que dizer, a não ser palavras que confirmam o quanto sua família o ama e apóia nos piores e melhores momentos de sua vida, ratificando o sentimento citado anteriormente. Em uma analogia a um dos títulos de sua revista, Parker diz que isso é espetacular, ainda que as decisões tomadas e seu próprio futuro sejam incerto, o que o deixa cabisbaixo.

Homem-Aranha: Guerra Civil

Os três, então, decidem se esconder em um hotel barato (aqueles motéis de beira de estrada, muito comuns nos EUA), no qual temos um lampejo do humor da revista do Aranha, ainda que esse arco da Guerra Civil vá ficando cada vez mais sombrio. É lá que May dá a Peter um de seus antigos uniformes, restabelecendo o visual tradicional do herói. E é vestido assim que Peter dá o golpe derradeiro sobre sua amizade com Stark e ligação com os heróis registrados.

Homem-Aranha: Guerra Civil

Invadindo a transmissão ao vivo de um telejornal, o Homem-Aranha denuncia tudo que ele acha de errado nos pró-registro. Dizendo como ele era amigo de Stark, e que realmente acreditava que o registro poderia ser algo bom, mas denunciando que esse “bom objetivo” estava sendo atingindo através de meios que contradiziam as mesmas liberdade e segurança defendidos. Leva à público a existência da prisão 42 na zona negativa, detalhando como os detidos pelos registrados estavam sendo alijados de todos os seus direitos como cidadãos, sendo encarcerados, por suas próprias palavras, "em condições desumanas".

Homem-Aranha: Guerra Civil

E foi descobrindo seu rosto mascarado mais uma vez, usando a mesma ferramenta que o colocou como principal garoto propaganda da Lei de Registro de Super-Humanos, que o Homem-Aranha – Peter Parker – acabou com todas as chances de ser readmitido entre seus antigos companheiros (como propunha Stark no início dessa história), voltando-se oficialmente para o lado clandestino da Guerra Civil, causando a ira do Homem de Ferro. E as conseqüências dessa mudança para o Cabeça de Teia e sua família só começaram.


« Jøåø »

comments powered by Disqus