sexta-feira, 13 de setembro de 2013

War of Heroes: Tudo o que você precisa saber sobre o primeiro Card Game Online da Marvel

War of Heroes

Vocês já deve ter ouvido falar sobre Battle of Atom, jogo de cartas online que será lançado esse ano em comemoração aos 50 anos dos X-Men, baseado na saga vindoura dos mutantes a ser lançada em Setembro. Todavia, antes dele, tivemos o lançamento de War of Heroes, pela empresa Mobage e exclusivo para dispositivos móveis como Iphones e Androides. O lançamento foi no final de 2012, com pouca evidencia é verdade, mas foi angariando adeptos e mais adeptos a cada dia. Curioso, acabei me aventurando e instalei o jogo faz alguns meses. E viciei. E depois de estudar muito sobre o assunto, resolvi escrever um guia rápido e prático em português para vocês. Aproveitem pois é até então o primeiro em nossa língua.

Pra começar, vale salientar que a proposta do jogo é bem diferente da que encontrarmos em Card Games convencionais de mesa. Nada parecido por exemplo com o Battle Scences da Copag. Aqui, não há combinação de cartas para formar ataque, mas em compensação podemos fusioná-las tornando-as cartas melhores e mais raras e aumentar seus XP (e consequentemente seus pontos de ataque e defesa). Muitos sequer consideram War of Heroes um card game, rincipalmente pelas ações paralelas que o jogo nos obriga a realizar,  mas eu diria apenas que é uma proposta diferente de jogo de cartas.

Durante o jogo, por exemplo, você acaba entrando em pequenas missões que nada tem haver com a proposta de um combate de cartas, pois mais parece um combate em primeira pessoa contra vilões e chefes de fase. Nada muito elaborado, pois não passa de um momento do jogo para se adquirir mais moedas de prata pra realizar compras, ganhar novas cartas simples e aumentar seus XP e Mastery das cartas. Já em outro momento, aí sim algo parecido com um combate de cards, você monta “decks” e escolhe um deles para barrar a defesa de um outro jogador de War of Heroes pelo mundo.

Para ficar mais explicado tudo, acredito que o melhor é dividirmos todos os pontos do jogo para vocês. De brinde, vou sempre colocar uma dica especial no final dos tópicos para vocês. Espero que ajudem e não sofram tanto como aconteceu comigo no começo.

AS CARTAS

Você vai encontrar uma série de personagens da Marvel aqui, muitos com desenhos clássicos dos quadrinhos. O mesmo personagem vai certamente surgir em cartas diferentes, mas isso não importa, pois ele podem vir com raridade e atributos diferentes. Essas pequenas mudanças podem ser úteis para você usar essa carta específica nesse ou naquele deck ou num combate específico do jogo.

Para entender melhor a carta, você tem que conhecer todos os seus atributos. Elas tem diferentes níveis de raridade, variando de comuns, incomuns, raras,  raras especiais, raras superespeciais, ultimate raras e Lendárias. É evidente que quanto maior a raridade, mais poderosa é a sua carta.  Cada carta também tem um categoria definida, que é geralmente é atribuída pelo herói em questão, sendo três os tipo – Tática, Agilidade ou Força. Essas categorias serão importantes para combinações de deck e atacar chefes de missões com determinada fraqueza em eventos (falaremos disso ainda). Outros atributos colocados, mas não tão importantes são o Gênero (Feminino ou Masculino) e a Facção (Herói ou Vilão).

Todavia, os atributos mais importantes são aqueles relacionados com o combate e a evolução da sua carta. O primeiro deles e que é imutável é o Poder Requerido (PWR REQ) que é o valor que sua carta precisa de energia para ser usada na jogada. Quanto mais rara e poderosa a carta, mais Poder é gasto. Os níveis (Level) e a especialização (Mastery) vão aumentando com o aumento do XP da carta e o seu uso em combates e são os responsáveis diretos por aumentar o Ataque (ATK) e a defesa (DEF) de sua carta. Esses dois atributos são certamente os mais importantes para você prestar atenção e como mostraremos, são as peças chaves do sucesso de um combate com outro jogador.

War of Heroes

Por fim, outros atributos importantes das cartas são os responsáveis pelas habilidades especiais. O Ability é o nome do poder extra da sua carta, que tem um efeito especial (Effect) a ser usado num combate. Esse efeito varia bastante no tipo e na intensidade. Pode aumentar o ataque das suas cartas como baixar as defesas do adversário. Pode causar um diferença “Parcial” ou até mesmo “Extrema”. O nível dessa habilidade também pode ser aumentado (mas isso falaremos mais adiante também).

Por fim, você vai perceber que algumas cartas que você recebe não são jogáveis, nem são de heróis ou vilões. Essas cartas especiais são tipos de bônus do jogo e servem apenas para você melhorar seus atributos ou ganhar mais dinheiro. O Iso-8, um nome já bem conhecido dentro dos jogos da Marvel, ajuda a dar mais XP a outras cartas. O vibranium pode ser trocado por prata, que é o dinheiro do jogo. Já a carta de habilidade é para você aumentar a mesma em um de suas cartas. Outras cartas especiais e exclusivas de algum evento temporário surgem esporadicamente no decorrer do jogo e são bem auto-explicativas.

War of Heroes

DICA: Os jogadores iniciais obviamente vão ter que se segurar por um tempo com cartas comuns e incomuns que recebem no decorrer do jogo. A medida que a coisa passa, você vai tendo acesso a cartas mais raras e tem que estar ciente que sua capacidade de porte de cartas por jogador é bem limitado. Sendo assim, não fique tão apegado as suas cartas iniciais, pois uma hora ou outra, você vai se livrar aos poucos de cada uma delas. No entanto, escolha umas poucas cartas com baixo  Poder Requerido (PWR REQ) para manter, pois nunca se sabe quando você vai ter pouca energia no momento e precisar delas para fechar um deck. Mantenha sempre essas cartas fusionadas e com nível e especialização ao máximo.

AÇÕES DE MELHORIAS COM AS CARTAS

Como comentamos brevemente acima, apesar de carta ter seu nível de raridade, há um jeito de subir um degrau nessa escala. Para isso, você tem que fusioná-las As cartas só podem ser fusionada com outras exatamente iguais, ou seja, duplicatas. E elas geralmente só podem ser fusionadas uma única vez. Algumas poucas e especiais são fusionadas três ou mais vezes, subindo duas posições ou mais na categoria de raridade. Para fusionar as cartas, é simples. Clique no botão FUSION e veja quais cartas você tem que são duplicadas. Escolha uma como base e outra pra ser a FUSER. Geralmente, uma carta fusionada muda a arte da imagem do herói e aumenta quase todas as suas características de combate.

War of Heroes

Não demorará muito para o jogador perceber que uma das grandes metas do jogo é sempre buscar uma carta igual a sua para realizar a tal Fusão. Todavia, isso não basta para a melhoria da sua carta, você precisa TURBINÁ-LA também. Para isso, você precisará sacrificar algumas cartas menores do jogo que serão perdidas e parte de seus XPs englobados nas cartas escolhidas. Para isso, você precisa clicar no botão BOOST . escolher a carta BASE que será turbinada e escolher até no máximo 10 cartas para serem sacrificadas. Tente sempre turbinar as cartas já fusionadas e com maior raridade que você possui no momento.

DICA: Um cuidado a parte que você tem que tomar aqui é observar as opções que mostram as cartas a serem escolhidas para o BOOST. Se você escolher apenas as recomendadas, ficarão de fora as cartas de raridade mais alta, inclusive as ISO-8 que justamente foram criadas para serem usadas nessa função. Escolha a opção do meio, onde você pode selecionar manualmente as cartas que deseja, para ter acesso a cartas de raridade mais alta para serem usadas no Boost.

War of Heroes

Um detalhe aqui é importante sobre o BOOST é que ele tem duas funções aqui. A primeira é aumentar o XP da carta, consequentemente, seu ataque e sua defesa. A segunda é que ele dá uma porcentagem de chances para que a habilidade da sua carta também evolua. No caso, essa porcentagem varia dependendo da carta a ser turbinada. Em casos de cartas de níveis mais raros, a porcentagem será menor caso você use apenas cartas comuns e incomuns no Boost. Nesses casos, para cartas de últimos níveis de raridade é bom sempre usar algumas cartas maiores para serem sacrificadas no Boost e assim aumentar também as chances de subir sua habilidade.

Outra maneira de conseguir boas cartas é através da troca (TRADE) com outros jogadores. As trocas só são possíveis entre jogadores que você adicionou como Team Members ou aqueles que participam da mesma ALIANÇA a qual você ingressou (falaremos das Alianças depois). É necessário também que você seja um contato dessa pessoa por mais de 2 semanas (antes disso o jogo não permitirá). Já as condições de trocas entre jogadores não tem muita regra. É um escambo em que você decide que cartas (ou dinheiro ou item) quer oferecer no lugar do que o outro tem oferecer.

DICA: O jogo tem uma opção para você montar uma lista de até 3 desejos, indicando assim para os demais jogadores o que você está mais interessado em encontrar no jogo. Isso pode ser bem últi para você saber que pessoas e itens tem mais chances de realizar nessas trocas.

AS MISSÕES COMUNS DO JOGO:

Ao clicar no botão MISSION, a esquerda da tela do jogo, você será levado as tais missões que ajudaram a adquirir certo dinheiro, cartas e outras coisas importantes para sua evolução no jogo.  Essa parte do jogo é simples e boba até. Você escolhe uma carta das que possui para ser o seu personagem numa mini aventura em primeira pessoa. Mata os inimigos ganhando assim moedas e XP e encontra os baús com prêmios – cartas, mais moedas, pontos de especialização e um item especial da fase como recompensa (Resources). Enquanto você joga, sua energia é perdida, mas ganha XP em troca. Quando a energia acaba, é preciso esperar um tempo para ela ser automaticamente recarregada.

Esse item especial da fase, que pode ser uma lança, capa ou espada, possuem um conjunto de até seis cores e ao completar todo o conjunto você ganhará um prêmio especial – uma carta rara ou um ISO-8. Essas cartas raras são únicas da missão e são encontradas num conjunto de missões específicas e temáticas. Todavia, para completar o conjunto de seis cores do item, muitas vezes, só o conseguimos roubando o item de um outro jogador (Resources) durante o combate no mano a mano (que discutiremos em outro tópico).

War of Heroes

Cada missão são formadas por cinco fases curtinhas e que terminam num chefe de fase. O Chefe de fase são mais difíceis de se matar, mas você pode convidar até mais 2 amigos do seu “Team” para te ajudar. Ao derrotar o vilão, você ganha alguns bons prêmios. Ao completar as missões você também ganha pontos de atributos, que você pode distribuir para aumentar seu PWR REQ do seu ataque ou defesa; ou mesmo aumentar sua capacidade de uso de energia nessas missões. O conjunto de quatro missões forma uma etapa temática do jogo, onde você terá a chance de pegar esses itens especiais e a carta rara temática do momento.

War of Heroes

DICA: Tente sempre repetir a mesma missão mesmo depois de terminá-la. Ela além de ser mais fácil, te dará possibilidade de pegar mais cartas (inclusive repetidas para serem fusionadas) e mais prata. Repetindo a mesma missão (ou conjunto de quatro missões) você também estará tendo mais chances de pegar mais dos itens especiais que vem nos baús e que permitirão que você no futuro pegue as cartas raras temáticas.

COMBATES COM OUTROS JOGADORES

Essa é a parte do jogo que lembra mais um jogo de cartas, que você acessa clicando no botão direito, em COMBAT. Uma vez lá, você será levado a uma tela onde você pode escolher seus DECKS (conjunto de até cinco cartas para o combate) e seus RIVAIS (outros jogadores, que você pode buscar através dos níveis dele ou de algum item especial que ele possua e você deseja roubar.

O Deck padrão que aparece no jogo é o SUGGESTED DECK, que é uma opção que o jogo automaticamente cria baseado nas cartas que você tem. Necessariamente, esse não é sua melhor opção, por isso o jogo permite que você grave até outros DECKs em seu DECK EDIT. Você pode montar até 5 Decks de Ataque e outros 5 Decks de Defesa.  Em cada Deck você tem a opção de juntar até 5 cartas. Seu limitante aqui são os Poderes Requeridos (PWR REQ) das cartas.

War of Heroes

Você só poderá usar um determinado Decks se a soma de poderes requeridos delas for suficiente ao seu atributo de Ataque (ATK) ou defesa (DEF). Esses atributos de ATK e DEF você ganha nas missões, como falamos anteriormente.

DICA: Quando receber pontos de atributos nas missões, tente ser equilibrado na distribuição. O ideal é investir mais sempre no ataque, pois é a parte mais “ativa” do jogo e que permitirá que você lute com combinações de cartas de maior raridade sempre. E quando tiver muitos atributos no ataque, que sejam o dobro ou triplo do Poder Requerido do seu DECK, vai poder usá-lo uma ou mais vezes em determinada ocasião do jogo. No entanto, invista também atributos na defesa para proteger-se de ataques dos outro e em energia para jogar por mais tempo nas missões mais altas.

O sistema de combate é bem simples aqui. Ao atacar, você joga seu poder de ataque contra a defesa do Adversário. Se superá-la você ganhou a partida. Todavia, o combate é meramente mais complicado do que a simples soma de pontos de Ataque e Defesa dos lados. Lembrando que as cartas que você usa possuem habilidades, elas podem ser eventualmente ativadas e tanto aumentar seu ataque como comprometer a defesa dos inimigos. Outro modificador de batalhas são os COMBOS especiais. Existe uma série de combinação de cartas de heróis que você junta numa partida e eles também bonificam seu ataque e sua defesa. Por exemplo, juntar o Homem de Ferro, Reed Richards e Stephen Strange dá o bônus “Great Minds”; Já um deck só de heroínas mulheres dá outra bonificação. Essas combinações geralmente tem alguma relação lógica com os quadrinhos.

War of Heroes

DICA: Tente estudar bem as habilidades de suas cartas e esses combos (que você encontra na página Wikia do jogo) e você pode fazer o diferencial numa partida. O ideal também é você construir Decks que tenham similaridades pela categoria/cor das cartas. Sempre deixe pronto um Deck pra Tática, um pra Agilidade e um de Força. Em eventos especiais, esses decks serão bem usados.

Por fim, quando se vence um combate você leva de seu adversário dinheiro e ganha pontos de especialização (Mastery). Se escolheu um adversário que tinha um dos itens especiais da missão (Resources), você também o “rouba” pra si. O mesmo acontece quando você perde. Levam seu dinheiro e item. Portanto, é por isso que é sempre bom deixar seus atributos de Defesa altos também. Você pode lutar com até um mesmo adversário até três vezes em sequência.

ASSOCIANDO-SE A OUTROS MEMBROS E FORMANDO ALIANÇAS

War of Heroes não tem só seus momentos de lutas para interagir com os demais jogadores. Você pode se associar a eles e torná-los TEAM MEMBERS a medida que vai subindo de nível. Com esses membros, você é capaz de realizar pequenas interações como trocas de cartas e itens ou até mesmo pedir ajuda para combater alguns chefes de fase durante as missões comuns e as especiais. Cada vez que convoca um Team Member, você também ganha pontos para distribuir pros seus atributos.

 Já as ALIANÇAS são mais complicadas. Elas são mais duradouras, exigem um certo investimento de seu dinheiro para melhoria de seus recursos e possuem hierarquia. Essas hierarquias são importantes para os combates do  jogo, pois um líder, vice-lider ou líder de defesa ou combate de uma aliança ganha bônus de ataque e de defesa. As alianças também são fundamentais nos eventos especiais, onde alguns combates só são vencidos em grupo. Os chefes de Aliança também podem investir em melhorias da mesma, criando escudos de proteção e até mesmo em adaptadores de categorias que melhoram as pontuações de seus Táticos, Velozes ou Fortões.

War of Heroes

DICA: Eu não sou chefe de Aliança, então não saberia muito como funciona a mesma. Minha sugestão, no entanto, é que você procure sempre acima de tudo um líder de Aliança que seja bem ativo. Sendo assim, ele vai estar sempre trocando ideias com seus membros, pedindo dinheiro para doações para melhoria da mesma e até mesmo te dando bom status dentro dela. Retribuia o favor doando bons montantes de sua prata pra seu grupo. Não seja mão de vaca.

OS EVENTOS ESPECIAIS

Toda semana praticamente o jogo esta dentro de um evento (quase sempre num final de semana, mas mesmo assim dá pra aproveitá-lo). Os eventos são temáticos e tem bons tutoriais, o que tornaria desnecessário falar deles aqui se não fosse algumas boas dicas que eu gostaria de deixar. E além de divertidos, esse período é o que você tem mais chance de conseguir cartas melhores e evoluir mais seus Decks.

Durante os últimos meses que participei do jogo, presenciei dois tipo de “Treinamentos” e os eventos temáticos. Cada um deles, basicamente, tem uma proposta diferente e que te ajuda ora a juntar mais dinheiro, ora a ampliar sua quantidade de cartas ou melhorá-las. O SHIELD COMBAT READNESS são os combates mais “solo”. Aqui, você é levado a uma sala onde pode escolher um dos três oponentes que lhe é ofertado e o combate se inicia. Quem vencer, ganhar shards (que são uns minérios do jogo que você troca por prêmios) e pontos que fazem você subir seu status como oficial da SHIELD e eventualmente ganhar também pontos. Já o SHIELD ENFORCEMENT TRAINING são os combates em grupo. Uma aliança vai de encontro a outra e todos se atacam entre si. De cara, uma ALIANÇA pode estar protegida por um escudo e daí você precisa derrubar o Líder de Defesa deles antes de tudo. O problema é que esses líderes de defesa tem atributos altos e é por isso que é bom que o grupo articule uma estratégia de ataques sucessivos para derrotá-lo e quebrar as defesas dos adversários. Ao vencer o combate aqui, você também ganha Shards e sobe de nível no treinamento dado por certo herói (o que também dá prêmios em determinadas etapas).

War of Heroes

DICA: Num combate, sempre procure atacar o inimigo com atributos de defesa menor que o seu. Muitas vezes, no SHIELD COMBAT READNESS é preferível desistir de combater naquela hora e voltar imediatamente depois para encontrar adversários mais fracos. Nesse treinamento, dado momento, há torneio marcados entre adversários e que geram bons prêmios. Já no SHIELD ENFORCEMENT TRAINING você não tem muita essa opção. Daí, ou articula de atacar numa estratégia em grupo com o pessoal da sua Aliança ou parte para atacar o escudo (o que ganha menos ponto e demora bastante para ser derrubado).

Já os EVENTOS ESPECIAIS são o melhor de War of Heroes. Sempre com um tema baseado num arco de história em quadrinhos, eles misturam todas as opções do jogo numa só. Ora você está combatendo inimigos comuns em missões para ganhar pontos e cartas, ora terá que atacar chefes surpresas que surgem do nada. Esses chefes não são nada fáceis de se derrotar. Você precisa de um bom DECK, observar qual é a fraqueza dele do dia (se é tático, Fortão ou Veloz) e ver se consegue uma carta RAIDER, que são cartas especiais escolhidas exclusivamente para aquele evento e que ganham bônus na batalha. Esses inimigos, mesmo que não sejam derrotados na hora, você pode ainda combatê-lo de novo num prazo de até mais ou menos 30 a 45 minutos até dar cabo dele. Outra opção que deve ser usada sempre é convocar TEAM MEMBERS ou membros da ALIANÇA para lhe ajudar.

War of Heroes

As premiações nesses eventos são imensas. Fora as SHARDS que você ganha toda vez que derrota um vilão, você ainda pode cumprir pequenas missões diárias (RAID ASSIGNMENTS) que te dão alguns presentes e também por pontuações ao subir no ranking geral de jogadores de War of Heroes. No final de qualquer um desses eventos, você sempre ganha prêmios e cartas legais dependendo da sua pontuação no jogo. O mais divertido, no entanto, são as historinhas por trás desses eventos. Eu já participei de arcos similares a Dinastia M, vinda de Galactus e Carnificina Total. O próximo é nada menos que Guerra Civil.

DICA: Sempre participe desses eventos e tente participar ativamente. Não se decepcione de imediato por não conseguir boas premiações dele no primeiro que participar. Lembre-se que em War of Heroes você está em constante evolução. No começo só tem acesso a cartas mais baixas mesmo, mas após alguns meses jogando terá uma boa coleção de “monstros” nos seus Decks
Outros tipos de eventos especiais e treinamentos podem surgir. Agora mesmo, eles estão testando um novo onde você forma um tipo de grupo de “assalto” de apenas seis membros contra vilões. Enfim, apesar de sempre ter algo muito novo, os tutoriais são sempre bem úteis. Se vocês fuçarem bastante em toda a tela do jogo encontraram sempre um link com alguma dica ou até mesmo um prêmio que ganhou e nem esperava.

GANHANDO E COMPRANDO NOVAS CARTAS E ITENS

Tudo no jogo gira em torno das cartas que você tem. E é importante termos opção pra renovação para melhorar nossos Decks e garantir sempre nossa atenção e divertimento no jogo. De cara, você pode ganhar cartas trocando seus pontos Rally. Você os ganha diariamente, em missões comuns e especiais, conversando com TEAM MEMBERS, enfim, é uma outra moeda de troca tal qual a prata. Os pontos Rally são trocados a cada 200 por uma carta (que pode vir a ser uma comum até mesmo uma das mais raras). Já outra maneira de adquirar cartas novas e até melhores é ganhando um “Cartão Ultimate” nos prêmios dos eventos. Eles tem nunca dão cartas comuns e as chances de virem coisas mais raras é maior. A outra opção é você desenbolsar o cartão de crédito e comprar algum dos pacotes especiais de cartas do jogo. É claro que nessa opção as chances de ter cartas melhores aumenta surpreendentemente, inclusive alguns pacotes são especiais para você adquirir cartas RAIDERS especiais para aquela missão.

Existem outros itens importantes para o jogo que você pode tanto ganhar durante o jogo durante as missões, trocas de shards e matando chefes de fase como também comprando com seu cartão de crédito na loja do jogo. As barras de energia servem para recarregar toda o sua energia para as missões. Já as barras de poder servem para recarregar todos os seus atributos de ataque (ATK) e defesa (DEF) para qualquer combate. Para proteger os itens especiais (resources) de serem roubados por outros jogadores, você também pode adquirir uma barreira de escudo (Shield Barrier) que será usada em cada item privando qualquer um de roubá-lo de você. Outros itens equivalentes também são facilmente adquiridos durante a compra de pacotes especiais de cartas.

War of Heroes

CONCLUSÕES

De fato, não daria para em único artigo fazer uma cobertura completa e definitiva de como jogar War of Heroes explorando todas as suas possibilidades. Em contrapartida, boa parte do divertimento do jogo é fuçar a vontade e descobrir as novidades sempre. Apesar de estar em inglês, e ter momentos de narrativa durante as missões, não comprometeria o seu desenvolvimento nele se baseando apenas no que passei aqui pra vocês. E se você ficou instigado a tentar, eis aqui o link da download para a iStore. Se você tem androide pode buscar o mesmo na lista de games. É gratuito. E quem quiser, ainda pode clicar nesse link e digitar essa senha ( hdj032704) para levar de brinde uma carta rara especial da Mulher Invisível.
Ah, e não esquece de me procurar por lá!

Coveiro

comments powered by Disqus