terça-feira, 6 de novembro de 2007

Vingadores Anual 2

Publicado nos EUA como Earth's Mightiest Heroes II, essa edição do Anual dos Vingadores trata da formação dos Maiores Heróis da Terra sem nenhum dos seus mais famosos membros. Será que um grupo que tem apenas membros desconhecidos ou de baixa moral pode agradar público, governo, e ainda assim derrotar seus inimigos?

Capa


A edição é extensa, englobando oito revistas, portanto me dêem um tempo caso eu esqueça de falar sobre algo nessa resenha.

A revista começa com o Superadaptóide sendo libertado pelos membros da IMA (Idéias Mecânicas Avançadas). Na mansão dos Vingadores, estes estão dando as boas vindas ao seu mais novo membro: o Visão.

A burocracia sempre foi um assunto clássico nas histórias do grupo, afinal, durante muitos anos eles precisaram da sanção governamental para operar. Homens como Henry Peter Gyrich e o então Agente Munch sempre ficaram de olho nos Vingadores, que tinham em Nick Fury, diretor da SHIELD (Superitendência de Alguma Coisa para Alguma coisa e Defesa como o próprio Nick diria) seu maior aliado no governo.

O grupo dos ativos agora é composto por Visão, Gavião Arqueiro, Vespa, Pantera Negra e o Golias (Henry Pym) como líder. Thor, Capitão América e Homem de Ferro são os reservas, apesar de Thor ser contrário a isso.

No governo está ocorrendo uma discussão se o Visão tem algum tipo de semelhança com o Superadaptóide, que fugiu, levando o governo a invadir a mansão dos Vingadores e levar o Visão para testes em instalações da SHIELD, e interrogá-lo sobre seu passado enquanto sensores testam seus sistemas internos.

Enquanto isso, usando uma identidade falsa, o Pantera Negra integra o corpo docente de uma escola pública, em um plano para tentar ensinar a juventude. Isso não é bem visto pelo governo de Wakanda. Um de seus ministros contrata um assassino chamado Tigre Mortal para atacar e matar T'challa.

Nas instalações da IMA, o superadaptóide está sendo usado como molde de novos adaptóides. Há uma sobrecarga e tudo explode. De repente, a ilha está tomada por adaptóides que começam a destruir tudo. Os vingadores são acionados e vão ao local. Lá, seu jato é derubado com o Gavião Arqueiro tentando evitar que caisse na cabeça de alguém que não mereça. Golias e Vespa encolhem e saem dele. O Visão foge com o Pantera Negra. O grupo se divide em três. O Gavião joga o jato na base da IMA, e o Golias manda a Vespa fazer um reconhecimento enquanto esvazia os aldeões do caminho dos superadaptóides. O Visão e o Pantera se juntam ao Gavião para investigar a base da IMA, enquanto esse se divertia com os apicultores da IMA (preciso explicar a piada?).

O Visão derruba a força da base e Golias luta contra um exército de superadaptóides. Sendo atacado impiedosamente, ele começa a perder o controle e mata os robôs um a um.

Hank

Os heróis voltam à sua mansão e Hank não está bem. Ele parece abalado pelos acontecimentos recentes e o grupo percebe isso. Na escola, o Pantera nota que um de seus alunos, o mais nerd da turma, vive sendo atacado e não faz nada, concluindo que em algum momento ele pode tomar alguma atitude que poderá acabar com sua vida.

Hank tem pesadelos recorrentes, e, após mais um desses, acorda em um beco. Passado algum tempo, surge um novo e brutal herói: o Jaqueta Amarela. Este se apresenta aos vingadores, dizendo que matou o Golias. Jan desmaia, o Gavião quer descer a lenha nele, e o Visão e o Pantera ficam sem saber o que fazer. A psicóloga da SHIELD diz que é melhor aceitar por enquanto isso, afinal, Hank criou uma segunda personalidade que não sabe que ele é ele mesmo. Jan, após um final de semana com o Jaqueta, resolve aceitar o pedido de casamento dele.

A festa é armada, a farsa é armada, diversos heróis no salão. Quando tudo vai começar, o Mestre do Picadeiro e seu Circo do Crime atacam (sinceramente, quem criou esse vilão?). Durante o quebra pau, o Jaqueta/Golias/Hank Pym surta e se encolhe de medo num canto. Então algo estoura na cabeça dele, e ele volta a ser o Golias, prendendo o Mestre e ajudando a salvar o dia.

Na escola, o Tigre Mortal ataca T'challa, e os dois lutam ferozmente, mas o vilão começa a se sobrepor. Quando tudo parecia acabado, o jovem aluno aparece com uma arma e mete três balaços no Tigre, matando-o e salvando o Pantera.

Tigre

No topo da mansão dos vingadores surge mais um pepino. O Superadaptóide original aparece e ataca o Visão. Logo atrás dos dois, o Gavião Arqueiro tenta ajudar seu colega de equipe a lutar contra um ser que tem os principais poderes do Homem de Ferro, Capitão América, Golias e Gavião Arqueiro em um só.

A luta toma a cidade, e após aparecer o Pantera Negra, os Vingadores unidos conseguem derrotar o superadaptóide.

Luta

Após isso, Hank e Jan (a Vespa) pedem uma licença do grupo para cuidar da cabeça do pirado do Hank, enquanto Gavião, Pantera e Visão ficam como membros do grupo, deixando a pergunta, quem virá em seguida?

Essa série escrita por Joe Casey e desenhada por Will Rosado é boa para aqueles que não conhecem profundamente a história dos Vingadores e querem entender certos acontecimentos do passado, bem como ver algumas novas passagens não contadas. Para quem tem R$ 19,90 no bolso, é recomendado a compra mais para mera diversão, já que você pode ir lendo esta extensa edição em alguns dias.


J.R. Dib

comments powered by Disqus