quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Em Foco Feminino

O momento que todos aguardavam chegou! Após vários anúncios de adiamentos, o Em Foco Feminino finalmente estará no ar. A idéia que começou minguada foi se fortalecendo aos poucos até que boa parte dos nossos leitores já estivesse exigindo o acontecimento deste evento o quanto antes.

Em Foco Feminino

Assim, os Editores João, J.R., Eddie e Coveiro acabam entrando em segundo plano, deixando a vez para quatro moças que vêm se destacando nos últimos meses em nossas comunidades. São elas Cammy, Luciana, Jully e a Ana Luísa. Preparem-se que elas estão soltas a partir de agora.


CX diz:
Começamos hoje mais um Em Foco 616, só que desta vez um Em Foco pra lá de diferente, muito mais bonito e florido, podemos assim dizer. Trata-se do tão esperado Em Foco Feminino que por tanto tempo fizemos propaganda na comunidade. Quatro editores com quatro convidadas, falando justamente das diferenças de opiniões entre os sexos na questão dos quadrinhos. Preparem-se portanto, pois se você achou que falávamos muito em nossos debates, você não tem idéia do que vem por aí.

Meninas, antes de tudo uma boa noite e um beijo pra vocês. Vou começar com uma questão que me intrigou desde o dia em que criaram um tópico "HQ é coisa pra Homem" em nossa comunidade logo no começo.

A olhos vistos, é fato que em questão de comics, a presença masculina é praticamente 99%. Na opinião de vocês, porque existe essa diferença? E junto a essa pergunta, porque essa diferença não é tão visível nos Mangás, por exemplo?


J.R. Dib diz:
Só ressaltando, tópico criado por este que vos escreve!!!

Ana diz:
Porque nós não somos bem-vindas nas comics, e somos bem-vindas nos mangás.
A Wizard americana essa semana, passou a usar o slogan de "The #1 Men’s Pop-Culture Magazine!” A maior revista sobre quadrinhos do mundo é feita PARA homens.
Os mangás sempre tiveram os "shojos", que eram teoricamente para meninas, mas lidavam desde andar de mãos dadas a sexo, passando por superpoderes. E quando eles perceberam que essa coisa de shojo/shonen não valia, e cada vez mais meninas liam os shonens, eles acharam isso uma coisa boa, e começaram a usar isso pra atrair mulheres também.

Até hoje nos quadrinhos tem essa coisa de que "as comics não foram feitas pra vocês", o que além de babaca, é mentira, já que nas décadas passadas existiam várias comics voltadas para mulheres. E elas faziam MUITO sucesso. Eu até tinha uma lista delas de um post num livejournal, mas eu perdi, e pode levar tempo pra achar. Mas é isso aí: mulheres pra lerem comics têm que passar por cima de muita coisa, que nem todo mundo tem o interesse de fazer.

Eddie diz:
Aninha, versão feminina do João

« Jøåø » diz:
hauhauhauhauha

CX diz:
Lu? Você deve ter uma opinião também, já que é leitora de Mangá mais que de comics , não?

Luciana diz:
Ah, sobre homens serem a maioria de leitores de comics simplesmente é o fato de HQs desse tipo em geral são voltadas para o publico masculino.
Quer um exemplo? Apelo a personagens femininas com muita pouca roupa, quando lemos uma revista raramente nos deparamos com uma heróina que não tenha um uniforme sexy e chamativo.

Em Foco Feminino

Eu não sabia o que era Shojo e nem shonen, mas tive medo de perguntar

CX diz:
Uai, homens de colant musculosos seriam o que pras vocês? rs rs

Ana diz:
Chamou pra briga agora!

J.R. Dib diz:
Simbolos pseudo-igualitários da sociedade machista?

Cammy diz:
Já vou avisando que hoje tô pior que a Ana pra piada machista

Ana diz:
Coveiro, essa é tão velha que já foi pro bingo

Luciana diz:
Pode ter certeza que mesmo tendo homens musculosos, as revistas atraem muito menos as mulheres, garanto a você. Isso meio que "assusta" as garotas. Fora que, para mim, mulher pra ser nerd tem que ter um empurrãozinho. Do tipo, conhecer alguém que lê comics, ou que joga RPG, ou que assiste algum filme do gênero por exemplo, que daí parte o interesse.
E sobre os mangás, é como a Ana escreveu, o publico feminino é maior nesse espaço pelo fato de existirem os tão falados shojos, voltados para meninas, e até mesmo os shounen tem aquela pitadinha de coisinhas fofas que também agrada as mulheres

Nana...MSLD!!!!! diz:
Não concordo tanto Lu...não conheço muita gente que lê, não...muito pelo contrário...sofro preconceito por ser viciada nessa 'loucura dos x-men' Ah...e mesmo assim acho o máximo ser nerd...hehehehehehe

« Jøåø » diz:
Coveiro tocou em um ponto importante. Apesar de achar que, de fato, acabam tendo como alvo o público masculino, acho interessante apontar como boa parte dos tipos masculinos também foge muito da realidade dos leitores. Ou de qualquer ser humano.

Ana diz:
Pra quem não conhece: El Bingo: http://girl-wonder.org/girlsreadcomics/?p=4
E pra acabar de vez com essa bobagem: http://girl-wonder.org/girlsreadcomics/?p=65

J.R. Dib diz:
Olha a propaganda

« Jøåø » diz:
Spam!!!

Luciana diz:
Expulsa ela

Ana diz:
Desculpa, Luciana, mas da minha época de fã-insana, eu sei que as mulheres lêem os shonen pra ver porrada, igualzinho os meninos

Cammy diz:
Eu acho que, de certa forma, o tema das hqs pode ter começado mais “masculino”, e isso pode ter afastado as mulheres no início, mas como a Ana disse tinham hqs com temas voltados as mulheres, eu não sei, então não vou comentar disso. Atualmente os enredos estão muito mais interessantes para as mulheres, como a Ana disse que ocorriam nos mangás. Também pode ter um lado cultural, claro, pois é difícil ver um pai/tio/irmão que seja leitor de hq incentivar filhas/sobrinhas/etc a ler. Em terceiro, o preconceito...assim, as mulheres, muitas vezes, nem chegam a conhecer hqs, nem sabem do que se trata ou acabam sendo desestimuladas a ler. E, por último, também existem mulheres que não gostam do tema mesmo (também existem homens que não gostam, mas em menor proporção), não gostam de ficção, não gostam de “histórias de heróis”, etc...

J.R. Dib diz:
Jésus!!

« Jøåø » diz:
Eu não edito esse treco nem que a vaca tussa e o boi "avoe".

Nana...MSLD!!!!! diz:
Sim cammy...ate concordo com você...talvez por isso eu tenha que manter meus 'dois lados'...o normal da popularidade...e o da nerd...e sim...gosto de ver porrada...e coisas de homens.../

Ana diz:
Putz, querer discutir mulheres em comics sem discutir girl-wonder, não dá!

Luciana diz:
Sim, Ana, pode até haver as garotas (como você) que lêem por causa da porrada mas vai me dizer que nos shonen não tem também um pouco de shoujo pô?´É inegával isso!

Ana diz:
Nos shonen tem coisinhas fofas e namoro, mas quem disse que só mulher gosta disso?
Não é como se só mulheres tivessem bichinhos de estimação e namorassem!

Luciana diz:
Não é só mulher, mas é maioria... a não ser que os gays tenham dominado o planeta

Ana diz:
E gays não são homens? Hmm..

Nana...MSLD!!!!! diz:
Sim são...e concorrência também...heheheheh

J.R. Dib diz:
Isso aqui tá parecendo salão de cabelereiro!!

Nana...MSLD!!!!! diz:
Não...salão é pior...


CX diz:
a Idéia é mais ou menos essa

Luciana diz:
Tu queria o que?

Ana diz:
Cara, peraí!
O Coveiro solta a bomba e corre de fininho?!
Eu quero voltar pro "But men are drawn unrealistically too!"

« Jøåø » diz:
Ah, achei que tivessem abandonado o assunto. Então fale sobre isso e depois colo a pergunta de novo.

J.R. Dib diz:
Boa Ana

CX diz:
É... vamos brigar então , Ana

Ana diz:
Eu insisto que vocês leiam esse post: http://girl-wonder.org/girlsreadcomics/?p=65
A questão não é ser realista ou não. Comics SÃO uma fantasia de poder, é sobre coisas irreais.
A questão não é as mulheres não serem realistas, é que elas serem como titilation (desculpem, eu não sei qual seria a palavra em português pra isso), e não como uma fantasia de poder feminina.

Os homens dos quadrinhos são ativos e fortes, as mulheres são passivas, e sua função principal é serem vistas.

Em Foco Feminino

Girl-Wonder, não saia de casa sem ele, meninas!

Cammy diz:
não em todos... na maioria

Ana diz:
Eu estou tratando da regra

Eddie diz:
Resumindo: os homens são como os leitores queriam ser e as mulheres nas HQs são aquelas que eles gostariam de ter ao seu lado.

Nana...MSLD!!!!! diz:
Ter e ser também, Eddie...

« Jøåø » diz:
Acho que precisamos fazer a ressalva contra generalizações..

Cammy diz:
Cara, mulher não se apega por imagem visual (na maioria) e homem, sim...as hqs se apegam nisso pra atrair o publico mais idiota!

J.R. Dib diz:
Huuumm, vide Image Comics na década de 90

Eddie diz:
Eu ia falar isso, Cammy. Homem é bem mais visual que mulher. Só resumi a idéia da última colocação da Ana. Eu não concordo exatamente com isso.

Ana diz:
Como eu disse não-sei-onde, então eu sou hermafrodita
Eu ADORO ver um homem bonito
Agora, eu não acho que um homem pra ser bonito tenha que estar usando boxers e coturnos.

SÓ boxers e coturno, mind you.

Cammy diz:
Cara, ver homem bonito é uma coisa...

Luciana diz:
Por isso que eu disse que o fato de ter tanta exposição de super-heroínas sexy de colant assusta as garotas. Mulheres dão valor a outras coisas.

J.R. Dib diz:
Essa parte de homem ser mais visual não aplica só a quadrinhos...

Cammy diz:
O problema é que quem desenha Ana, não sabe disso. Não sabe que tipo de homem mulher quer ver...

Luciana diz:
E vamos combinar né? Hoje em dia o apelo tanto em revista quando na insdustria cinematografica, televisiva é pra homem mesmo.

« Jøåø » diz:
E muita gente não acha que mulher bonita precisa ter cintura de 10 centímetros e estar semi-nua. hehehehe Eu entendo o que a Ana quer dizer. Até porque já falei bastante com ela sobre isso.

Ana diz:
Eu ainda digo que essa bobagem de homem ser mais visual devia ir pro lixo junto com o "homens fazem sexo, mulheres fazem amor"

Cammy diz:
Acha, tem a idéia errônea de que mulher é que nem homem no quesito visual e que quanto mais bombado melhor...

Luciana diz:
hahaha

CX diz:
Aninha, eu sou obrigado a discordar, me desculpe. Pegue sua edição da Marvel 40 anos com a história do Quarteto e você já vê ali uma Sue Richards já se impondo contra o comportamento de seu marido (coisa que se repete anos e anos depois). E isso naquela época! Não vejo tanto esse quadro que você coloca, Ana. Fora que a Sue do Kirby não era nem um pouco sexy.

J.R. Dib diz:
Ana é radical demais, você é exceção, minha querida.

Cammy diz:
Sim, eu estou generalizando, Jão

CX diz:
Se você colocar os anos 90, eu acredito que as mulheres foram ficando mais mundanas sim nos quadrinhos. Mas antes, eu acredito que não. E naquela época, duvido muito que estatisticamente a diferença entre homem e mulher fosse menor

Ana diz:
Coveiro, se você vai ficar pegando exceções, então os quadrinhos são maravilhosos e mulheres adoram quadrinhos.

Eddie diz:
Esse negócio de mulheres mega-gostosas surgir na Era Image, como bem frisou o JR.

Cammy diz:
é...

« Jøåø » diz:
Concordo. Essa é uma criação quase imposta, e muito homem acaba achando que precisa ser mais visual, e recrimina a si mesmo na hora de procurar algo a mais.

CX diz:
Não, são exceções, Ana. Você é nova, pegou uma fase no auge da Image, pode ter uma idéia errônea.

Ana diz:
Eu vou ter que procurar, mas tem exemplos ridículos da misógina que envolvia a Marvel Girl no início dos X-Men

CX diz:
No começo, não era como você pinta


Ana diz:
Não, eu realmente acho que a coisa piorou. No início não havia essa exploração absurda do físico feminino, mas elas eram sempre mais fracas.
Depois elas viraram fracas que ficavam lá de gostosas.

Sim, tem muita coisa boa no meio disso, senão eu nem tava aqui.
Mas não dá pra negar que no início tudo o que a Sue fazia era se esconder durante as lutas... Depois que ela começou a ter os poderes de campos de força, e se tornou útil de verdade nas batalhas


J.R. Dib diz:
A Sue Richards só foi ganhar destaque no fim da era de prata, e com o Byrne que simplesmente transformou ela, e isso foi na década de 70/80

Em Foco Feminino

Sue Richards, exemplo do começo ao fim

CX diz:
Discordo, a Sue e a Jean poderia até ser mais singelas, mas nunca foram tidas como as mais fracas em poder. Mesmo a Sue quando só tinha a invisibilidade, ajudou o quarteto tanto quanto os outros. ela não só se escondia, não... Pegue a biblioteca Marvel e veja que ela é bem atuante. Posso mostrar em cada história o que ela faz aqui, e olha que ela só sabia ficar invisível na época

E sinceramente, eu não acho que seja só o atrativo sexual que faça nós, meninos, gostarem mais de quadrinhos do que as meninas. Portanto, a pergunta do Joao vem bem acalhar agora...

Ana diz:
E eu nem tenho direito de resposta?

Luciana diz:
eita

J.R. Dib diz:
Ela usava a invisibilidade dela pra poder facilitar a vida do povo, bem como foi importante em várias vitórias, se bem que eu concordo, ela só ficou útil quando ganhou o campo de força.

Ana diz:
Mas descer o cacete que é bom, nada, né?

J.R. Dib diz:
Jesus amado, mulher não tem cacete pra descer

CX diz:
Dar porrada nem sempre resolve as coisas, Ana. Que o Reed diga...

Cammy diz:
Mulher forte em história é só a que desce o cacete, Ana??

Eddie diz:
Deixa o João perguntar, pois eu tenho perguntas também...

J.R. Dib diz:
Eu prefiro a sutileza... Ana é Xiita total

« Jøåø » diz:
Ela é muçulmana?

Ana diz:
Então pergunta, João, porque a xiita aqui não tem direito de resposta

CX diz:
kkkkkkkkkkk Tem sim, já falei

Nana...MSLD!!!!! diz:
Acostumem-se garotos...muita mulher junta é assim mesmo...todo mundo falando sem parar...heheheh

« Jøåø » diz:
Voltando ao tema. Queria saber o que há, hoje em dia nas HQs que atraia o público feminino. Dentro disso, há esse diferencial? O que atraí homens e o que atrai mulheres em uma revista? Ou o ideal seria procurar gostos em comum?

Cammy diz:
Eu acho que muitas mulheres começam a ler por "novelinha"... a Nana que não me deixe mentir e mais uma porrada que só leu x-men por causa de Jean/Scott e Vampira/Gambit. Mas as que se mantém, eu acho, são as que realmente gostam das estórias... mas mesmo assim, eu particularmente, não gosto quando a história é só porrada (acho que ninguém com mais de 2 neurônios), então pra mim, como mulher e ser humano, qualquer trama bem desenvolvida tá ótimo...

Em Foco Feminino

Nós também gostamos é de Novelinha... \o/

Nana...MSLD!!!!! diz:
Vampira e Gambit não...pelo amor de DEUS!

Luciana diz:
Não sei o que atrai publico feminino em geral, mas eu sei o que me atrai. E não são as porradas, mas sim o relacionamento entre os personagens. Adoro um romance (bem elaborado por favor), adoro conflitos familiares, adoro os problemas psicológicos ou não que cada um deles passam.

Claro que tem histórias que você acaba gastando dinheiro e tempo a toa de tão ruim que ela foi feita, mas faz parte... haha... Ação também é importante, mas também tem muita coisa além disso, pelo menos para mim. Acho que final das contas isso serve para a maioria das mulheres também.
E mulher hoje em dia gente, sabemos que mudou muito desde as décadas passadas. O preconceito diminuiu, ela ficou mais presente no mercado de trabalho, mais independente, tudo isso são um dos fatores de hoje nos sentimos tão confortáveis lendo uma historia que originalmente era para meninos.

Nana...MSLD!!!!! diz:
Então, acho que os relacionamentos em geral...essa conexão com a realidade...o super herói que cada um tem dentro de si...o fato de alguém sempre se identificar com algum personagem...e rir e chorar por ele como se fosse por alguém muito próximo a você...esse jogo emocional que acontece...os fatos em si...romances si...Alias, foi o casal grey-summers, como afirmou a cammy, quem me atraiu... Então gostei e fiquei...No geral, acho que é essa questão que acaba atraindo todo mundo...o realismo junto com o seu imaginário em uma só história...por isso que Heroes faz tanto sucesso também...

Luciana diz:
Como eu disse, mulher precisa de um empurrãozinho.

Nana...MSLD!!!!! diz:
Concordo...

Ana diz:
Eu concordo com o que elas disseram.

Eddie diz:
Er, então....Existem várias personagens femininas nas HQs. Algumas que são consideradas esteriótipos de tudo isso que foi falado, mas outras que se destacam e são bons exemplos. Quais personagens para vocês seriam os piores e melhores exemplos de mulheres nas HQs e por que?

Nana...MSLD!!!!! diz:
Olha...primeiramente...Cammy...não se ofenda com o que vou falar...até porque sei que você vai se defender na sua resposta...hehehhehehhehee

O pior exemplo??? Claro que a EMMA FROST...a mulher apronta miséria...faz e acontece...ficou se insinuando pra um cara casado...e só porque o Whedon a coloca fodona ela se purifica??? Péssimo exemplo...os caras a acham o máximo...gostosa...mas no fim das contas confiariam nela como esposa??? Se eu fosse um homem...a comia...me exibia com ela...mas NUNCA me casaria...porra...olha o passado dela...

E nem vem cammy com o começo da historia dela...porque o que ela fez depois foi pior e demorou mais tempo...emmma eh o exemplo perfeito de PIRIGUETE...

Em Foco Feminino

A Emma é piriguete, seja lá o que isso for...

J.R. Dib diz:
huauhauhauha

CX diz:
kkkkkkkkkk... termo local deve ser traduzido!

Cammy diz:
até eu que sou paulista sei o que é

Nana...MSLD!!!!! diz:
PIRIGUETE=CARRORRA APROVEITADORA...

CX diz:
Terminou, Nana? Faltou seu bom exemplo

Nana...MSLD!!!!! diz:
Sim,melhor exemplo... JEAN GREY. Embora muitos torçam o nariz, a xinguem, mas porra, a mulher só se sacrifica pelo povo pra que??? Ser traída(mesmo que nao 'carnalmente') pelo cara mais 'correto' que se conhecia...ser traída pelos amigos(sim...abrir os dentes pra frost foi uma traição...ainda bem que alguns se salvaram)...e levar bomba o tempo todo...ou morre ou se fode...

Cammy diz:
Cara, não sei... acho que toda personagem quando bem trabalhada se torna um bom exemplo. Atualmente acho que a Psylocke tem sido um mal exemplo... Mas isso não é culpa da "personalidade" da personagem, e sim de roteiristas que não a retratam de uma forma boa.

Eu tenho as que me identificava por um ou outro motivo, mas isso acho que é mais particular e não generalizado para "mulheres".

Nana...MSLD!!!!! diz:
Pensei que a cammy ia se retar comigo...hehehehehhehe

Ana diz:
Eu fico com a Cammy.
A personagem, por mais que você defina personalidade e etc, no final das contas depende muito do que o autor injeta nele. Um personagem como a Vampira passa de uma babaca insuportável e infantilóide pra uma das personagens mais “badass” da Marvel numa troca de roteiristas.

Cammy diz:
Exato. Eu sempre fui fã da Vampira, mas não aguento a fase "tonta" dela
Pra mim essa fase dela é um mal exemplo também.

CX diz:
Mas Cammy, vc teve o azar de começar na fase ruim dela, então como foi virar fã?

Cammy diz:
Porque, quando comecei, eu queria ver "novelinha"... eu me identifiquei com ela por diversos motivos (se depois couber a discussão e quiserem eu complemento quais). Mas foi por uma mulher forte que me interessei , identifiquei e não por uma mongolóide que só sabe reclamar. Apesar de ter começado não no auge da personagem, não foi o fundo do poço...hehehehe

J.R. Dib diz:
É que a K é romântica demais!

Cammy diz:
putz, eu romantica??

Nana...MSLD!!!!! diz:
Sim...é...

Luciana diz:
Mal exemplo pra mim não tem nenhum, eu costumo sempre procurar a melhor coisa que um personagem tem a oferecer, mesmo que ele não esteja numa fase muito boa hehe. Não me vem ninguém na cabeça agora.

Enquanto que a melhor... me dói o coração ter que não escolher a Jean, porque é minha x-man favorita, masss, pra mim um exemplo de mulher é a Sue Richard. Não leio Quarteto Fantástico regularmente e não conheço a fundo como os meninos, mas o pouco que conheço dela sei que além de ser uma pessoa com super-poderes, é esposa, irmã e mãe.

Isso pra mim já seria uma barra super pesada ter que lidar com tanto problemas (seja familiares quanto salvar o mundo) e ter cacife pra ser o pilar da família. Sim, porque o Reed pode ser o homem mais inteligente do mundo, mas de nada isso valeria se não tivesse uma mulher como a Sue do seu lado. Final das contas ela que segura a barra.

Cammy diz:
Concordo sobre a Sue... ia comentar também. Eu gosto das personagens cientistas também...hehehehe


Nana...MSLD!!!!! diz:
A Sue é ótima mesmo, Lu...mas você traiu a jean...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Luciana diz:
A jean ta estragada, morrendo e voltando...

Em Foco Feminino

Pare e pense rápido! Quantas vezes a Jean já ressuscitou? Não vale usar calculadora...

J.R. Dib diz:
Nossa, depois dessa enxurrada, tenho uma pergunta mais simples pras meninas. Qual a primeira edição que vocês compraram e porque?

Nana...MSLD!!!!! diz:
Os FABULOSOS X-MEN número 10, Passei em frente a banca e vi meu casal favorito casando na capa...enlouqueci...comprei...e continuei...por isso venero tanto essa edição...hehehhehe

Ana diz:
Eu não lembro qual foi, mas acho que foi uma do Homem-Aranha.
Um dia meu irmão apareceu com uma revista do Spidey em casa, eu peguei pra ler e me apaixonei.
Aí eu comecei a comprar.

Cammy diz:
Eu comprei primeiro um bagulho que chamava "manual do leitor" porque via o desenho de x-men, mas foi depois do filme que me interessei... só que eu não sabia que ainda existia gibi, pra mim era algo antigo... Quando achei esse manual, soube que hq existia e era mensal, comprei a primeira que vi: x-men premium 3

Eddie diz:
Começou mal....rsrs

J.R. Dib diz:
huauhahua, realmente, essa fase premium foi ruim

Cammy diz:
Pois é.

Eddie diz:
Esse manual não era um poster??

Cammy diz:
Não. Era uma revista. Que resumia vários personagens e o que aconteceu com eles...

Luciana diz:
Não lembro bem se foi a primeira, mas é a que me marcou. Foi a x-men formatinho na abril nº66. Era a segunda parte do programa de extermínio, quando os x-men estavam na ilha de Genosha. Enfim, eu comprei ela porque eu já era super fã do desenho dos anos 90 e achava o máximo aquela paixão que o Wolverine tinha pela Jean.

Não é que quando eu folheio a revista tem uma cena dos dois se beijando? Cara, eu pirei, não pensei duas vezes e comprei. Só pra depois ter a decepção que isso não ia voltar a acontecer nem tão cedo hahaha.

Mas tenho ela até hoje, relíquia!

Eddie diz:
Lu, essa era a nº69!! Cable e Fera na capa, desenhados pelo "mestre"!

 Liefeld Sucks

A Lu errou o número, eu não achei a capa nacional, e o desenho é de Liefeld, mas o que importa é que tem o Cable na capa.

Luciana diz:
hahaha que merda...
Pô, Ed, valeu...

Cammy diz:
hahahahaha

CX diz:
Eddie não falha, que memória

Luciana diz:
Aff nem me fale
Quando vi aqueles desenhos pela primeira vez, eu tive ânsia
Juro a você!!

J.R. Dib diz:
Ok, a segunda pergunta é relacionada a quadrinhos, Mainstream em termos, feitos por, ou direcionados para mulheres, vocês acham que isso ajuda na venda ou não?

Ana diz:
Eu não faço idéia do que você tá falando.

Luciana diz:
Mainstream?

Cammy diz:
main oq?? que diabo é isso?

J.R. Dib diz:
é, as grandes editoras norte americanas e inglesas

Ana diz:
Dá um exemplo dessas revistas, porque eu nunca ouvi falar disso.

Cammy diz:
A propaganda para mulheres deles não anda boa, pelo visto...

J.R. Dib diz:
Houveram certos períodos em que as editoras tiveram a idéia de criar séries direcionadas para o publico feminino!

Cammy diz:
nunca vi, nem li

Eddie diz:
Que revistas?

Luciana diz:
tipo?

Cammy diz:
só o jota viu isso

Luciana diz:
é lenda

CX diz:
Fala aí, jota... HAUhauHAUha


J.R. Dib diz:
Putz, vocês nunca leram Estranhos no Paraíso, por exemplo?

Em Foco Feminino

Estranhos no Paraíso, do já consagrado Terry Moore. A revista é pra o público feminino mas só o Jota leu e aprovou... HAHuahA...

Cammy diz:
não

Nana...MSLD!!!!! diz:
Nem eu...

Luciana diz:
Não sei do que se trata, apesar de já ouvir falar

Ana diz:
Eu já li uma edição, achei uma droga e passei reto.
Era feito pra mulheres, é? Nem percebi.

Cammy diz:
hahaahahahahah
Só o jota leu as revistas de mulher!

Eddie diz:
Tem revista de The OC? Num sabia

CX diz:
Eu nunca li, mas não sabia que era voltado pra elas não.

J.R. Dib diz:
Vou mudar a pergunta, então, Vocês acham que as editoras deveriam fazer revistas para o publico feminino?

CX diz:
Complementando, como seria uma revista pro publico feminino?

Cammy diz:
o mesmo que para qualquer público: escrever bons roteiros

Nana...MSLD!!!!! diz:
Não...isso é preconceito...tem que fazer pra agradar geral...ate porque eles tem uma visão muito errada sobre o que as mulheres gostam...tem que ser geral...algo bom...sem barreiras

Cammy diz:
E, como a Lu disse, mulher gosta (não sei se homem gosta também) de relacionamento de personagens, não só no sentido amoroso, mas levando em conta os aspectos psicológicos deles.

Nana...MSLD!!!!! diz:
Isso mesmo cammy...

Cammy diz:
Interação de personagens, seria o termo mais correto

Luciana diz:
Tipo mangá que tem shonen e shojo? Acho que não, quer dizer, talvez se quiserem atrair mais mulheres leitoras seria uma boa idéia (aquela velha historia do empurrão), mas pra mim não existe a receita certa pra se fazer uma revista para garotas. O negócio é ter uma boa história, com personagens bem construídos, pode ter um sexo aqui, acolá, umas porradas e tá tudo certo haha

Eddie diz:
Eu também gosto disso, Cammy. Sem isso, vira apenas porradaria sem cérebro.

Cammy diz:
Exato

Ana diz:
Uma revista pro público feminino pra mim é uma boa revista, que envolva bons personagens, ação, histórias inteligentes e trabalhe com conceitos interessantes que façam você pensar.
Tipo Sandman, Whedon's Astoshing X-Men, Nextwave, Ellis' Thunderbolts, Carey's X-Men, etc, etc, etc
Então yes, please.
Eu até deixo os meninos lerem.

CX diz:
Eu deixo os meninos lerem foi ótimo... rs

Nana...MSLD!!!!! diz:
Caramba...bons diálogos ganham qualquer fã...como tem revista aí sem um tapa. e que mesmo assim é perfeita...

Eddie diz:
Demolidor, de Brian Bendis é um exemplo disso. Tem edição que o Demolidor nem aparece de uniforme, e mesmo assim é ótima.

Cammy diz:
mas pode ter um pouco de porrada também! Hahahaha

Luciana diz:
Tem mangás que são exclusivos pro publico masculino (os chamados seinen, bem mais adultos que o shonen) e me atrai, pelo fato das historias serem ótimas, bem elaboradas.

J.R. Dib diz:
Sabem que Estranhos no Paraíso, apesar de inicialmente apelar pro público feminino, acabou repercutindo bem entre os homens também, por todas as razões que vocês escreveram aqui.

CX diz:
Outra de mainstream feminino não seria aquela Mary Jane loves spiderman... ou o contrario? Que acabou ganhando ate adeptos masculinos fieis?

Em Foco Feminino

A Marvel seguindo a escola dos outros... e com sucesso.

J.R. Dib diz:
É sim

Cammy diz:
Eu tenho uma dessa


Luciana diz:
Essa eu sei qual é.
Mas nunca li.

Eddie diz:
Também nunca li

CX diz:
Alguém avaliou esse material? o que achou?

J.R. Dib diz:
Mas essa não é mais estilo mangá?

Nana...MSLD!!!!! diz:
Eu nao li...

CX diz:
Não é mangá, apesar do traço parecer...

Cammy diz:
Eu não li, porque tava sem paciência pra entender o inglês... olhando por cima, bem por cima, me pareceu um tanto infantil... mas vou ler qualquer dia. Não posso falar sem ter lido realmente...

Luciana diz:
Isso é pra atrair mulheres que nunca leram HQ na vida
Olha o título do negócio...

Cammy diz:
hahahahahaha

Nana...MSLD!!!!! diz:
hahahahhahahahhahahha

J.R. Dib diz:
Pois é... mas ainda assim é jogada da Marvel pro público feminino que viu os filmes e nunca havia lido.

Cammy diz:
Mas também, convenhamos, grande parte do publico feminino não é como a parcela que está aqui. Tem muita mulher que começou a ler só por causa de filme, de desenho e de novela (como eu) mas continua querendo isso e se contenta com isso.

E não é o tipo de publico que critica, avalia e tem uma opinião sobre hq melhor formada

Eddie diz:
Conversando ontem com o Erlan ele me contou que dificilmente lembra do nome dos criadores das histórias. E vocês? Gostam de roteiristas e desenhistas ou apenas dos personagens? Tem alguns criadores que são fãs?

Cammy diz:
Não faço a nem mais vaga idéia de nomes!! Agooora vim a conhecer um pouco mais, porque vocês (meninos) falam bastante, mas eu sou ruim com nomes de maneira geral, não só em quadrinhos, nunca sei que ator é qual, que cantor é qual, etc...hehehehehe

Tanto que eu sempre pergunto pra vocês (ed não me deixa mentir) "qual era mesmo o nome do cara que desenha tal coisa??"

Ana diz:
Eu só me dou ao trabalho de aprender o nome deles quando gosto muito do que ele faz.
Senão, eu deixo minha memória de peixe fazer o que faz de melhor.

J.R. Dib diz:
A Ana cabou ce citar o Whedon lá em cima

Nana...MSLD!!!!! diz:
Sim...Do stan e do kirby...Por eles terem tido a brilhante idéia de fazer da Jean, a primeira x-woman (nao só por isso...hehehehe)...do whedon...o cara é demais...(eu já acompanhava o trabalho dele desde Buffy e Angel)...e acho o Cassaday meio foda também... rs...bem...Graças aos últimos to voltando a minha 'loucura dos x-men'...heheheheh


J.R. Dib diz:
Cassaday é fodaço

Luciana diz:
Olha eu não sou muito ligada nos roteiristas, desenhistas e por aí vai. Eu só sei que aquele ali é ruim e aquele outro é bom. Mas ultimamente um roteirista que eu nunca vou esquecer é sem dúvida o Whedon, que salvou os X-men. Pena que ele não vai ser regular.

Teve uma época que eu gostava do Jim Lee mas depois que conheci desenhistas melhores, minha prefêrencia agora vai praquele que desenha os Fugitivos que infelizmente eu não lembro o nome. Acho a arte fantástica.

J.R. Dib diz:
Foi o Adrian Alphona

CX diz:
Eu vou voltar pro tema central do debate. A idéia de criar uma personagem feminina forte, bela, ativa e com espírito de liderança é o caminho certo para atrair o público feminino? Seria, por exemplo, uma mulher maravilha o símbolo das garotas que lêem HQ?

Em Foco Feminino
Seria uma "mulher-maravilha" a revista ideal para mulheres?


Ana diz:
Eu não acho que a questão seja a personagem principal ser mulher. A questão é as mulheres se sentirem acolhidas nas comics. Provavelmente mulheres vão se identificar mais com personagens mulheres, mas eu não acho que seja regra.
Nós temos várias personagens que seguem essa idéia, mas falharam porque caíram nas armadilhas de sempre. Um exemplo é a Ms. Marvel. Se fosse depender dela, eu nunca leria quadrinhos. E, por outro lado, temos a She-Hulk, que é incrível.

J.R. Dib diz:
A Mulher Hulk é uma personagem que ganhou destaque graças ao John Byrne que na década de 80 tornou ela mais do que uma heroína, mas uma advogada, e outra, o humor usado na série dela sempre foi muito bom, especialmente porque ela em diversos momentos se dirigia ao leitor, esqueci como fala isso em português, em inglês se chama Breaking the Fourth Wall.

Cammy diz:
Eu acho que sim, personagens que atraiam as mulheres a se identificarem e como figuras poderosas e interessantes (mas, como a Ana disse, não necessariamente principais) são o caminho para atrair o publico feminino.

Mas não só um tipo de mulher... Várias. Mulheres que reflitam as diversas personalidades femininas que existem. Que tenham qualidades e defeitos que as mulheres tenham e que sejam vistas de forma digna que merecem

Porque cada mulher se identifica com a mais parecida consigo, não simplesmente com a poderosa, mas também, nenhuma se identificaria e se interessaria por ler uma estória de mulher boba, fraca, irrelevante, inútil, assim vai

Nana...MSLD!!!!! diz:
Isso...pra elas poderem fazer o paralelo...

Luciana diz:
Depende, apenas mais uma "mulher-maravilha" seria minha ultima escolha como exemplo. Porque é tudo os que homem gostariam que sua mulher fosse não? Linda, forte, alta, poderosa... pelo amor, boas personagens não precisam ter esse estereotipo. Mas infelizmente, no mundo em que vivemos, esse modelo feminino seria o símbolo da mulher nas HQs, e não só pro homens, como pra nós mulheres também.
É triste, mas é a realidade.

Dependendo de mim eu não tenho o menor interesse em ler historias da melhor mulher de todos os tempos da ultima semana. hahaha

CX diz:
Nana, faltou você opinar

Eddie diz:
É que pra Nana basta a Jean voltar e tá tudo certo....rsrrrsrrsrrsrrs

Nana...MSLD!!!!! diz:
Mais ou menos por aí...rs

Mas como a Ana disse...não tem que ser necessariamente mulher...e como a cammy disse tem que ser algo para a mulher se identificar...nem indefesa demais nem tão 'posso sempre cuidar de tudo sozinha...sempre''...tem que ser algo que exista em nosso universo feminino...essa complexidade que somos...mais ou menos isso...heheheh

Cammy diz:
Posso falar uma coisa da mulher hulk, já que mencionaram?
Que demonstra bem meu lado "novela" de ler hq... eu leio mulher hulk só pra ver se ela fica com o Pug...hahahahahahah

J.R. Dib diz:
huauhauhuhauha


Cammy diz:
Eu torço!!! Eu penso "vai se declarar!!!" que nem quando vejo filme romântico água com açúcar


Eddie diz:
Cammy, eu também estou torcendo pelo Pug.

Nana...MSLD!!!!! diz:
A cammy é romântica, sim...hehehehhehehe

Cammy diz:
tá, eu sou...hahahahaha

J.R. Dib diz:
Viram o que eu falei? Ela se entrega!! Pra mim o lance do Pug já virou água com açucar demais

Cammy diz:
Droga!!
Mas romantismo demais me irrita

Eddie diz:
O que vocês andam lendo atualmente? Só X-Men? Só Marvel? Alguém além da Ana lê DC? O que nunca leram e gostariam de ler?

Nana...MSLD!!!!! diz:
Só X-men...mas decidir ler tudo da Marvel...vou começar a ler até o que não gosto...a partir do meu aniversário...se duvidar compro alguma da DC...heheheheh

Cammy diz:
Eu leio (vamos lá): x-men, x-men extra, novos vingadores, avantes vingadores, wolverine (mas não leio o título so wolverine a não ser que não tenha mesmo mais o que ler), algumas minis (como guerra civil)... e eventualmente uma action, universo marvel ou aranha que me interesse.

E não leio e nunca li DC

Ana diz:
Que eu leio com vontade, e não só por hábito:
X-Men
Astonishing X-Men
Thunderbolts
Amazing Spider-Man
X-Factor
She-Hulk

E da DC:
Wonder Woman (que eu quase larguei, mas desde que fiquei sabendo que a Gail vem nos salvar, eu estou esperando ansiosamente)
Booster Gold
Catwoman (sabe deus porque eu ainda leio isso)

Eu leio muita, MUITA coisa a mais que isso, mas é mais por não ter o que fazer e a doce esperança de que eles vão fazer certo dessa vez (às vezes até fazem)

Em Foco Feminino


Luciana diz:
Antigamente, quando eu morava em Recife, eu costumava ler Homem-aranha Millenium, X-men, Wolverine, Marvel Max e uma ou outra minissérie que surgia, porque eu pegava emprestado com meu amigo que coleciona tanto Marvel quando DC.

Mas depois que me mudei pra São Paulo, eu não tenho como comprar tantas revista e estou me restringindo apenas a X-men e X-men extra (wolverine, foi mal!). Fora os mangás né, atualmente tem três que eu tô comprando (todos seinen hehe).

DC eu nunca li, mas nem é porque não gosto, é mais preguiça mesmo de pegar a história pela metade. Não conheço quase nada dos heróis de lá (o pouco que sei é por causa de filmes), aí isso acaba sendo um impedimento. Quando decidi ler os X-men peguei desde a numero um pra ler, quase morri haha ai fazer isso tudo de novo com a DC, sem paciência. Mas nada contra.

Ah, de vez em quando eu roubo do coveiro pra ler, ou do Ed hehe

Cammy diz:
ou de mim que tinha roubado deles

Luciana diz:
Isso!

Eddie diz:
Ladrão que rouba ladrão....rsrs


J.R. Dib diz:
Bem, eu ia perguntar se alguma delas chegou a se interessar ou até mesmo a ir atrás daquelas revistas chamadas clássicas e se leram alguma delas?

Luciana diz:
Quais clássicas?

J.R. Dib diz:
Cavaleiro das Trevas, Última Caçada de Kraven, Watchmen, Sandman, etc..

Nana...MSLD!!!!! diz:
Eu nao...

Cammy diz:
Não... Eu tenho até curiosidade, mas tenho preguiça também.


Luciana diz:
Preguiça minha também
Única coisa de Sandman que eu li foi “A morte faz a festa”

Eddie diz:
Se quiserem, eu empresto

Nana...MSLD!!!!! diz:
Eu quero...mas vc nem pode me emprestar...tsc...to longe e no passado....(ja que vcs estao uma hora à minha frente...heheheh)

CX diz:
Ana acho que vai dizer sim rs rs

J.R. Dib diz:
To esperando que sim

Ana diz:
Sandman, yes. É A revista.
Foi o que me impediu de largar os quadrinhos pra sempre.

A última caçada de Kraven eu até acho que li, mas nem lembro.

Nana...MSLD!!!!! diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Luciana diz:
Ana salvou a entrevista.

J.R. Dib diz:
Ahh tá... Ana, ce ta colecionando o que ta sendo relançado?

Ana diz:
Nem.
Eu sou tão pé-no-saco que gosto de ler no original porque tenho medo de algo se perder na tradução.

CX diz:
Quando o Jota criou o tópico, um dos comentários que fiz porque justamente coincidiu com um seriado que causalmente assisti sobre as avassaladoras em que um dos "pretendentes" de uma das 4 integrantes era um marvete roxo. No seriado, ela terminava concluído que se havia a desvantagem de que "homens" eram sempre infantis, havia a vantagem de que eles não tinham dificuldade de encontrar e mostrar o crianção dentro de si.

Ai, vem a pergunta, as poucas leitoras de quadrinhos que encontramos por aí tem cabeça diferente das demais mulheres? E o que vocês vem de bom e ruim nisso, principalmente conversando com outras "normais"?

Nana...MSLD!!!!! diz:
Sim...acho que tenho a cabeça diferente sim...Ate pela questão da mente se tornar mais fertil...rs...brincadeira...também tem o lance das nerds possuírem um senso-crítico maior...somos diferente porque não precisamos fingir que estamos entendendo...sem contar que isso talvez nos faça entender um pouco mais os homens...e ate mesmo certos fatos da nossa vida...porra...quem não se assusta ao ver algo tão parecido com vc ali nas suas mãos??? Esse é o lado bom...o ruim...é o preconceito como eu disse...porra...chego a ser taxada de infantil...dentre outras coisas...Eu deixo de ir pra balada por uma boa revista...e isso assusta as pessoas...quanto as 'normais'...também sou uma...rs...com um A+...mas sou uma...e se uma vier me dizer o contrario...é briga na certa...rs

Luciana diz:
Óbvio que tem! Leitoras de quadrinhos são consideradas o topo da cadeia alimentar de nerds. Mulheres nerds (não só as que lêem HQs) tem sim cabeça diferente de outras. O lado bom nisso é que ler quadrinhos é um hobby relaxante, muito divertido de se fazer, fora que estimular a leitura é sempre bom para o bom português.

Já o lado ruim, é o preconceito , né. Lembro que quando era 7ª série, que foi quando comecei a ler quadrinhos e jogar RPG, eu era muito zoada na escola. Me apelidaram de x-men porque eu vivia levando revistas deles pra ler durante a aula. Isso foi um pouco frustrante porque sempre me viam como aquela menina estranha que lia coisas de meninos. Meus pais também me criticavam.

E as outras meninas sempre falavam disso também. Mas ai a medida que fui crescendo fui arrumando verdadeiras amizades que combinavam mais comigo então... não tive mais problemas do tipo.

Eddie diz:
O "topo da cadeia alimentar de nerds" foi ótimo.....rsrrsrrsrrsrsr

Luciana diz:
Eu e minhas frases de efeito... haha

Nana...MSLD!!!!! diz:
Esse negocio de topo da cadeia alimentar é ambíguo...hhehehehehe

Ana diz:
Eu acho que a questão maior comigo é que eu sou exatamente o estereótipo dO nerd, então às vezes eu acho difícil entender se eu sou uma regra ou uma exceção. Mas eu sou a pessoa mais infantil que eu conheço, e no meu sentido. Do tipo que fica horas numas de "É!", "Não é!".
Mas eu sempre fui do tipo sem muitos amigos, então eu não faço idéia de como funciona a cabeça das pessoas de verdade.

E eu sempre tive amigAs mais que amigOs, mas comparando os dois, eu nunca vi tantas diferenças assim. Eu até falava mais de relacionamentos com os caras, a maioria das vezes, e ia com as meninas ver filmes de ação.

Então eu acho que essa coisa de homens serem mais "crianções" envolve muita coisa, e é sempre assunto quando se discute questões do feminismo.

CX diz:
Pessoas de verdade?

Eu sou uma pessoa de verdade... sou sim... sou sim... Ahhhh...


Cammy diz:
hahahahah

Nana...MSLD!!!!! diz:
Eu também sou...rs

Cammy diz:
posso responder?

J.R. Dib diz:
Não, vai ficar sem responder essa

CX diz:
Cammy, você finaliza...

J.R. Dib diz:
Droga!

Cammy diz:
Eu acho que sim. Pelo menos eu, me sinto mais "criançona". Não que ler HQ seja infantil, mas a gente acaba ficando mais próximo de um lado fantasioso da vida: a ficção. E, em geral, quem gosta de HQ, gosta de mais algum outro item deste universo. E fantasiar, gostar de coisas desse tipo, acaba nos taxando de mais “crianças”. Mas eu acho isso ótimo. Eu adoro ser uma pessoa mais “criança” nesse aspecto. Não significa ser mais infantil, menos madura, mais boba, etc., significa ser mais otimista, mais brincalhona, menos séria, talvez.
Às vezes me sinto perdida em conversas de mulheres “normais”, mas não sei se por minha cabeça ser diferente por causa disso ou porque sou diferente em vários sentidos mesmo. Adoro ver a cara dos homens quando entro na banca e compro uma revista. E é ótimo para puxar assunto com os meninos... hahahaha... os que lêem, claro.

O lado ruim também pode ser o preconceito, mas eu, sinceramente até me divirto com isso... Eu não ligo muito de ser taxada de nada porque adoro ser diferente como sou, e ser nerd é parte da minha “diferença”.

Não sei se pelo fato de gostar de HQ ou do universo de fantasia que gosto desde pequena, mas acho que pessoas que não tem esse lado, acabam mais chatas, mais concisas, ou algo assim de certa forma... hehehe... E também, não sei porque, mas nerds tem o melhor senso de humor! Hahahaha... Talvez por isso... somos mais brincalhões, mais divertidos. E quem não gosta de ser assim??

Nana...MSLD!!!!! diz:
Cammy vc eh uma mulher normal...

Cammy diz:
vira essa boca pra lá

Luciana diz:
normal people worry me

Eddie diz:
Normal people worry me

Luciana diz:
Eita!!! Transmissão de pensamento!

Eddie diz:
aeeee Lu

Cammy diz:
hahahahaahha

CX diz:
vou colar o adesivo aqui

Em Foco Feminino

Promessa é dívida. E se não entendeu, nem tente. Ou procure um tal de Ricardo por aí!

Nana...MSLD!!!!! diz:
Você é sim... e se admite que não...só aumenta o preconceito...eu que 'sofro' com isso bem sei...

Cammy diz:
eu não sou, e depois te explico porque

CX diz:
Acho que depois desse debate que conseguiu deixar os tagarelas editores mudos, só nos resta deixar as moças as declarações finais. Cammy, Aninha, Ju e Lu, a palavra final é de vocês.

Cammy diz:
Bom, não tem mais o que falar, só que é bom participar de mais um em foco (puxação de saco) e que espero que os leitores entendam mais o lado das nerds mulheres que, como vimos, não tem nada demais e nem é tão diferente do masculino. Quando a coisa é bem feita agrada a todos. Então, comprem uma hq pra sua irmãzinha, pra sua sobrinha, pra sua filha... que elas só precisam de um empurrão! hehehehe

Luciana diz:
Ahh valeu pessoal, por me chamarem pro em foco, eu sempre quis participar de um, nem que fosse sendo a entrevistadora, mas nunca dava, e agora sou uma das principais. Achei super bacana a ideia dessa entrevista, só assim pros homens terem uma ideia do que se passa na cabeça de uma garota nerd haha, me diverti muito!

Cammy diz:
É difícil entender as mulheres, as nerds mais ainda...rs

Ana diz:
Tchau : )

Nana...MSLD!!!!! diz:
hahahahha...va la lu...bjusssssssssssssss pra vocês também.

Em Foco Feminino

Essa imagem é uma visão pro futuro. Um futuro próspero onde Homens e Mulheres poderão dividir suas mesmas HQs fraternalmente.


E é melhor eu encerrar por aqui essa longa conversa. Sei que tinha papo pra muito mais, mas o tempo e espaço é curto, além de que eu que vou ter que editar tudo por aqui depois. Espero que os demais leitores – homens e mulheres – que acompanham nosso Blog e comunidades tenham ficado satisfeitos e tirado um monte de conclusões com esse interessante papo “quatro por quatro”. E até o próximo Em Foco!!

Editores 616

comments powered by Disqus