sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Surpreendentes X-Men: O Grande Truque

A batalha dos X-Men no Grimamundo gerou a 1ª baixa na equipe. Só que não há tempo para lamentar, pois o retaliador ainda é uma ameaça, assim como o Lorde Krunn. Na edição 80 da revista X-Men Extra, apenas duas coisas podem reverter esse quadro: trabalho em equipe e um plano bem elaborado.

Surpreendentes X-Men
Dafi traz a má notícia da morte de um dos mutantes para Aghanne, ainda sem saberem que se trata de Ciclope. A chegada dos heróis parece ter acendido uma chama de esperança no coração da jovem, pois ela até levanta a hipótese de falar com os Augúrios, coisa que seria suícidio para eles, segundo Aghanne.

E onde estariam os X-Men? Como estão lidando com a perda de seu líder? Bem, não há tempo para lamentar, nem mesmo Emma Frost. O grupo se divide, basicamente, nos mesmos de antes, pois há trabalho a fazer. Essa divisão, inclusive, rende um comentário bem divertido do Fera.

Kitty procura Emma, aparentemente, querendo oferecer algum consolo pelos acontecimentos recentes. Entretanto, a ex-Rainha Branca não perde seu ar aristocrático, desdenhando a atitude da jovem. Frost encerra dizendo que é um diamante o que, por definição, a torna sua melhor amiga.

Surpreendentes X-Men
O que Kitty Pryde não sabe é que Emma tem motivos de não se alarmar pela morte de Ciclope, uma vez que ele não está morto. Ou melhor, até estava morto, mas com a tecnologia de ressuscitar do Grimamundo, Kruun o trouxe de volta.

Bem, vamos dar um sorriso para o Whedon, acenar e ignorar isso, ok?! De qualquer forma, sua nova vida não é das melhores, pois Scott está à mercê do tirano, que o tortura em busca de informações sobre o misterioso Leviatã, citado na edição anterior.

Surpreendentes X-Men
Longe dali, Wolverine e sua mais nova parceira juvenil, Armadura, enfrentam soldados do Grimamundo. Logan diz que a moça está despedida e, assim que voltarem para casa, vai mandá-la para os "Excaliburros ou qualquer outro bando mutante" (na boa, só isso já valia a edição). Ela tentou impedir que civis inocentes fossem mortos, o que acabou resultando na captura dos dois.

Surpreendentes X-Men
Em outra parte, Fera e Brand analisam a rocha profética onde Colossus é anunciado como destruidor. Segundo o cientista, ela é muito antiga, mas parece ter sido escrita com laser. Os escritos são traduzidos, mostrando o fim do mundo para McCoy.

A tortura de Scott Summers prossegue. O herói resiste, dando a entender que fugiria se tivesse seus poderes. Kruun, claro, não se intimida e ameaça os recém-capturados Logan e Hisako. Embora os registros indiquem que Scott não se importaria tanto com um pouco de sofrimento para o baixinho, o vilão sabe que para a menina seria bem diferente. Ele quer saber o que é Leviatã e onde estão Colossus e Aghanne.

Falando neles, ele e Kitty acabaram de chegar ao esconderijo de Aghanne. A mutante desmaia, graças aos componentes nocivos do solo e o esforço de carregar Piotr em estado intangível. A curandeira repreende o risco que os dois tomaram, mas o herói diz que não tiveram escolha, pois o fim está próximo e é hora dela fazer sua parte.

Fera explica para Emma o que viu na tradução da pedra profética. Nela diz sobre extrair a luz do Grimamundo através do templo de poder. O palácio de Kruun fica sobre um reator que alimenta a tudo, extraindo energia do núcleo do planeta. Se alguém conseguir desestabilizá-lo, talvez uma certa criatura de metal, poderia destruir tudo. Ou seja, segundo McCoy, não seria uma profecia, mas um plano, um manual de instruções de como destruir o Grimamundo.

Antes que Emma questione a identidade do autor desse plano, ela restabelece seu elo telepático com Scott Summers. A mutante se preocupa com a dor que ele sente, podendo não conseguir absorver as plantas esquemáticas devido a isso. Ele acha que ela se preocupa demais, chamando-a de "querida", o que deixa Kruun momentaneamente confuso.

Mas a confusão dura pouco, pois Scott começa a explicar tudo. E que explicação fantástica! Durante a conversa da edição passada, onde o mutante se oferece em sacríficio, na realidade, todos estavam em uma conferência telepática.

Surpreendentes X-Men
Scott sabia que estavam sendo monitorados pelo tirano, portanto, passou informações falsas pela voz, enquanto combinavam seus planos reais mentalmente. O plano consistia em se deixar capturar, garantindo sua sobrevivência com alguma informação valiosa, talvez alguma arma chamada "Leviatã". Até mesmo a imprudência de Hisako e sua captura com Logan foram parte do plano.

Essa cena ainda rende uma cena hilária, com Kitty protestando, no melhor estilo "novela mexicana". Muito engraçado. Quem não acha a menor graça é o Lorde Kruun, que se revolta com as mentiras, achando-as inúteis, pois ninguém poderia salvá-los e, em fúria, quer saber quais outras mentiras foram contadas.

Surpreendentes X-Men
Nesse momento, Scott Summers mostra que um ato vale mais do que mil palavras.

Surpreendentes X-Men
Não há muito o que falar. Um dos melhores planos já elaborados em uma história em quadrinhos. E Scott Summers, de fato, assumindo a posição de líder definitivo dos X-Men. Só tenho que usar sua frase e encerrar.

Surpreendentes X-Men
 

"A mim, meus X-Men. Vamos acabar logo com isso."

Eddie

P.S. título do artigo inspirado no filme estrelado por Hugh Jackman e Christian Bale

comments powered by Disqus